Meta:Isenção de bloqueio IP

This page is a translated version of the page Meta:IP block exemption and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
WM:IPBE
Esta página documenta a permissão 'ipblock-exemption' no Meta-Wiki, e reflete as práticas atuais em sua concessão e remoção.

Introdução

Normalmente, a longo prazo bloqueios de endereços IP ou intervalos não afetam usuários registrados. No entanto, é por vezes necessário para bloquear usuários tanto anônimos e registrados para evitar interrupções.

Administradores são sempre isentos de tais blocos. Outros usuários podem solicitar a isenção de bloqueio de IP em uma base por usuário, se eles podem mostrar boa causa.

Isenção por IP permite aos usuários editar sem interrupção, quando o seu IP de costume, caso contrário, ser bloqueado não por culpa própria. Ele também pode ser utilizado (excepcionalmente) para permitir a edição através de um proxy de anonimato como Tor (rede de anonimato).

Usuários com isenção IP concedidos devem estar cientes de que a violação desta guía, incluindo a edição não autorizada via proxies, ou preocupações significativas sobre abuso conta ou outra conduta, pode levar a remoção do IP direito de isenção por categoria.

Solicitação e concessão de isenção

O flag de isenção de bloqueio de IP tem dois usos principais:

  • Um usuário que é, infelizmente, afetado por um bloco destinado a evitar vandalismo ou perturbação, pode ser dada a bandeira. Eles, então, serão capazes de editar sem ser afetado por qualquer bloco IP local.
  • Em circunstâncias muito excepcionais, um usuário pode ter permissão para editar anonimamente, via Tor ou outro proxy de anonimato.

Estes são tratados de forma diferente, devido às garantias adicionais envolvidos para o uso do proxy aberto.

Usado para ignorar um bloco de faixa de IP

"Difícil" blocos de faixa de IP são usados ​​para evitar a interrupção persistente das contas temporárias e meias-fantoches dentro de uma faixa de IP. Um usuário com um registro edição credível que seriam afetados por esta medida, podem ser dispensados ​​a partir do bloco, a critério administrativo, para que possam editar ininterrupto através do bloco faixa de IP.

As Condições para a concessão disso são que:

* O usuário normal é (sem proxy) de IP, será interrompido por um bloco de IP que é colocado em uma série que normalmente editar é ativo, não por culpa deles (Isto pode ser confirmado através de bloqueio automático ou checkuser)
* O usuário concorda nunca fazer mau uso da isenção para editar através de um proxy de anonimato bloqueado (pode ser marcada), e,
* Quando o bloco termina, ou deixa de ser um problema para o usuário, a isenção será removida por qualquer administrador.

Além disso,isenção de IP também pode ser dada por um administrador (frequentemente um verificador) sem um pedido, para evitar que os usuários de boa-fé sejam afetados por um rígido bloqueio de faixa de IP. Os usuários devem ser informados de que para impedir o vandalismo um bloqueio foi aplicado à sua faixa de IP e que foram isentos dele. Eles devem ser orientados a lêr esta seção e especialmente, que o flag pode ser removido se usado para editar através de um proxy bloqueado.

Quem pode solicitar – Um usuário afetado por um bloco de IP, que é alheio à sua edição e que impede a edição com uma conta de login registrada.
Como solicitar – Pedido de isenção do bloco IP como parte de um pedido para desbloquear. Você deve perguntar a partir de sua conta registrada. Pedidos postados na página de discussão do usuário do endereço IP será automaticamente recusado. Aqueles que concedem esse direito pode, por vezes, precisar consultar um checkuser para confirmar o problema, ou pode querer obter uma revisão posterior por postar o pedido em uma lista administrativa ou página de discussão se familiarizado com o caso.

Usado para edição de proxy anônimo

Edição através de um proxy anônimo pode ser facilmente abusado, por isso só é concedida em circunstâncias excepcionais. Exemplos de usuários que possa razoavelmente solicitar a isenção incluem usuários que mostram que eles podem contribuir para a enciclopédia, e (para os usuários existentes) com uma história de contribuição sem interrupções válido, mas ou estão sendo impedidos por restritiva firewalls, ou por razões excepcionais deve editar via proxies anônimos.

Note-se que a evasão de checkuser, ou checkusers específicas, não é uma razão aceitável - preocupações em relação checkusers deve ser discutido com os Ombudsman commission.

Quem poderá solicitar – Um usuário que tenha necessidade genuína e excepcional, e pode ser confiável para não abusar do direito.
Como solicitarEmail a checkuser ou Burocrata.

Remoção

Isenção IP é um privilégio dado aos usuários que precisam de direito, e que são confiáveis ​​para não abusar dele. Razões típicas por isenção pode ser removida de uma conta:

  • Não é mais necessário ou justificativa insuficiente para a concessão - bloco IP dificil relevante terminou, e não antecipou a se repetir, o usuário tem acesso à Wikipedia através de um IP e não com firewall, o usuário torna-se um sysop, etc
  • Má-fé ou declaração enganosa em pedido
  • Provas credíveis ou preocupação de abuso - em caso de dúvida questões podem ser levantadas, antes suposições são feitas.

Como acontece com qualquer bloco (que dispensa a remoção pode ser eficaz), um adminstrador pode remover o direito ou para buscar a discussão de questões percebidas pela comunidade. Devido ao potencial para o abuso, as preocupações mais credíveis abuso aprovados pela comunidade às vezes pode ser suficiente para a remoção. No entanto, em todos os casos, a remoção deve ser preventiva e não punitiva.

Guia de Concessão

  • Todas as isenções por IP estão sujeitas a revisão e revogação. Isenção pode ser, e geralmente será, retirado se houver evidência crível ou preocupação de abuso. É aconselhável para os administradores para discutir primeiro caso de dúvida, dado que a isenção mal fundada será rapidamente retirado.
  • Ao considerar isenção por IP, o histórico de edição do usuário e a faixa abusivo em causa devem ser cuidadosamente revistos antes de tomar uma decisão.
  • Isenção IP é concedido ou removido através de Special:UserRights. Os usuários que possuem o ipblock-exempt direito são visíveis como um grupo de usuários em isentos e pode ser revisto. (Note que se o usuário é um administrador, eles não costumam aparecer nesta lista.) A razão para a concessão ou remoção são dadas no usuário relevante direitos log.

Ver também