Lingua Libre

This page is a translated version of the page Lingua Libre and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.

Lingua Libre é um projeto desenvolvido pela Wikimédia France , que visa criar um corpus audiovisual colaborativo multilíngue sob licença livre para:

  • Expandir o conhecimento sobre línguas e em línguas de forma audiovisual na web, em projetos da Wikimedia e fora dela;
  • Apoiar o desenvolvimento de comunidades linguísticas ”on-line“ — particularmente aquelas de línguas pouco dotadas, minoritárias, regionais, orais ou de sinais — a fim de ajudar as comunidades a ter acesso a informações online e garantir que vitalidade das línguas dessas comunidades.
Lingualibre-logo.svg
Um projeto de gravação de idiomas
produzido pela Wikimédia France
Coolest Tool Award 2020 square logo.svg

Lingua Libre

2020 Coolest Tool
Award Winner

in the category
Diversity

Informação
Site da Weblingualibre.org
Iniciado em2015
Estatísticas
Gravações+700 000
Idiomas+150
Oradores+750
Contacto
Adélaïde Calais WMFr, Rémy Gerbet WMFr, Pamputt, Yug

Por quê?

A falta de diversidade e oralidade nos projetos da Wikimedia e na web em geral limita a capacidade dos usuários da Internet de se comunicarem e contribuírem online para várias plataformas web onde não podem encontrar conteúdo e comunidades que compartilham seu idioma. Entre as línguas minoritárias regionais que são orais ou de sinais, elas ameaçam em particular as que são mal dotadas, muitas das quais estão atualmente em perigo de extinção e para as quais a inclusão na web é um grande desafio e oportunidade. De facto, das 7 000 línguas existentes hoje, estima-se que apenas 2 500 sobreviverão até o próximo século e apenas 250 (menos de 5%!) Farão a sua ascensão digital, um fator que ainda é essencial para a sua vitalidade. As iniciativas atuais de linguistas e ativistas para documentar e compartilhar dados, recursos e conteúdo em linha em línguas ameaçadas não contribuem diretamente para o desenvolvimento de uma comunidade linguística digitalmente ascendente de usuários da Internet e, portanto, permanecem limitados em seu impacto.

Lingua Libre pretende remediar esta falta de apoio, oferecendo uma solução online para gravação em massa, levando à publicação de um corpus audiovisual multilíngue colaborativo sob licença gratuita, cujo objetivo é documentar e revitalizar as línguas ao estimular a contribuição de novas comunidades linguísticas no Lingua Libre e depois fora dele.

Como?

Lingua Libre é uma ferramenta que permite gravar um grande número de palavras em poucas horas (até 1 000 palavras/hora com uma lista de palavras limpa e um usuário experiente). Ele automatiza o procedimento clássico para gravar e adicionar arquivos de pronúncia audiovisual aos projetos da Wikimedia. Uma vez que a gravação é feita, a plataforma carrega automaticamente arquivos de áudio limpos, bem cortados, bem nomeados e amigáveis aos aplicativos, diretamente para Wikimedia Commons.

Parcerias estabelecidas

  • A DGLFLF: (Delegação Geral para a Língua Francesa e as Línguas da França), parte do Ministério da Cultura da França.
  • Lo Congrès: O congresso permanente da Língua Occitana.
  • A Maison de la Nouvelle-Calédonie à Paris: (Casa da Nova Caledônia em Paris), que representa a Nova Caledônia na França metropolitana.
  • O OLCA: Escritório para a Língua e Culturas da Alsácia e Mosela.
  • Plateforme Atlas: uma associação com o objetivo de promover e facilitar o acesso à cultura, humanidades e artes, em qualquer língua (contato).

Comunidade

Para se juntar a nós, basta adicionar o seu nome abaixo com * ~~~.

<span id="Referents_at_Wikimédia_France ">

Referentes em Wikimédia France

Administradores ativos

Join the discussions

Consulte também