Wiki Movement Brazil User Group/Report/2024/Learning/Funds and Administration


logo of User Group Wiki Movement Brazil
Reports

Estudos de Caso

Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.

symbol for this area

Primeiro semestre

Processo de elaboração do relatório de ampliação do uso de softwares e plataformas livres pelo WMB

Introdução

Ao longo do ano de 2024, o Wiki Movimento Brasil dará início a um processo gradual porém consistente de adoção de softwares e plataformas livres no gerenciamento da equipe profissional. Essa preocupação se legitima na medida em que o WMB busca demonstrar consistência com os valores do Movimento Wikimedia e do conhecimento livre como um todo. Ao considerar adotar softwares livres, a organização demonstra seu compromisso com os princípios éticos do movimento, como a liberdade de uso, estudo, modificação e distribuição das ferramentas utilizadas.

Questões

  1. Em quais capacidades organizacionais houve evolução? Quais precisam ser desenvolvidas ainda?

Contexto do caso

O contexto do caso, como descrito na apresentação, é o início de um processo gradual porém consistente de adoção de softwares e plataformas livres em uso pela equipe profissional do WMB. Esse contexto se conecta diretamente com pontos descritos tanto no documento intitulado “Teoria da Mudança” quanto na “Estratégia Wiki Movimento Brasil 2023-2025”. Acerca deste, temos uma situação na qual o WMB busca diretamente fortalecer e consolidar o ecossistema do conhecimento livre no Brasil, além de defender a adoção e o aprofundamento de regras para a liberdade do conhecimento: em ambos os casos, também por meio da ampliação do uso de softwares e plataformas livres. Além disso, observando o conteúdo presente na “Teoria da Mudança” e já apresentado na seção intitulada “Questões”, este estudo de caso é uma busca por respostas a questões como quais seriam as capacidades organizacionais que precisam ser desenvolvidas pelo WMB e como as soluções que estão sendo desenvolvidas pela organização serão compartilhadas com a comunidade durante e após o seu desenvolvimento. Nessa questão de compartilhamento, é possível ainda apontar que tal relatório, atualmente em fase de finalização, é um documento de potencial interesse não apenas para outras organizações filiadas à Wikimedia Foundation, mas também para organizações relacionadas ao universo do conhecimento livre em geral.

Operacionalização

O processo de elaboração do relatório ocorreu no primeiro semestre de 2024 e ao final de junho se encontrava em fase de finalização. A primeira etapa da produção do relatório foi a formulação das perguntas de pesquisa. As perguntas foram elaboradas com o objetivo de obter informações tanto no aspecto geral quanto detalhes sobre o uso de software livre em organizações análogas ao WMB - outros afiliados Wikimedia - incluindo motivadores para adoção, desafios enfrentados e benefícios percebidos. Ao todo oito perguntas foram elaboradas e uma sequência de contatos iniciais via e-mail foram estabelecidos, a fim de que entrevistas e obtenção de respostas pudessem ser viabilizadas. As respostas foram organizadas e categorizadas com base nos temas emergentes, como motivadores para adoção, desafios enfrentados, benefícios percebidos e estratégias de mitigação. Foram identificados padrões e tendências comuns entre as respostas, fornecendo insights para a compreensão do uso de software livre para o WMB. Em respeito a questões de privacidade e sensibilidade de alguns dos temas abordados nessas entrevistas, nenhum caso, pessoa ou dado escrutinado será explicitado no relatório.

Resultados

Com base nas respostas obtidas, está em processo de finalização um relatório que busca ser não apenas uma síntese dos caminhos adotados, mas também um indicativo de caminhos possíveis para enfrentar os desafios relacionados ao uso de software livre em organizações dedicadas ao conhecimento livre. Dentre tais desafios, destacam-se questões relacionadas à curva de aprendizado, à perda de recursos específicos, à compatibilidade e interoperabilidade de softwares e plataformas, bem como à resistência cultural e organizacional. Dentre desafios potencialmente menores, porém não marginalizados, observa-se o custo inicial de transição, a customização e desenvolvimento de recursos e o suporte técnico. Além disso, três anexos estão igualmente em fase de finalização, a saber: a base de perguntas utilizadas para a pesquisa; um cronograma de implementação de softwares e plataformas livres a ser conduzido pelo WMB nos próximos 12 meses; uma tabela de equivalência de softwares e plataformas livres e fechadas usualmente utilizadas pelas organizações Wikimedia.

Análise

Por um lado, as respostas obtidas ao longo das entrevistas e trocas de e-mail se mostraram suficientes para identificar contextos gerais e problemas comuns enfrentados pelas organizações Wikimedia análogas ao WMB, o que pode ser entendido como um sucesso do processo de elaboração. Trata-se de um indicativo de que o processo de elaboração do relatório se mostrou eficaz àquilo que se propunha. Contudo, algumas perguntas foram eventualmente respondidas de modo parcial ou inconsistente: ora não se aplicavam ao contexto, dada a assimetria de desenvolvimento das diferentes organizações, ora não era de conhecimento da pessoa entrevistada, ora abordaram aspectos gerais que permitiam uma resposta distante das informações que eram de fato buscadas. Assim, considerando um contexto de eficiência e aprimoramento do quão eficaz essas entrevistas poderiam ter sido, considera-se que numa pesquisa comparativa sobre o uso de software livre, ter perguntas mais estruturadas em vez de gerais permite direcionar o foco para aspectos específicos, como funcionalidade, segurança, custo-benefício e suporte técnico, facilitando a análise comparativa e a identificação de padrões e tendências. Além disso, perguntas estruturadas podem garantir mais consistência nas respostas, permitindo uma comparação mais rigorosa entre diferentes softwares e contextos de uso. Assim, considerando esse relativo insucesso, uma solução seria que numa eventual nova abordagem, um formulário mais estruturado pudesse ser oferecido aos participantes, a fim de obter dados e informações mais comparáveis e passíveis de tabulação.

Orientação

Em relação à primeira questão, em quais capacidades organizacionais houve evolução e quais precisam ser desenvolvidas ainda, o processo de elaboração de um relatório de ampliação do uso de softwares e plataformas livres pelo WMB tem identificado que a situação da organização é análoga à maioria dos afiliados à Wikimedia de médio porte. Apesar de haver um estímulo ideológico ao uso de softwares e plataformas livres, tais organizações acabam por utilizar softwares e plataformas fechadas de grandes corporações de tecnologia, as assim chamadas big techs. Nesse sentido, trata-se de algo que precisa ser desenvolvido.

Legado

Para além da vindoura publicação do relatório - o principal legado no contexto deste estudo de caso - futuros relatórios e análises que abordem o mesmo tema poderão se valer do prévio conhecimento do panorama geral da adoção de softwares e plataformas livres pelo movimento Wikimedia em 2024 permitido por esse relatório. Considerando que se trata de um desafio complexo e multifacetado, ter ciência prévia do panorama permitirá a estruturação da obtenção dos dados mais específicos e direcionados, permitindo que as novas pesquisas não padeçam dos mesmos problemas e desafios de análise enfrentados neste estudo.

Engajamento da comunidade

Os contatos via e-mail e a série de entrevistas foram capazes de ativar a participação de algumas das organizações filiadas à Wikimedia, permitindo o contato tanto com desenvolvedores quanto usuários e contribuidores ocasionais. As organizações sentiram-se confiantes em compartilhar suas realidades relativas a suas estruturas tecnológicas, uma vez que a transparência sobre os objetivos das entrevistas e como os resultados serão utilizados para beneficiar a comunidade garantiram a privacidade de eventuais dados sensíveis.

Parcerias criadas / ativadas

Ao todo 16 afiliados Wikimedia foram contatados, dos quais sete responderam às questões total ou parcialmente, por meio de respostas escritas ou entrevistas realizadas remotamente.

Referência documental