This page is a translated version of the page User groups and the translation is 100% complete.
Esta página é sobre grupos de usuários e direitos no MediaWiki. Para uma estrutura de afiliação simples e flexível, consulte Grupos de usuários do Wikimedia

A seguir, uma lista de grupos de usuários nos projetos da Wikimedia Foundation. É organizado em ordem descendente aproximada de permissões. Observe que o pedido não está diretamente relacionado à energia no sentido correto da palavra, mas se refere ao acesso técnico no software MediaWiki. Esteja ciente de que, embora as habilidades técnicas sejam as mesmas em todos os projetos da Fundação, as definições e funções de certos grupos diferem de wiki para wiki.

Grupos locais

No Meta

Sem efeitos globais

Com efeitos globais

Em algumas outras wikis

Em outras wikis

Globais

Grupos de usuários globais

Ver também Grupos Globais/pt-br e Global rights .

Auxiliares do filtro de abusos

O grupo global Auxiliares do filtro de abusos foi criado para permitir que seus usuários tenham acesso global para visualizar o conteúdo de filtros de abuso marcados como privados e suas entradas de registros de abuso correspondentes.

Mantenedor de filtro de abuso

Abuse filter maintainer é um grupo global de usuários atribuído por stewards que permite que usuários confiáveis ​​acessem para visualizar e, quando apropriado, editar filtros de abuso. Esta permissão é habilitada em todas as wikis públicos da Wikimedia que compartilham acesso via CentralAuth e SUL, e deve ser usada apenas para manutenção não controversa ou por solicitação da comunidade local. Como os usuários deste grupo podem perturbar gravemente as wikis da Wikimedia se usados ​​incorretamente, a permissão de mantenedor de filtros de abuso só é atribuída a usuários que tenham um forte histórico na manutenção de filtros de abuso.

Solicitante de limite alto da API

Artigo principal: API high limit requestors

Users within the API high limit requestors global user group could have a higher API query limit.

This group offers the apihighlimits user right, enables a maximum 5000 results when querying via API. Normally, bots and sysops automatically have this right.

Isenções de CAPTCHA

Artigo principal: CAPTCHA exemptions

Users within the CAPTCHA exemptions global user group won't be prompted to enter CAPTCHAs by Extension:ConfirmEdit, for example when saving a page with new external links in it. This permission is only assigned to users that have demonstrated a need for it. Users may request access to captcha-exempt at Steward requests/Global permissions.

Accepted rationales for granting this right:

Robôs globais

Os bots globais têm acesso ao bot em todas as wikis onde os bots globais estão habilitados (veja a lista de wikis). Os bots globais estão sujeitos à política de bot padrão, que limita esses bots a tarefas específicas.

Ver:

Eliminadores globais

Artigo principal: Global deleters

Os eliminadores globais auxiliam os usuários a migrar para as páginas globais de usuário ou gerenciar suas páginas de usuário através do serviço Synchbot. O grupo torna possível aos seus membros eliminar e restaurar páginas em todas as wikis, e complementa o grupo de editor de interface .

Editores de interface

Editores de interface é um grupo global que permite aos seus membros modificar páginas de interface e modelos protegidos em todos os projetos da Wikimedia. Um usuário pode receber essa permissão se for um codificador js/css/template altamente experiente. Deve ser usado apenas para realizar tarefas não controversas. Via de regra, essa permissão é atribuída por um período finito – até um ano.

Isenção global de bloqueio de IP

O global IP block exemption é um grupo global que permite aos usuários ignorar blocos IP globais e rangeblocks.

Reversores globais

Usuários com Reversores globais podem reverter uma série de edições feitas por um usuário com um clique em qualquer wiki, principalmente destinadas a vandalismo e absurdos. Os usuários devem ser comprovadamente ativos no combate ao vandalismo crosswiki para obter acesso.

Ver:

Administradores globais

Os administradores globais são usuários com acesso sysop em várias pequenas wikis, principalmente com o propósito de combater o vandalismo na ausência de administradores locais. Eles são nomeados após uma longa discussão sobre Steward requests/Global permissions.

Ver:

Novos importadores de Wikis

Importadores de wikis novas são usuários que lidam regularmente com importador de páginas para as novas wikis criados de acordo com a política de proposta de idioma, de suas respectivas wikis de teste (Incubadora, BetaWikiversity ou OldWikisource). Esta é uma tarefa meramente técnica de rotina que deve ser realizada por importadores experientes (veja o registro de importações anteriores).

Testador de autenticação de dois fatores

O grupo testador de autenticação de dois fatores permite que os usuários habilitem two-factor authentication mesmo que não pertençam a nenhum dos grupos que normalmente têm permissão para habilitá-lo.

Steward

Stewards têm acesso completo à interface wiki e realizam a implementação técnica do consenso da comunidade, lidam com emergências e intervêm contra o vandalismo entre wikis. Os administradores são eleitos anualmente com a participação de todas as wikis.

Ver:

Agentes de permissões VRT

Agentes de permissões VRT são usuários que têm acesso às filas de permissões do Wikimedia VRTS. O grupo global é usado principalmente para fins de identificação, e o único direito de usuário que ele contém é a capacidade de ativar autenticação de dois fatores.

Propósito especial

Ver também