This page is a translated version of the page Meta:About and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.
Wikimedia Meta-Wiki

Participe:

Bem-vindo(a) ao Wikimedia Meta-Wiki (frequentemente abreviado para Meta-Wiki ou simplesmente Meta), uma wiki para coordenar entre os projetos da Wikimedia.

Propósito

O Meta desempenha três papéis distintos, que estão todos intimamente relacionados, mas frequentemente envolvem diferentes conjuntos de usuários.

  1. Discussão e formulação dos projetos da Wikimedia, em particular a discussão de políticas relevantes para todos os projetos, como licenciamento de conteúdo aberto. O principal local para discussão é o Fórum da Wikimedia. Algumas discussões de alto nível, realizadas principalmente em 2009, foram separadas para a Wiki de Estratégia.
  2. Um espaço para coordenação internacional e multilíngue (cross-wiki) referente aos projetos Wikimedia e ao Movimento Wikimedia em geral, incluindo discussões em idiomas diferentes do inglês. Isso engloba pedidos (para Wikimedia em geral ou outras wikis), traduções e notícias, além da descrição, documentação e discussão de atividades e fatos da vida real relacionados à Fundação Wikimedia e seus afiliados. Consulte também relatórios, eventos, divulgação e subsídios.
  3. Um fórum para ensaios pessoais sobre os projetos da Wikimedia. Como esses ensaios geralmente não são apresentados a partir de um ponto de vista neutro eles devem ser resumidos em páginas neutras de questões com múltiplos pontos de vista utilizando formatos como TIPAESA ou seu subconjunto IPA. Há um certo grau de liberdade na determinação do que está relacionado aos projetos da Wikimedia, o que torna o Meta também uma espécie de meatball, discutindo assuntos como cultura e padrões das wikis. A documentação do MediaWiki é principalmente excluída agora (veja abaixo). Este papel inclui também pesquisas formais e discussões relacionadas.

As categorias fornecem uma representação geral do conteúdo do Meta.

O que o Meta não é

  1. Um local para descarte de artigos incorrigíveis das diferentes Wikipédias.
  2. Um local para descrever o software [[Special:MyLanguage/MediaWiki|MediaWiki. O software possui sua própria wiki em MediaWiki.org. Conteúdo e páginas como estas devem ser transferidas.

Comunidade

Tem sido frequentemente discutido se o Meta possui uma comunidade própria. O que é certo é que ele não possui uma comunidade separada das comunidades dos projetos da Wikimedia: como alguém disse, “um meta-projeto — existindo 'para' e 'sobre' as outras wikis da Wikimedia, não como um projeto de conteúdo em si — uma comunidade de comunidades, em vez de sua própria comunidade isolada”.[1]

Isto também significa que muitas discussões, processos e outras atividades acontecem no Meta, com diferentes participantes e responsáveis ​​(se houver) – por exemplo, entre muitos, alguns comitês da Wikimedia, os stewards, os funcionários da WMF para subsídios –: nenhum deles, e todos eles, são o Meta. O Meta é o espaço e a ferramenta para seus participantes alcançarem seus objetivos, não sendo um ator neles, e menos ainda um poder sobre eles.

Estritamente falando, no entanto, existe uma comunidade específica no Meta: é um grupo variado de pessoas regularmente ativas em algumas ou em muitas atividades (especialmente os “jardineiros”), que se preocupam com o Meta servindo o objetivo acima, e que são mais propensos a intervir para garantir que ele cumpra sua função adequadamente.[2]

“Metawikiano” é um termo utilizado, às vezes, para indicar um membro específico da “comunidade do Meta”, que consiste nos frequentadores regulares do Meta que são mais ativos, seja como contribuidores de suas páginas de conteúdo ou como facilitadores de outras discussões e processos.

Origens

O Meta-Wiki foi inicialmente criado como "Meta-Wikipedia" em novembro de 2001, com o objetivo de tornar a Wikipédia em inglês menos confusa, movendo todo o conteúdo meta (conteúdo relacionado ao site da Wikipédia e seus usuários), em contraste com o conteúdo real (artigos de enciclopédia), para uma nova wiki. Desde a sua atualização para o software MediaWiki personalizado da Wikipédia, o Meta tornou-se um fórum de discussão multilíngue utilizado por todas as comunidades linguísticas da Wikimedia. À medida que o número de projetos da Wikimedia e traduções aumentou, também cresceu o escopo do Meta. O Meta compreende atualmente 142 309 artigos. Muitas das páginas mais antigas aqui ainda estão redigidas como se fossem específicas para a Wikipédia, mas é inegável que muitas delas agora se aplicam a todos os projetos da Wikimedia.

Políticas do Meta

Ver também

Notas

  1. Adaptado de Pathoschild, 29 de setembro de 2011.
  2. Adaptado de Anthere, 29 de março de 2006; Consulte também MeatBall:CommunityMember para princípios gerais.