Wiki Movement Brazil User Group/Report/2024/Learning/Education and Scientific Dissemination
Estudos de Caso
Leia os relatórios de atividades e estudos de casos de outras áreas clicando aqui.
Primeiro semestre
Levantamento sobre as necessidades dos Grupos de Pesquisas na Wikiversidade
Introdução
Em 2024 o Wiki Movimento Brasil por meio da gestão de Educação e Difusão Científica realizou uma pesquisa sobre o uso e necessidades dos Grupos de Pesquisa com as ferramentas de WikiEducação na Wikiversidade lusófona. Realizada entre os meses de janeiro e abril, ela foi capaz de obter elementos para compreender e analisar o universo do que é preciso melhorar em termos de ferramentas e recursos para o uso desse ambiente por docentes e pessoas relacionadas à pesquisa acadêmica.
No Brasil, são mais de 42 mil grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para participar da pesquisa, foram contatados 200 líderes de pesquisas por meio de mensagens, tanto pela Wikiversidade quanto por e-mail e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove integrantes, no total. Assim, foi possível identificar que a maior parte dos grupos de estudos no país não conta com um local para abrigar as discussões de forma conectivista, tampouco a partir da lógica do conhecimento livre. Nesse contexto, a Wikiversidade se apresenta com essa potencialidade, desde que apresente uma melhora em sua estrutura.
Questões
- Como as soluções desenvolvidas pelo WMB foram compartilhadas com a comunidade durante e após o seu desenvolvimento?
- Em que medida puderam participar colaborativamente dos processos de desenvolvimento de soluções?
- Quais são os principais gargalos encontrados para a inovação nos projetos Wikimedia?
- Como o WMB inovou na entrega de seus programas?
Contexto do caso
Essa pesquisa integra uma das entregas do Plano de Atividades de 2024, e diz respeito ao estudo sobre os grupos de pesquisa: "Campanha de Grupos de Pesquisa da Wikiversidade: Investigar as necessidades dos grupos de pesquisa que poderiam ser atendidas pela Wikiversidade como uma plataforma de compartilhamento de conhecimento, tomada de notas e recursos".
Tal pesquisa está ligada ainda ao planejamento estratégico e à Teoria da Mudança, na medida em que pensa a infraestrutura sociotécnica e busca criar uma comunidade de pesquisadores tanto pela ciência aberta quanto pela disseminação do conhecimento livre. Assim, este estudo de caso pode interessar à comunidade científica, sejam pesquisadores, universidades, grupos de pesquisa, professores e estudantes.
A meta principal era fazer essa pesquisa sobre as necessidades dos grupos de usarem a Wikiversidade como local capaz de abrigar esses grupos de pesquisadores e publicá-la no formato de relatório como página na Wikiversidade.
Operacionalização
A pesquisa sobre o uso e necessidades dos Grupos de Pesquisa com as ferramentas de WikiEducação na Wikiversidade lusófona foi realizada de janeiro a abril de 2024. Num primeiro momento, buscou-se investigar e fazer um mapeamento sobre qual era o uso que os grupos de pesquisas faziam da Wikiversidade: seria ela apenas um espelho para outros sites? A Wikiversidade estava sendo usada como repositório de algumas anotações, mas não propriamente usada como forma de articulação? Os resultados indicaram que a maioria dos grupos foram criados na época da pandemia.
Foi realizada uma pesquisa na base do CNPQ com grupos ativos que fazem pesquisas, tendo como critérios as áreas de conhecimento e regionalização. A partir disso, foram selecionados 20 grupos dessa base, depois aumentou-se para 60 grupos e, finalmente, para 200 grupos. O contato foi feito por meio de mensagens no espaço da plataforma denominado “Esplanada” e por e-mail. Também foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os grupos de pesquisas. Um questionário foi enviado para esses 200 grupos, além dos 60 que já utilizam a Wikiversidade. Entre as respostas ouvidas estão questões que envolvem dificuldade de uso da Wikiversidade por dispositivos portáteis como celulares, problemas com a qualidade de internet que dificultam a visualização e a edição.
Paralelamente a esses questionários a equipe ligada à difusão científica junto com a de “Produtos e Tecnologia” foram se reunindo para analisar as novas funcionalidades dos grupos na Wikiversidade. Quinzenalmente, foram realizadas reuniões com a direção do WMB e durante esse processo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os grupos para abarcar tanto aspectos quantitativos como qualitativos. Entre as etapas marcantes está o retorno dos questionários que trouxeram informações importantes sobre algumas funcionalidades que os pesquisadores sentem falta. Com as entrevistas semi-estruturadas de forma online, os aspectos qualitativos puderam ser aprofundados.
Resultados
Essa pesquisa forneceu subsídios para que seja desenvolvida uma estrutura técnica junto com a equipe de “Produtos e Tecnologia” elementos, guiadas para as transformações a partir das necessidades dos grupos. O segundo momento é o de desenvolver esses protótipos dentro da página. O diálogo constante com a comunidade tanto de pesquisadores quanto a comunidade da própria Wikiversidade é fundamental para elaborar essas mudanças de forma mais colaborativa possível. Num balanço geral, constata-se que as questões centrais são o processo de fragmentação de plataformas, das ferramentas utilizadas pelos grupos de pesquisas que enfrentam limitações. Visualiza-se a possibilidade de se ampliar, por meio da Wikiversidade, o conectivismo, a liberdade de fazer ciência e produzir conhecimento livre.
Análise
Contando com o retorno de nove entrevistas, identificou-se lacunas na produção de pesquisa, assim como uma falta de construção de estrutura e mecanismos que permitam a produção de ciência em forma de rede. Os dados que esses grupos de pesquisas incluem nas plataformas acabam pertencendo a empresas privadas e não há transparência do que essas empresas fazem com esses dados. Além disso, conseguiu-se visualizar as potencialidades presentes na estrutura wiki. Para potencializar os aspectos de sucesso deste estudo, seria interessante produzir mais pesquisas e estudos comparativos sobre o funcionamento dos grupos de pesquisas. Há uma práxis de fortalecer a comunidade contando com a atuação dessa mesma comunidade, em um esforço conjunto. Significa que parte da solução dos problemas apontados se apresenta como apropriação comunitária cidadã.
Já em relação ao não-sucesso, destaca-se a baixa taxa de retorno, tanto da comunidade da Wikiversidade quanto no grupo mais amplo de grupos de pesquisas. Talvez, estender o prazo e pensar em mecanismos mais eficientes de comunicação com esses grupos seriam ideias para evitar esse ponto de não-sucesso. Foram sugeridos pelos pesquisadores ouvidos pelo WMB ter uma newsletter da Wikiversidade para ajudar a reter pesquisadores e fomentar a perspectiva de comunidade.
Orientação
Em resposta às questões de aprendizado este estudo de caso reforça que a comunidade que utiliza a Wikiversidade (e pesquisadores que não utilizam) foi instada a participar da pesquisa via questionários enviados por e-mail, mensagem na Esplanada da Wikiversidade e, também, por entrevistas semiestruturadas via chamada de vídeo. Detecta-se a falta de uma infraestrutura mais conectivista e com maiores funcionalidades para fomentar o uso da Wikiversidade pelos Grupos de Pesquisa Científica. É uma pesquisa que se desdobra em mais duas fases (ver o plano de atividades). A criação do protótipo e pensar as potencialidades da Wikiversidade.
Legado
Pode servir de base para casos similares essa experiência de ouvir os pesquisadores sobre a necessidade de fazer ciência de forma mais colaborativa e transparente. E de manter contato, mais próximo e constante para fomentar e engajar ainda mais essa comunidade na Wikiversidade. De alguma maneira, falta uma comunicação ampla para dar visibilidade aos pesquisadores(as) e seus grupos de pesquisa.
Engajamento da comunidade
- Como a atividade engajou a comunidade?
- 263 grupos de pesquisa de acionados
- 63 só da Wikiversidade
- 9 retornos
- 144 visualizações da página publicada no Wikiversidade
Referência documental
Segundo semestre
Melhora da infraestrutura sociotécnica da Wikiversidade para abrigar grupos de pesquisa
Introdução
Este estudo dá continuidade à atividade de “Levantamento sobre as necessidades dos Grupos de Pesquisa na Wikiversidade”, relatada no estudo de caso do primeiro semestre de 2024, da gestão de Educação e Difusão Científica. A partir desse levantamento foi elaborada uma metodologia do plano de engajamento dos Grupos de Pesquisas para que a partir de 2025 a relação entre pesquisadores e plataformas Wiki sejam mais estruturadas, com alimentação dupla de dados feita entre Wikiversidade e Wikidata. Este estudo de caso relata as melhorias nas ferramentas de comunicação e fomento à comunidade de pesquisadores, a partir do processo de pesquisa realizado para investigar essa integração dos Grupos de Pesquisa Científica com a Wikiversidade como plataforma de acompanhamento e organização de suas atividades. Todas as mudanças que vêm sendo realizadas têm como base melhorias no conectivismo efetivando o uso dos REA baseada em direitos de propriedade comuns (Commons) e na participação e engajamento nos recursos livres para construir e fortalecer parcerias com instituições e educadores, além de facilitar o uso de projetos Wikimedia.
Questão
- Em que medida houve a realização de parcerias educacionais, culturais e outras que promoveram e consolidaram a infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre? Em que medida levaram a processos de aprendizado, documentação e difusão sustentáveis? O que se aprende com as semelhanças e diferenças identificadas nas parcerias desenvolvidas? Que tipo de contribuições a curto e longo prazo as parcerias oferecem para os projetos Wikimedia?
- Quais são os principais gargalos encontrados para a inovação nos projetos Wikimedia?
Contexto do caso
Conforme apontado no relatório de metodologia, “a falta de conectivismo apresenta-se como grande gargalo à liberdade acadêmica, pois impossibilita (ou ao menos dificulta) o uso de mecanismos de coprodução de conhecimento. A falta de conectivismo faz com que a sociedade perca grande potencial criativo e inovador, seja de pesquisadores, estudantes ou do saber comunitário, porque ao não utilizar a rede de conexão possível, não existe a troca de conhecimentos já disponíveis”. A Wikiversidade se utiliza das tecnologias digitais abertas para potencializar o aprendizado e a pesquisa científica, por meio da cooperação de todas as partes interessadas no ensino.
Foram elencadas algumas razões para os Grupos de Pesquisa estarem na Wikiversidade:
- Ambiente livre e aberto para educação em todos os níveis, usando a tecnologia wiki para promoção do aprendizado;
- Desenvolvimento e hospedagem de materiais educacionais livres (planos de aulas, guias, vídeos, ensaios etc.);
- Promoção de espaços para a atividades de aprendizado e de comunidades de aprendizagem;
- Hospedar os resultados das investigações e anotações de sessões de trabalho;
- Promover a democratização da informação e do conhecimento;
- Estimular a cooperação entre várias partes interessadas no contexto da ciência aberta, com vistas a reduzir as lacunas digitais, tecnológicas e de conhecimento;
- Integração com a plataforma Wikidata, mantendo, assim, dados estruturados associados aos Grupos de Pesquisa;
- Lidar com acervo de difusão científica em ambiente de grande impacto social.
E é pensando na melhoria da infraestrutura técnica da plataforma que está sendo implementado o protótipo de construção de design, para facilitar aos pesquisadores a criação de páginas da Wikiversidade.
Operacionalização
A implementação de soluções de design através da construção dessa ferramenta busca auxiliar pesquisadores na criação de páginas de grupos de pesquisa na Wikiversidade, de forma a manter dados estruturados no Wikidata associados a esses grupos. Com essa ferramenta de “Gerador de Grupos de Pesquisa na Wikiversidade”, basta inserir informações pertinentes ao grupo de pesquisa em um formulário que está disponível em uma página do protótipo na Wikiversidade. Para reforçar a intenção de consolidar a infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre por meio das parcerias educacionais, foram ativadas entidades, como o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT) para a coleta de dados para o Wikiversidade.
Resultados
O gerador de página na Wikiversidade é o produto mínimo viável e que fortalece as parcerias dos grupos de pesquisa com o Wiki Movimento Brasil (WMB) no uso das plataformas wiki. As expectativas conectivistas influenciaram fundamentalmente as decisões técnicas no desenvolvimento do Gerador de Perfis de Grupos de Pesquisa, pois foi priorizada a conexão entre diferentes grupos de pesquisa, por meio do uso de informações como área do conhecimento, países de atuação, instituições e palavras-chave. A integração com o Wikidata possibilita a conexão entre grupos diferentes, além de permitir que o Gerador de Perfis de Grupos de Pesquisa seja um projeto escalável. A área de tecnologia do WMB utilizou diferentes produtos de inovação on-wiki no desenvolvimento desse trabalho para garantir a aparência e comportamentos consistentes de elementos visuais, desta forma pode-se criar produtos tecnológicos acessíveis e padronizados com a identidade visual dos projetos Wikimedia.
Análise
Um dos pontos positivos é justamente a transformação desses recursos sociotécnicos da Wikimedia, especialmente Wikiversidade com Wikidata, porque possibilita um impacto social amplo aos grupos de pesquisa e de retorno à sociedade, além de uma maior integração nos próprios grupos. A criação desse gerador de páginas torna a usabilidade da plataforma mais agradável, contribuindo para a fomentação de parcerias aliadas do conhecimento livre, conforme uma das diretrizes do Eixo Estratégico do WMB. E foi uma demanda concreta apresentada pelos grupos de pesquisas. Como ponto de não sucesso deste estudo, pode-se afirmar que se houvesse mais tempo no cronograma teria sido utilizado para escutar uma diversidade maior de professores e pesquisadores para se ter, efetivamente, esse produto ainda mais eficiente. Seria interessante também ter um financiamento específico para uma dedicação exclusiva a esse processo e, assim, avançar de forma mais rápida e qualitativa na conclusão desse objetivo.
Orientação
Este estudo pode ser útil à comunidade wiki ligada à educação, especificamente aos grupos de pesquisa no país e associações como Cepids, INCTs, voltadas para o universo da democratização do conhecimento.
Legado
É preciso pensar na possibilidade de aumentar o conectivismo através das pesquisas, com o uso de ferramentas não proprietárias. Trata-se de uma perspectiva de potencialidade de uma construção de um espaço mais público e de uma cidadania efetiva, também no ambiente digital, condizente com o tempo contemporâneo. A partir dessas ferramentas promove-se a não fragmentação, evita-se a perda de memória histórica das pesquisas, fomenta-se a conexão entre os grupos para construir novas soluções para esse universo educacional.
Referência documental