Política de CheckUser

This page is a translated version of the page CheckUser policy and the translation is 100% complete.
Essa página fornece informações sobre o acesso à ferramenta CheckUser (verificação) e descreve a política sobre seu uso. Esta foi discutida em setembro e outubro de 2005, e foi lançada em novembro de 2005.

Estatuto de verificador

CheckUser é uma interface para usuários com a permissão checkuser. Um usuário com estatuto de verificador em uma wiki pode, em particular, verificar se um usuário é um fantoche de outro usuário naquela wiki (não em todas as wikis). Utilizando-a, os usuários podem:

  • Determinar de quais IPs um usuário editou ou efetuou uma ação registrada ou redefiniu sua senha em uma wiki da Wikimedia;
  • Determinar todas as edições, ações registradas, tentativas de login e redefinições de senha realizadas em uma wiki da Wikimedia de um IP específico (incluindo usuários que estão registrados com uma conta);
  • Determinar se a conta que está sendo verificado enviou um email usando a interface MediaWiki para algum outro usuário. O horário do evento é registrado, o email de destino e ID de usuário são ocultados.

Essa informação é guardada somente por um período curto (atualmente 90 dias), então edições deitas anterior a esta data não serão mostradas via CheckUser. Um registro é guardado de quem efetuou consultas com a ferramenta. Esse registro está disponível para todos com a permissão checkuser-log:

Veja Help:CheckUser para o manual do usuário.

Uso da ferramenta

A ferramenta deve ser usada para coibir vandalismo, spam, para verificar abuso de fantoches, e para limitar a disrupção do projeto. Ela deve ser usada somente para prevenir danos a qualquer um dos projetos da Wikimedia.

A ferramenta não deve ser usada para controle político; para pressionar editores; ou como ameaça contra outro editor em uma disputa de conteúdo. Deve haver uma razão válida para verificar um usuário. Note que contas alternativas não são proibidas, desde que não sejam usadas para violar as políticas (por exemplo, para votar mais de uma vez, para aumentar o apoio aparente a determinada posição, ou para evadir bloqueios ou banimentos).

Uma notificação para a conta que está sendo verificada é permitida mas não obrigatória. De modo similar, uma notificação da verificação para a comunidade não é obrigatória, mas pode ser feita, sujeita às provisões da política de privacidade.

Algumas wikis permitem que IPs de um editor sejam verificados a seu pedido se, por exemplo, há uma necessidade de fornecer evidência de inocência contra uma alegação de uso de fantoches; note, no entanto, que pedir uma verificação nestas circunstâncias é, algumas vezes, parte da tentativa de disrupção.

Política de privacidade

Nos projetos da Wikimedia, considerações sobre a política de privacidade são tremendamente importantes. A não ser que alguém esteja violando políticas com suas ações (por exemplo, vandalismo ou spam massivo com o uso de robôs) e revelar informações sobre este é necessário para parar a disrupção, é uma violação da política de privacidade revelar seu IP, paradeiro, ou outra informação suficiente para identificá-lo, a não ser que ele próprio já tenha revelado essa informação no projeto.

Divulgação de informação

Mesmo que um usuário esteja cometendo abusos é melhor evitar revelar informações pessoais, se for possível.

  • Geralmente, não revele os IPs. Forneça apenas informações como "é da mesma rede" ou algo similar. Se for fornecer informações detalhadas, certifique-se de que a pessoa a quem você está entregando é uma pessoa de confiança e não as revelará por conta própria.
  • Se o usuário disse que é de um local e o IP confirma a informação, não está liberando informações privadas para confirmar se necessário.
  • Se você tiver alguma dúvida, não dê detalhes.

Acesso a CheckUser

Apenas os stewards, ouvidores, alguns funcionários da Fundação Wikimedia, e um número pequeno de outros usuários estão autorizados para ter acesso de CheckUser. Os usuários podem ter apenas o estado de CheckUser localmente (exceto os ouvidores e os aqueles funcionários da Fundação Wikimedia com acesso).

Se existirem verificadores locais em um projeto, as verificações geralmente devem ser tratadas diretamente por eles. Em emergências, ou para verificações em vários projetos (como no caso de vandalismo entre wikis), os Stewards podem realizar verificações locais. Os Stewards devem remover seu próprio acesso de verificador nos projetos após a conclusão das verificações e notificar os verificadores locais ou a lista de e-mail dos verificadores.

Se não existirem verificadores locais em um projeto, as solicitações precisarão ser feitas aos stewards para que realizem as verificações (como "UserX é um sockpuppet de UserY"). Para isso, basta adicionar a solicitação em Steward requests/Checkuser listando esses usuários e explicar a necessidade da verificação (com links). Dependendo da natureza da solicitação, o steward pode negá-la, solicitar mais informações ou responder sobre a probabilidade de os usuários em questão terem o mesmo IP, mesmo proxy, mesma rede, mesmo país ou serem completamente não relacionados ( veja a discussão sobre o que o steward deve dizer mais precisamente ao editor).

Aprovação de verificadores locais

Em qualquer wiki deve haver pelo menos dois usuários com status de verificador ou nenhum, para poderem controlar e confirmar mutuamente suas ações. No caso haver apenas um verificador em uma wiki (quando o outro se aposenta ou é removido), a comunidade deve nomear outro usuário para o substituir imediatamente, para que haja no mínimo dois verificadores

Em wikis com um Comitê de Arbitragem (ArbCom) cujos membros foram eleitos com o apoio de pelo menos 25 a 30 membros da comunidade local, os CheckUsers podem ser indicados diretamente pelo comitê. Após isso, um membro do comitê deve simplesmente listar o candidato em Steward requests/Permissions.

Em um wiki sem Comitê de Arbitragem que atenda o critério acima, ou em um projeto onde haja preferência por eleições independentes, a comunidade pode aprovar os CheckUsers locais por consenso (os stewards não contam como CheckUsers locais). O candidato deve solicitá-lo dentro da comunidade local e anunciar esse pedido adequadamente (Esplanada, lista de e-mails (quando disponível), página especial de solicitação, etc.). O candidato deve estar familiarizado com a política de privacidade. Após obter consenso (pelo menos 70%–80% em votação a favor/contra ou o maior número de votos em eleições de múltipla escolha) na comunidade local, e com a aprovação de pelo menos 25–30 editores, o candidato selecionado deve solicitar acesso em Steward requests/Permissions com um link para a página com a decisão da comunidade. Se houver um número insuficiente de votos para pelo menos dois CheckUsers em uma wiki, não haverá CheckUsers nesta wiki.

Lista de discussão

Existe uma lista de discussão fechada (CheckUser-l) à qual todos os stewards e CheckUsers devem ter acesso. Envie um e-mail aos moderadores da lista para obter acesso. Use esta lista de discussão para pedir ajuda, ideias e segundas opiniões se você não tiver certeza do que os dados significam.

Canal no IRC

Existe um canal de IRC privado (#wikimedia-checkuserconectar) ao qual todos os stewards e CheckUsers que usam o IRC devem ter acesso. Este canal tem a mesma finalidade que a lista de discussão, mas em tempo real. Entre em contato com qualquer membro do canal para obter acesso; um gerente de canal concederá acesso permanente. Peça a um steward se precisar de ajuda para obter acesso.

Remoção do acesso

Qualquer usuário com o estatuto de CheckUser que estiver inativo há mais de um ano terá o seu acesso removido.

Em caso de uso abusivo da ferramenta, o steward ou o usuário com o estatuto de CheckUser terá imediatamente o seu acesso removido. Isto ocorrerá, especialmente, se as ações tiverem sido feitas rotineiramente em editores sem um motivo válido (ligações e provas de má conduta devem ser fornecidas).

A suspeita de abusos de CheckUsers deve ser discutida por cada wiki local. Em wikis com um ArbCom aprovado, o ArbCom pode decidir sobre a remoção do acesso. Em wikis sem um ArbCom aprovado, a comunidade pode votar uma remoção do acesso.

Reclamações de violação das políticas de CheckUser, de Acesso a Informações Não Públicas ou violações da Política de Privacidade são tratadas pela Ombuds Commission para todos os projetos da Wikimedia.

Usuários com acesso de CheckUser

  • Edit (last updated: 2024-03-21)

Everywhere

Arabic Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Dr-Taher
  2. Meno25
  3. باسم
  4. علاء
  5. فيصل

Bengali Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 25 votes in favor and 80% support can be appointed (applications will open for no fewer than 30 days).

  1. NahidSultan
  2. RiazACU

Catalan Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Jmrebes
  2. Joutbis

Czech Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Jagro
  2. Martin Urbanec
  3. Mormegil

Danish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Kaare
  2. KnudW
  3. Sir48

Dutch Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by Arbcom
  1. Akoopal
  2. Groucho NL
  3. Jcb

English Wikibooks

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that Stewards are explicitly allowed to process non-emergency CheckUser requests.

  1. MarcGarver
  2. Xania

English Wikinews

Automatically generated checkusers list

  1. Acagastya
  2. Cromium

English Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Alison
  2. AmandaNP
  3. Aoidh
  4. Barkeep49
  5. Blablubbs
  6. Bradv
  7. Cabayi
  8. Callanecc
  9. CaptainEek
  10. Courcelles
  11. DatGuy
  12. Doug Weller
  13. Dreamy Jazz
  14. Drmies
  15. EdJohnston
  16. Ferret
  17. Firefly
  18. GeneralNotability
  19. Girth Summit
  20. Guerillero
  21. HJ Mitchell
  22. Ivanvector
  23. Jpgordon
  24. KrakatoaKatie
  25. Ks0stm
  26. L235
  27. Mailer diablo
  28. Materialscientist
  29. Maxim
  30. Mkdw
  31. Moneytrees
  32. Mz7
  33. NinjaRobotPirate
  34. Oshwah
  35. PhilKnight
  36. Ponyo
  37. Primefac
  38. Reaper Eternal
  39. RickinBaltimore
  40. Risker
  41. RoySmith
  42. SQL
  43. ST47
  44. Salvio giuliano
  45. Sdrqaz
  46. Spicy
  47. Stwalkerster
  48. ToBeFree
  49. Vanamonde93
  50. Versageek
  51. Yamla
  52. Zzuuzz
  53. Z1720

English Wiktionary

Automatically generated checkusers list

  1. Chuck Entz
  2. TheDaveRoss

Finnish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Ejs-80
  2. Harriv
  3. Stryn

French Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for six-month terms.

  1. Durifon
  2. Hyméros
  3. LD
  4. Le chat perché
  5. Lewisiscrazy
  6. Linedwell
  7. Mathis B

German Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for one- or two-year terms.

  1. Count Count
  2. Karsten11
  3. MBq
  4. Perrak
  5. Squasher

Hebrew Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. PurpleBuffalo
  2. TheStriker
  3. דגש
  4. יונה בנדלאק
  5. עלי

Hungarian Wikipedia

Automatically generated checkusers list (requests and policy)

  1. Bináris
  2. Csigabi
  3. FoBe
  4. Grin
  5. Tgr

Indonesian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Hidayatsrf
  2. Meursault2004
  3. Nohirara
  4. Wagino 20100516

Italian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Ask21
  2. Elwood
  3. Gac
  4. Melos
  5. Mtarch11
  6. Ruthven
  7. Sakretsu
  8. Shivanarayana
  9. Superspritz
  10. Vituzzu

Japanese Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy)

  1. Infinite0694
  2. Penn Station
  3. W.CC
  4. さかおり

Korean Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy and requests)

  1. Dmthoth
  2. IRTC1015
  3. Sotiale
  4. 이강철

Malayalam Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy and requests)

  1. Kiran Gopi
  2. Razimantv

Persian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Huji
  2. Ladsgroup

Polish Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Due to a new local policy, users who gain 85% of votes in favor may become CheckUsers.

  1. Masti
  2. Nedops
  3. Saper
  4. Wojciech Pędzich

Portuguese Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for two-year terms.

  1. Albertoleoncio
  2. Conde Edmond Dantès
  3. Érico
  4. Teles

Russian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. DR
  2. Q-bit array
  3. Ле Лой

Serbian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Djordjes
  2. Dungodung
  3. Обрадовић Горан
  4. Боки

Simple English Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Bsadowski1
  2. Djsasso
  3. Eptalon
  4. Fr33kman
  5. Operator873
  6. Peterdownunder
  7. Vermont

Slovene Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. A09
  2. MZaplotnik
  3. Romanm

Spanish Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 30 votes in favor and 80% support can be appointed.

  1. Alhen
  2. Bernard
  3. BlackBeast
  4. LuchoCR
  5. Montgomery
  6. Rastrojo

Swedish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Julle
  2. Stigfinnare
  3. Tegel

Thai Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Geonuch
  2. Just Sayori
  3. Siam2019
  4. Timekeepertmk

Turkish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Elmacenderesi
  2. Uncitoyen
  3. Vincent Vega

Ukrainian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. Andriy.v
  2. Goo3
  3. Mykola7
  4. NickK

Vietnamese Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. DHN
  2. Mxn

Wikimedia Commons

Automatically generated checkusers list

  1. Elcobbola
  2. Jameslwoodward
  3. Krd

Wikispecies

Automatically generated checkusers list

  1. Dan Koehl
  2. Faendalimas
  3. Koavf

Meta

Automatically generated checkusers list · (information page and requests page)

  1. Ajraddatz
  2. Hasley
  3. Minorax
  4. Sotiale
  5. Superpes15
  6. Vermont
  7. Xaosflux

Wikidata

Automatically generated checkusers list · (information page and requests page)

  1. 1997kB
  2. Jasper Deng
  3. Sotiale
  4. علاء

Wikitech

Automatically generated checkusers list

  1. Alexandros Kosiaris
  2. BryanDavis
  3. Jcrespo
  4. Ladsgroup
  5. Reedy
  6. Tim Starling

Ver também