Wiki Movement Brazil User Group/Report/2024/Learning/Communications


logo of User Group Wiki Movement Brazil
Reports

Estudos de Caso

Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.

symbol for this area

Primeiro semestre

Campanha de incidência nas discussões sobre governança digital no mundo

Mesa de abertura NETmundial+10

Introdução

A discussão sobre a governança da internet não é recente, mas o ano de 2024 está trazendo oportunidades para ampliar o debate e incluir a perspectiva do Movimento Wikimedia em diferentes instâncias, em defesa de uma internet aberta, inclusiva, democrática e alinhada aos direitos humanos. Neste primeiro semestre de 2024, o WMB implementou uma estratégia comunicativa para dar visibilidade ao posicionamento da organização e explorar o potencial comunicativo de duas situações: a Carta Aberta para incidir no Pacto Digital Global e a declaração coletiva da NETmundial+10. Além de representar uma importante operacionalização de diretrizes do Plano Estratégico de Comunicação, a iniciativa buscou promover maior compreensão sobre a conexão entre as duas situações e ainda fortalecer o reconhecimento do papel da organização.

O Pacto Digital Global (em inglês, Global Digital Compact, GDC) é mais um desdobramento das atividades voltadas ao ecossistema digital no âmbito do sistema Nações Unidas, incluindo debates sobre temas como conectividade digital, fragmentação da Internet, uso de dados pessoais, aplicação dos direitos humanos online e promoção de uma Internet confiável, dentre outros. Em abril de 2023, a Wikimedia Foundation já havia publicado uma proposta de contribuição ao texto preliminar, indicando pontos que deveriam constar no Pacto Digital Global. Neste ano, foi aberta uma página para a campanha de advocacy organizada pela Fundação com objetivo de incorporar princípios importantes para o Movimento Wikimedia no Pacto, que deverá ser firmado em setembro deste ano.

Nesse contexto, o WMB foi convidado a participar do grupo para ativamente contribuir com a redação de uma carta aberta (proposta como parte dessa campanha, mas disponível para qualquer pessoa interessada assinar) esclarecendo quais são estes princípios, para que os Estados Membros da ONU protejam a Wikipédia e outros projetos de interesse público. O Pacto é a tentativa de criar uma visão global para a governança do mundo digital, incluindo uma visão compartilhada sobre qual é a internet que queremos. Esse documento, nos moldes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, será norteador para as estratégias nacionais de regulação da internet, já em curso em alguns Países do mundo, mas sem diretrizes comuns. Este é ainda um momento crucial para promover o modelo de governança comunitária da Wikimedia e a moderação descentralizada de conteúdo em um cenário internacional. O objetivo é usar essa oportunidade para fortalecer a contribuição da Wikimedia na formulação de políticas internacionais.

Aproveitando a consulta pública da ONU, o grupo de advocacy sintetizou três principais pontos na carta que o WMB, por meio de seu diretor executivo, contribuiu na redação partindo de uma experiência robusta na defesa da internet de interesse público. A equipe do WMB também operacionalizou, no Brasil, a estratégia de divulgação desenhada pelo grupo, e acrescentou ações próprias. Além disso, conectou o debate sobre governança da internet com a participação em outro evento, organizado pelo Comitê de Governança da Internet no Brasil, chamado NETmundial+10.

Este estudo aborda o conjunto de articulações e produções que foram realizadas no esforço de posicionar o WMB nos debates internacionais sobre regulação do ambiente digital e contribuir com o objetivo da organização de participar de campanhas de incidência (advocacy) política para difusão do conhecimento livre no Brasil.

Questões

  1. Em que medida se desenvolveram novas estratégias e práticas para difundir e ampliar a notoriedade e reconhecimento da Wikimedia no Brasil?
  2. Que tipo de documentação e aprendizado geraram interesse para outros contextos?
  3. Em que medida a atuação em prol da notoriedade e reconhecimento da Wikimedia no Brasil contribuiu para ampliar e difundir uma prática de contribuição voluntária e cultura colaborativa na Wikimedia no Brasil?

Contexto do caso

Desde o lançamento do Plano Estratégico de Comunicação do WMB, existe o posicionamento da entidade por uma estratégia de relacionamento com diferentes públicos, para além de produção de conteúdo para site e redes sociais. A intenção é engajar para gerar reconhecimento, ou seja, transmitir ao público geral sobre o que faz o WMB e quais são os pilares da atuação da entidade, visando contribuir para que mais pessoas participem das iniciativas da organização e se engajem com os projetos Wikimedia. Nesse planejamento estratégico há um bloco descritivo sobre como entender os diferentes públicos e um deles é a imprensa e outro é justamente o apoio a ações de advocacy.

Ainda que já tenham acontecido divulgações e menções ao WMB em diferentes veículos de jornalismo em outras circunstâncias e projetos, é preciso avançar na construção de um relacionamento com a imprensa, de modo que mais jornalistas e produtores de conteúdo conheçam a organização e estejam familiarizados com os temas, conceitos e práticas do universo wikimedista. Para ter sucesso ao propor pautas que geralmente não estão no radar da imprensa, ou mesmo ampliar o foco da cobertura, é preciso iniciar um trabalho ativo de identificação das pessoas, contatos e focos de interesse local ou nacional, considerando os diversos meios de comunicação.

Apesar de ainda não se ter um resultado efetivo de publicações na imprensa, por meio dessa iniciativa foi possível dar passos importantes para estruturar um caminho neste sentido. Por isso, este estudo pode interessar à comunidade wikimedia que queira difundir o conhecimento livre por meio da imprensa, pois as ações relatadas estavam relacionadas às métricas de 30 menções/publicações na mídia e ao grande entregável: "Promover uma campanha de letramento sobre a Wikimedia com a produção de pelo menos cinco conteúdos em veículos de comunicação sobre os projetos da Wikimedia e o ecossistema do conhecimento livre".

Operacionalização

No âmbito da produção e divulgação da carta aberta voltada ao GDC, a Fundação Wikimedia entregou à gestão de comunicação do WMB um kit de materiais e diretrizes para seu uso. Esse material foi adequado ao contexto brasileiro pela equipe do WMB, com contextualização da mensagem, incluindo, no release, falas do diretor executivo da organização. No dia 23 de abril, data acordada com a WMF, foi enviado o release sobre a ação, disparado para mais de 100 e-mails de jornalistas e redações, além de organizações parceiras (com as quais foi combinado que compartilhariam com seus próprios contatos), e também foi publicado um post padrão com a inclusão da logomarca do WMB. Três dias depois, um novo post divulgava o artigo de opinião publicado pelo diretor executivo do WMB no jornal Le Monde Diplomatique, abordando a importância da construção de uma internet livre, colaborativa e diversa, mencionando tanto o GDC e a carta aberta quanto a NETmundial.

A metodologia para os contatos com os jornalistas e veículos de imprensa em geral e formação de um mailing foi desenvolver em poucos dias uma forma de pesquisar e localizar jornalistas que trabalham com o tema de regulação da internet, usando algumas palavras-chave como Wikimedia, Wikipédia, governança, internet, regulação. Após localizar nomes de repórteres, houve uma busca em portais como LinkedIn e nos sites das redações para conseguir entrar em contato direto com os profissionais, boa parte deles oferecendo retorno positivo ao pedido de inclusão no nosso mailing. Outra ação para ampliar a divulgação foi ativar departamentos e gestões de comunicação de entidades parceiras, como Coalizão Direitos na Rede (CDR) e a Open Knowledge (OK).

Como etapa significativa deste estudo destaca-se a integração de conhecimento sobre como a Wikimedia Foundation monta uma estratégia de comunicação, que inclui a criação de cards e release para todos os afiliados, além de um passo a passo para o alinhamento e articulação. Além disso, paralelamente, foi feita articulação para garantir participação da gestão de comunicação no evento da NETmundial+10, no qual apenas estava inscrito o diretor executivo. Para isso, também foram realizadas outras ações de comunicação, como o contato com assessorias de imprensa, outros jornalistas que cobriram o evento e o preparo para entrevistas e planejamento da cobertura completa no site e redes sociais do WMB.

Resultados

Foram levantados mais de 60 contatos válidos de jornalistas ativos na cobertura da temática, houve a publicação do artigo de opinião em um veículo de destaque, seis publicações nas redes sociais e duas no site do WMB e um [Post] conectando os dois temas, incluindo um vídeo com entrevistas realizadas com participantes da NETMundial+10 reforçando os motivos pelos quais a internet precisa ser diferente.

Análise

WMB e Wikimedia Foundation participam de NETmundial+10

Do ponto de vista da gestão de comunicação a implementação da estratégia possibilitou atividades para além da proposta inicial dada pelo grupo. Tudo o que havia sido planejado foi realizado, com materiais de qualidade e também com entregas que se sustentam ao longo do tempo, como estreitamento do relacionamento com a imprensa e da realização do vídeo que pode ser compartilhado em outras situações por demais pessoas que queriam defender a internet de interesse público.

Para um melhor aproveitamento e sucesso em experiências semelhantes recomenda-se uma aproximação prévia com jornalistas, permitindo reforço de contato para explicar a pauta e buscando, de maneira complementar e a médio prazo, contribuir com a sensibilização dos profissionais para a relevância dessa temática. Esses aspectos que destacamos como sucesso podem ser potencializados no momento em que o WMB lançar outras campanhas de advocacy ou de projetos e concursos, por exemplo, o Wiki Loves Monuments, pois trata-se de um contexto em que há necessidade de se ter mais clareza sobre quais jornalistas são mais aderentes à pauta e chegar com materiais mais prontos, diversificados, como além do texto, também ter vídeos curtos que ajudem as pessoas a entenderem a participação e atuação do WMB.

Por outro lado, há dois fatores que não foram sucesso: o fato do release não ter gerado notícias nos veículos de comunicação brasileiros e o da falta de clareza se os próprios associados do WMB entenderam a participação da entidade na redação da carta e no evento NETMundial+10. Para mitigar isso, num caso semelhante pode-se afinar a pauta com a gestão de Comunidades, oferecendo a ela materiais comunicativos de forma antecipada, permitindo que a ação tenha visibilidade para a própria comunidade.

Orientação

Entre as novas práticas aprendidas e desenvolvidas estão o esforço de estratégia para fortalecimento das relações com os jornalistas e novas estratégias de comunicação, no campo do advocacy, para ampliar o reconhecimento do WMB na discussão dessa temática. Também é relevante diversificar os produtos de comunicação, antes e depois da ação em si.


Legado

Para se chegar a outros públicos, fora do movimento wikimedia, é preciso um esforço bastante grande, investindo tempo, energia e projetos para mudar um cenário de baixa notoriedade. Um dos caminhos é o aumento do engajamento nas redes sociais, instrumento de trabalho de muitos jornalistas.

Engajamento da comunidade

As publicações no Instagram renderam mais de 1500 impressões, no total. O vídeo no Youtube do WMB teve mais de 70 visualizações

Referência documental

DIFF Post Carta que foi aberta para receber assinaturas

Vídeo com entrevistas

symbol for this area

Segundo semestre

Criação de parcerias com instituições midiáticas para iniciativa conjunta de combate a desinformação

Introdução

Este estudo busca destacar ações construídas pela gestão de Comunicação, no que diz respeito ao eixo 3 do planejamento estratégico 2023 - 2025 do Wiki Movimento Brasil (WMB): “Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil”. Mais especificamente, nas parcerias estabelecidas para cumprir a grande entrega de desenvolvimento de campanhas focadas no uso dos projetos Wikimedia como instrumento contra a desinformação. As tratativas para firmar parcerias para a campanha foram iniciadas em maio, em busca de contemplar a meta de estabelecer ao menos 1 (uma) parceria midiática. Meta esta que foi superada, sendo estabelecidas quatro parcerias:

  • desinformante: informação confiável sobre desinformação;
  • Agência LUPA: agência de checagem e combate à desinformação através da checagem de fatos e da educação midiática;
  • Instituto Palavra Aberta: para a promoção e defesa da liberdade de expressão, da informação, da imprensa e da educação midiática;
  • Observatório da Desinformação: para a visibilidade e comunicabilidade do letramento midiático e informacional.

Estas parcerias foram uma estratégia do WMB para a construção de alianças com organizações atuantes no combate à desinformação. E a partir destas parcerias, o WMB expande, para a sociedade, a visibilidade das práticas e princípios da comunidade Wikimedia na luta contra a desinformação. Além disso, através das parcerias surgiu, de forma colaborativa, um conteúdo informativo em formato de e-book “Integridade da Informação, Pilar da Democracia”. Conteúdo esse que reúne olhares, ferramentas, conhecimentos e estratégias, não só do WMB, mas também de outras organizações brasileiras que estão construindo o movimento contra a desinformação.

Capa do e-book Integridade da Informação, Pilar da Democracia

Questão

  • Em que medida se desenvolveram novas estratégias e práticas para difundir e ampliar a notoriedade e reconhecimento da Wikimedia no Brasil? Que tipo de documentação e aprendizado geraram interesse para outros contextos?
  • Em que medida foram realizadas parcerias para difundir e ampliar a notoriedade e reconhecimento da Wikimedia no Brasil?

Contexto do caso

Assim como a comunidade wikimedista mundial, o WMB já vem se mostrando comprometido e imerso na temática de combate à desinformação há alguns anos. Um exemplo disso foi a realização da “WikiCon 2022: Wikimedia contra a desinformação”, que foi um espaço para destaque à luta das pessoas voluntárias na promoção da informação de qualidade. De forma geral, no Brasil existe uma realidade onde a desinformação é estratégia política para desestabilização da democracia e de suas instituições. E, ocasionalmente, a Wikipédia se torna um espaço dessa disputa de narrativas falsas, como no caso reportado no portal “Aos Fatos”. Este contexto reforça ainda mais a importância da comunidade informar sobre seus mecanismos e estratégias de combate aos movimentos “desinformativos”. Compreende-se que a criação de parcerias é uma forma de estabelecer novas articulações, laços e estratégias de alcance que impactam e destacam, positivamente, um pilar essencial do ecossistema da Wikimedia: o poder da colaboração com vistas para a disseminação da cultura científica e do conhecimento livre. Neste caso, era preciso construir alianças para garantir visibilidade e notoriedade para um conjunto mais amplo de pessoas quanto às práticas e princípios Wikimedia usados no combate à desinformação.

Operacionalização

A operacionalização do caso se deu em sete etapas:

  1. mapeamento de potenciais organizações midiáticas parceiras com foco nas que trabalham ativamente com o tema de desinformação no Brasil;
  2. agendamento de reuniões com seis organizações para apresentação de materiais sobre o WMB e sobre a proposta de parceria (ABRAJI, ABC + as quatro organizações com parceria firmada);
  3. apresentação de proposta formal para o projeto de e-book e reforço de convite para participação, com acompanhamento das confirmações de participação das organizações. A ABC, por exemplo, tinha interesse, mas não conseguiu viabilizar a parceria no prazo estipulado;
  4. envio dos termos de parceria para assinatura;
  5. recebimento e organização da escrita dos conteúdos pelas organizações para o e-book do caso, indicando estratégias e conhecimentos;
  6. diagramação do e-book;
  7. lançamento do ebook no final de outubro.

Resultados

O resultado alcançado, até o momento, foi a ratificação de quatro parcerias, ultrapassando a meta inicial de 1 (uma) parceria. O produto da parceria será traduzido em forma de conteúdo reunido em e-book e que enriquecerá o repositório de conhecimentos e práticas no combate à desinformação, além de também divulgar o trabalho do WMB e os princípios dos projetos Wikimedia na garantia da integridade da informação. A partir do lançamento do e-book, espera-se a observância de métricas relacionadas ao acesso do arquivo no Commons, ao alcance da divulgação da campanha das parcerias nas redes sociais e à possibilidade do lançamento do e-book ser noticiado em sites. Além disso, das parcerias, surgiu o convite para o WMB colaborar com conteúdos e formações nas Olimpíadas de Combate à Desinformação de 2025, que ainda será divulgado publicamente e deve gerar outros indicadores de alcance e engajamento.

Termo de parceria entre WMB e Desinformante

Análise

De forma geral, houve uma boa aceitação da proposta por todos os interlocutores das organizações parceiras que o WMB contactou. As próprias reuniões foram momentos significativos de garantir uma percepção mais aprofundada sobre a missão e a atuação do movimento, tornando-se momentos de articulação e visibilidade, com potencial de escala, pois os interlocutores podem replicar as informações que receberam, seja em outras atividades, ou mesmo em notícias publicadas em seus canais. Isso também contribuiu para uma boa taxa de retorno após a reunião, demonstrando interesse das organizações em colaborar com o WMB. Ademais, ter como resultado das parcerias uma material colaborativo, diverso e de qualidade com vistas de aumentar a visibilidade e disseminar conhecimentos quanto às ferramentas de combate à desinformação é um ponto de grande sucesso do caso. Por outro lado, poderia ter ocorrido maior registro das etapas da campanha ao decorrer das ações de articulação. Isso possibilitaria a partilha dos processos que levaram à concretização das parcerias e criação do e-book, gerando mais reconhecimento por parte da comunidade sobre os esforços necessários para a entrega de um recurso, e também ampliando as possibilidades de adesão, engajamento e difusão do conteúdo gerado. Tais caminhos de comunicação com a comunidade sobre o que está sendo feito ao longo da trajetória, valorizam o esforço dedicado para o caso e permitem que mais pessoas se apropriem do conteúdo viabilizado, em busca de atingir novos públicos. Quanto aos insucessos, compreende-se que, apesar do tempo total de alguns meses para a viabilização das parcerias, em alguns casos a janela ficou pequena entre o primeiro contato e a data limite para efetivação. Nas próximas campanhas, pode ser interessante ampliar a antecedência de todos os contatos preliminares possíveis, para garantir que todas as etapas sejam realizadas com tranquilidade. O prazo limite colocado no plano de atividades e a realização simultânea de muitos projetos acabaram fazendo com que não fosse possível incorporar uma parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Além disso, é importante entender que, mesmo com as parcerias criadas e com o e-book sendo lançado, há ainda um público amplo que não sabe das estratégias de combate à desinformação e promoção da informação de qualidade nos projetos Wikimedia. Ou seja, o desafio original não é algo que se resolve com apenas uma atividade, e o trabalho precisa ser expandido e continuado, inclusive com apoio da própria comunidade para levar adiante e estimular novos usos do conteúdo gerado.

Orientação

Este caso pode servir de exemplo para as estratégias de comunicação de outros grupos de usuários, com vistas em ganhar visibilidade não apenas nos canais do WMB, mas também através de outras organizações. O estudo de caso pode também ser interessante para o trabalho de pesquisadores/grupos de pesquisa, instituições que combatam a desinformação. Além disso, para fortalecer a comunidade Wikimedia, pode-se pensar também em formas de aliar a criação de parcerias contra a desinformação com os interesses dos parceiros de GLAM e educação. E nos momentos de convencimento das parcerias, é importante pensar em estratégias sólidas de comunicação, para demonstrar a estratégia do WMB enquanto movimento, organização e comunidade, destacando como a ação para o combate a desinformação diz sobre o jeito de ser e fazer do WMB. A criação de materiais de fácil circulação a serem partilhados com estes parceiros pode vir a ser uma estratégia interessante, buscando divulgar o trabalho da Wikimedia também em outras atividades semelhantes a essas no futuro, ainda que com objetivos particulares. Deste modo, fica como um possível desdobramento a sugestão de elaboração de um conjunto de materiais institucionais, que possam embasar a construção de novas relações e parcerias como essas.

Legado

A comunidade Wikimedia, como um todo, tem possibilidade de visualizar como o WMB se posiciona coletivamente, como procura se conectar com outros atores e organizações, como valoriza o trabalho da comunidade e partilha os resultados desse trabalho buscando maior alcance e novos públicos. O caso também ajuda a dar visibilidade aos princípios de atuação dos(as) editores(as) voluntários(as), demonstrando de que maneira as pessoas editoras atuam em prol da informação de qualidade - e a campanha, entre outras ações do WMB, valoriza essa atuação para além das plataformas da Wikimedia. Por fim, é interessante pensar em estratégias em busca por ajustes e adaptações para que as colaborações funcionem de forma a construir parcerias sólidas e potentes. O investimento de esforços, tempo e equipe para consolidar parcerias firmadas, e buscar por novas parcerias é importante, pois enriquecem o esforço organizacional, e precisa ser tão valorizado quanto a entrega de um recurso. Esse é um caminho necessário e relevante para fortalecer o ecossistema das organizações sem fins lucrativos do Brasil que visem a disseminação de conhecimentos com potencial impacto social. Como forma de incentivo para leitores(as) interessados(as) no assunto, o rodapé da página traz sugestões de materiais para enriquecimento do tópico de desinformação e ações focadas na construção de parcerias.

Referência documental