Wiki Movement Brazil User Group/Report/2024/Learning/Capacity Exchange
Estudos de Caso
Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.
Primeiro semestre
Participação do Capacity Exchange no programa de estágio Outreachy
Introdução
Entre dezembro de 2023 e março de 2024, a equipe do Capacity Exchange liderou um projeto no âmbito da 27ª rodada do Outreachy, programa internacional de estágios em projetos de código aberto e ciência aberta. Nessa experiência, a equipe trabalhou colaborativamente com Oyindamola Olatunji, jovem desenvolvedora nigeriana e, além disso, ocorreu cooperação também com a equipe do projeto Lista de desejos tecnológicos da Lusofonia. Nesse contexto de cooperação, a meta principal foi atingida, que era a de desenvolvimento de uma aplicação em Python; cumpriu-se ainda com as métricas planejadas para o curso do estágio; e impulsionou-se a agência internacional do Wiki Movimento Brasil. A questão de aprendizado abordada neste estudo de caso é a de: (Re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do Movimento Wikimedia — atuar pela perspectiva do sul global para discussões do movimento wikimedia sobre acesso, experiência do usuário, inovação nas plataformas;
Contexto
O programa Outreachy oferece semestralmente estágios na área da tecnologia, em especial em projetos de código aberto e ciência aberta. O público alvo do programa são jovens profissionais sujeitos(as) a preconceitos sistêmicos e afetados(as) pela sub-representação na área da tecnologia. O Capacity Exchange ocupou uma das sete vagas disponibilizadas ao movimento wikimedia pelo programa, que aceitou a proposta de projeto de assistência a desenvolvimento de software. Tal projeto foi idealizado de acordo com orientação do comitê consultivo do WMB. A expectativa inicial era que a contratação de uma pessoa estagiária - com financiamento do Outreachy - pudesse complementar o trabalho da equipe técnica do CapX sem comprometer o orçamento original. Este estudo de caso se relaciona com o planejamento estratégico e a teoria da mudança do Wiki Movimento Brasil devido à participação no programa Outreachy ter fomentado a inovação de processos e produtos desenvolvidos pelo WMB. Tal realização foi feita em parceria com essa importante iniciativa no movimento de código aberto; e por meio da mentoria e aprendizagem entre pares, com foco em comunidades sub-representadas. Este estudo de caso teve como meta a entrega de uma aplicação de relatoria de erros (Bug Report App). Projetos e afiliados Wikimedia, com trabalho de desenvolvimento de software de código aberto, podem ser consideradas partes interessadas na realização deste caso.
Métricas planejadas
1. Equidade no processo seletivo. Encorajamento da inscrição de pessoas do Sul Global e/ou diversas em termos de gênero, sexualidade, raça/etnia; 2. Eficiência na comentoria. Oferecimento de mentorias especializadas em diferentes áreas: Python, MediaWiki & Movimento Wikimedia, Comunicação; 3. Desenvolvimento de habilidades técnicas (Python e MediaWiki) e transversais (autonomia, colaboração em equipe, competência intercultural, capacidade de organização, comunicação efetiva, responsabilidade e criatividade) por meio de mentoria e aprendizado entre pares; 4. Integração e capacitação. Disponibilização de espaços formativos sobre os movimentos wikimedia e de código aberto; bem como espaços informativos sobre possibilidades de atuação voluntária e profissional.
Operacionalização
A participação no Outreachy demandou da equipe do Capacity Exchange mais do que esperado. Todavia, os resultados atingidos foram benéficos não apenas para a equipe do projeto, como para a atuação internacional do Wiki Movimento Brasil. O processo seletivo de estagiários do Outreachy é padronizado em três etapas: inscrição (60 dias), contribuição (30 dias), seleção (20 dias). Em especial, a fase de contribuições demandou um trabalho cuidadoso de avaliação e feedback a todas as pessoas candidatas à posição (39 pessoas). De acordo com a excelência das contribuições técnicas de Oyindamola Olatunji, ela foi selecionada para participar do estágio, iniciado em 4 de dezembro de 2023. O estágio Outreachy contempla quatro períodos de execução. Ao final de cada período, mentores e estagiários devem entregar um relatório sobre o trabalho desenvolvido. O resultado dos relatórios define a continuidade ou não do projeto, incluindo a efetivação do pagamento da estagiária. Completados os períodos de execução, o estágio se encerrou com um encontro final em 1º de março de 2024.
Metodologia adotada
A condução do estágio envolveu reuniões semanais entre mentores e estagiárias; sessões de desenvolvimento técnico, até duas vezes por semana, entre estagiária e desenvolvedor do CapX; e reuniões esporádicas com o comitê consultivo. Todos os encontros ocorreram remotamente e em inglês. Além disso, foi desenvolvido um documento de trabalho no qual todas as informações relacionadas ao andamento do projeto eram sincronizadas, para o acompanhamento coletivo. Nesse documento estavam incluídos: as informações básicas sobre o Wiki Movimento Brasil e o movimento wikimedia; os links importantes; calendário de atividades; a lista de afazeres e memória das tarefas concluídas. O Slack foi utilizado como canal principal de comunicação entre a equipe. Nas reuniões de organização do trabalho, buscou-se incluir ativamente a estagiária no processo de tomada de decisão. Também foram fomentados espaços e canais para a aprendizagem entre pares, tanto entre as estagiárias dos projetos WMB no Outreachy, quanto entre os próprios co-mentores. Assim, foram possibilitados processos dialógicos de acompanhamento e execução do estágio. Como uma etapa marcante enfatiza-se o desenvolvimento de habilidades técnicas e transversais durante o estágio, bem como a mentoria sobre possibilidades de atuação voluntária e profissional no movimento Wikimedia. Nosso objetivo era que, para além de aprender a desenvolver em Python, a estagiária pudesse compreender e se sentir capaz de navegar pelos projetos e movimento wikimedia.
Resultados
Entre os resultados esperados estava a busca pela equidade no processo seletivo, que foi cumprida. E a condução do estágio foi guiada pelos objetivos de eficiência na comentoria; integração e capacitação da estagiária, bem como pelo desenvolvimento de suas habilidades técnicas e transversais. Além disso, houve uma atuação colaborativa e intensa com o projeto Lista de desejos tecnológicos da Lusofonia. O balanço final dessa experiência pode ser acessado na publicação Reimagining Wikimedia’s Sociotechnical Infrastructure: Contributions from Brazil, Nigeria, and Uganda in Outreachy Round 27.
Análise
As práticas e valores colaborativos do movimento wikimedia foram centrais para a condução desse trabalho, cuja entrega da aplicação de relatoria de erros (Bug Report App) ocorreu no prazo esperado. A estagiária cumpriu com excelência com todas as suas atribuições e os mentores atenderam eficientemente às demandas colocadas. As sessões de integração e capacitação da estagiária incluíram aspectos transversais e comunitários, para além da habilidade técnica em Python. Pensando em como se pode potencializar em outras situações equivalentes esses aspectos de sucesso, reforça-se a maior participação nos espaços de colaboração global para trocas de experiências entre os projetos ativos no programa Outreachy, para além da Wikimedia ou do WMB. Em relação ao que não foi sucesso neste estudo, é relevante observar que, no programa, apenas pessoas estagiárias recebem bolsa. Co-mentores trabalham voluntariamente. Ainda que associado profissionalmente ao Wiki Movimento Brasil, o trabalho de mentoria gerou trabalho extra, sobretudo, no período de seleção da pessoa estagiária. Já o período de desenvolvimento do estágio coincidiu com o período de férias de parte da equipe técnica do CapX, demandando mais dos profissionais ativos entre dezembro e janeiro. Uma forma de mitigar esses aspectos talvez seja estudar qual seria o melhor período de condução de estágio, levando em consideração as particularidades profissionais e culturais dos atores envolvidos. Por exemplo, os meses de dezembro e janeiro, por abarcarem as festas de final e início de ano, bem como as férias de verão, não é um período mais adequado.
Legado
O trabalho de (re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do movimento wikimedia no prelo do projeto de estágio Outreachy incentivou a colaboração e a aprendizagem entre pares no horizonte do movimento de código aberto. A experiência demonstra a potência do pensamento imaginativo e inovador sobre essa infraestrutura quando compartilhado transnacionalmente e a partir da perspectiva do Sul Global. Uma questão que pode ser desdobrada a partir deste estudo de caso é refletir sobre até que ponto conseguimos engajar a estagiária nas atividades presentes e futuras do movimento wikimedia?
Orientação
O fomento da autonomia da estagiária — por meio do processo dialógico, tanto no aprendizado técnico e transversal, quanto na tomada de decisão sobre as etapas de desenvolvimento — possibilitou uma maior sensação de pertencimento ao projeto, resultando em uma excelente condução e entrega do trabalho. Neste sentido, foi fundamental o documento de trabalho compartilhado, descrito anteriormente, bem como os múltiplos espaços de encontro wikimedista. Entre os indivíduos ou grupos que podem ter interesse neste estudo de caso relacionamos projetos e afiliados wikimedia, com trabalho de desenvolvimento de software de código aberto. Além disso, futuros usuários(as) do Capacity Exchange se beneficiarão da aplicação de relatoria de erro (Bug Report App), desenvolvida nesta experiência.
Engajamento da comunidade
A co-mentoria foi feita por pessoas membras da comunidade, pessoas essas que buscaram incluir o espírito wiki ao trabalho conduzido. Ao final do estágio, entregamos a publicação Reimagining Wikimedia’s Sociotechnical Infrastructure: Contributions from Brazil, Nigeria, and Uganda in Outreachy Round 27 como uma forma de relatoria comunitária e convite à reflexão sobre os debates estratégicos do movimento wikimedia que pautaram essa experiência coletiva. O resultado dessa experiência é uma ferramenta cujo objetivo é facilitar o engajamento da comunidade no futuro próximo.
Parcerias criadas
As parcerias formadas neste estudo foram com o programa Outreachy e o departamento de produto e tecnologia da Fundação Wikimedia.
Referência documental
Entrega de uma aplicação de relatoria de erros (Bug Report App) Aplicação mobile de relatoria de erros:
https://oyinolatunji.hashnode.dev/outreachy-blog-2-everybody-struggles
https://oyinolatunji.hashnode.dev/think-about-your-audience?source=more_articles_bottom_blogs