Política de «CheckUser» (Verificação de Utilizador)

This page is a translated version of the page CheckUser policy and the translation is 76% complete.
Outdated translations are marked like this.
Esta página fornece informação sobre o acesso de «Verificação de Utilizador» e descreve a política sobre a sua utilização. Isto foi discutido em setembro e outubro de 2005, e foi lançado em novembro de 2005.

Estado de CheckUser

CheckUser é uma interface para os utilizadores com a permissão de "checkuser" (verificação de utilizador). Um utilizador com esta permissão numa wiki pode, em particular, verifica se um utilizador é um fantoche de outro utilizador naquela wiki (não em todas as wikis). Utilizando-a, os utilizadores podem:

  • Determinar de que endereço de IP uma conta editou, registou ações, ou redefiniu a palavra-passe numa wiki da Wikimédia;
  • determinar todas as edições, ações registadas, tentativas de acesso e solicitações de restauração de senha realizadas numa wiki de Wikimedia de um IP determinado (incluindo usuários que estão registados com uma conta);
  • Determinar se a conta que está sendo verificada enviou um email usando a interface MediaWiki para algum outro usuário. O horário do evento é registado, o email de destino e ID de usuário são ocultados.

Esta informação é guardada apenas por um período curto (atualmente 90 dias), assim as edições efetuadas antes desta data não serão mostradas através da ferramenta do CheckUser. É mantido um registo de quem efetuou as consultas com a ferramenta. Este registo está disponível para todos com a permissão de checkuser-log:

Consulte Ajuda:CheckUser para o manual do utilizador.

Utilização da ferramenta

A ferramenta deve ser usada para combater vandalismo, spam, para verificar abuso de fantoches, e para limitar a disrupção do projeto. Ela deve ser usada somente para prevenir danos a qualquer um dos projetos da Wikimedia.

A ferramenta não deve ser usada para exercer controle político, pressionar os editores, ou como uma ameaça contra outro editor em qualquer disputa. Deve ter uma razão válida para usar a ferramenta de CheckUser para pesquisar a um usuário. Tenha-se em conta que ter contas alternativas não estão proibidas no entanto estas não devem ser utilizadas para violar as políticas (exemplos de violações são as dupla-votações, incrementar o apoio aparente a uma determinada posição, ou para evadir bloqueios ou expulsões).

Notificar o usuário de que o mesmo está sendo investigado é permitido, mas não é obrigatório. Da mesma forma, não é obrigatória a divulgação dos resultados para toda a comunidade, mas tal poderá ser feito desde que não se desrespeitem as políticas de privacidade.

Algumas wikis permitem que um editor de IP seja verificado a seu pedido, se por exemplo, há necessidade de fornecer provas de inocência contra uma alegação de fantoche; observe, no entanto, que solicitar uma 'Verificação de Utilizador' nestas circunstâncias às vezes é parte da tentativa de interrupção.

Política de privacidade

Nos projetos da Wikimédia, as considerações da política de privacidade são de tremenda importância. A não ser que alguém esteja definitivamente a violar a política com as suas ações (por exemplo, vandalismo por robô ou spam), é uma violação da mesma política a revelação do seu IP, paradeiro, ou outra informação suficiente para a sua identificação, a não ser que os mesmos já tenham revelado esta informação no projeto.

Divulgação da informação

Mesmo que o utilizador esteja a cometer um abuso, é melhor não revelar a informação pessoal, se possível.

  • Generally, do not reveal IPs. Only give information such as same network/not same network or similar. If detailed information is provided, make sure the person you are giving it to is a trusted person and will not reveal it himself/herself.
  • If the user has said they're from somewhere and the IP confirms it, it's not releasing private information to confirm it if needed.
  • If you're in any doubt, give no detail.

Acesso a CheckUser

Apenas os intendentes, defensores, alguns funcionários da Fundação Wikimedia, e um número pequeno de outros utilizadores estão autorizados para ter acesso de «Verificação de Utilizador». Os utilizadores podem ter apenas o estado de «Verificação de Utilizador» localmente (exceto os defensores e aqueles funcionários da Fundação Wikimedia com acesso).

Se existirem CheckUsers locais num projeto, as verificações deveriam geralmente ser efetuadas pela mesma. Nas emergências, ou para verificações de «Verificação de Utilizador» em múltiplos projetos (como no caso do vandalismo entre wikis), os intendentes poderão executar as verificações locais. Os intendentes deveriam remover o acesso de CheckUser nos projetos após a conclusão das verificações e notificar os CheckUsers locais ou a lista de e-mail do CheckUser.

Se não existirem CheckUsers locais para um projeto, os pedidos precisarão de ser efetuados aos intendentes para realizarem as verificações (tal como "UtilizadorX é um fantoche do UtilizadorY"). Para o fazer, basta adicionar o pedido a Steward requests/Checkuser listando estes utilizadores e explicar a necessidade da verificação (com hiperligações). Dependendo da natureza do pedido, o administrador pode negá-lo, solicitar mais informação ou responder sobre a probabilidade de os utilizadores em questão terem o mesmo IP, mesmo proxy, mesma rede, mesmo país ou serem completamente não relacionados (consulte a discussão sobre o que o administrador deverá dizer mais precisamente ao editor).

Apontar CheckUsers locais

Em qualquer wiki, deve haver pelo menos dois utilizadores com o estado do CheckUser ou nenhum. Isto é assim para que possam controlar e confirmar mutuamente as suas ações. No caso de existir apenas um CheckUser numa wiki (quando o outro se retira, ou é removido), a comunidade deve apontar um novo CheckUser de imediato (de modo a que o número de CheckUsers é de pelo menos dois).

Nas wikis com um «Conselho de Arbitragem» (ArbCom) cujos membros tenham sido eleitos com o apoio de pelo menos 25-30 membros da comunidade local, os CheckUsers só podem ser apontados pelos conselheiros. Após obterem um acordo, um membro do comité deveria simplesmente listar o candidato em Pedidos de intendente/Permissões.

Em uma wiki sem um comitê de arbitragem que satisfaça o critério acima, ou onde a comunidade prefira eleições independentes, duas opções são possíveis:

A comunidade precisa aprovar pelo menos dois CheckUsers por consenso. A atividade será checada mutualmente. O usuário que requerer o status de CheckUser deve requerê-lo em sua própria comunidade local e divulgar este pedido propriamente (Esplanada, mailing list quando houver, ...). O usuário deve estar familiarizado com a política de privacidade. Após obter consenso (pelo menos 70%-80% em votação com votos favoráveis e contrários, ou o número o mais elevado de votos em eleições da escolha múltipla) em sua comunidade local, com pelo menos a aprovação de 25 a 30 editores, o usuário deve listar a si mesmo em Steward requests/Permissions com um link para a página com a decisão da comunidade.

Lista de discussões

There is a closed mailing list (CheckUser-l) to which all stewards and CheckUsers should have access. Email the list moderators to gain access. Use this mailing list to ask for help, ideas and second opinions if you're not sure what the data means.

Canal de IRC

There is a private IRC channel (#wikimedia-checkuserConecte-se) to which all stewards and CheckUsers who use IRC should have access. This channel serves the same purpose as the mailing list, but in real-time. Contact any channel member to gain access; a channel manager will grant permanent access. Ask a steward if you need help gaining access.

Remoção do acesso

Qualquer conta do utilizador com o estado de «CheckUser» que estiver inativa por mais de um ano terá o seu acesso de «CheckUser» removido.

Em caso de uso abusivo da ferramenta, o steward ou o usuário com o privilégio de CheckUser terá seu acesso imediatamente removido. Isso irá acontecer particularmente se as checagens são feitas rotineiramente em editores sem um motivo sério para tal (links e provas de mal comportamento deve ser providenciado).

As suspeitas de abusos deverão ser discutidas localmente em cada wiki. Em comunidades com ArbCom (Comitê de Arbitragem), o mesmo que deverá decidir pela remoção de acesso à ferramenta. Comunidades sem o ArbCom deverão realizar votação relativa a remoção do acesso ao checkuser. A remoção não poderá ser decidida pelos stewards. Os stewards não podem decidir sozinhos sobre a remoção, mas poderão ajudar com as informações necessárias para provar o abuso (logs). Se necessário, e se ocorrer desrespeito à política de privacidade, o conselho da Wikimedia Foundation poderá ser consultado sobre a remoção do acesso ao checkuser. Em caso de apenas um checkuser sobrar na wiki, a comunidade deve eleger um novo checkuser (para que o número de checkusers seja de pelo menos dois).

Complaints of infringement of CheckUser, Access to Nonpublic Information Policy or Privacy Policy breaches are handled by the Ombuds commission for all Wikimedia projects.

Utilizadores com acesso de «CheckUser»

  • Edit (last updated: 2024-04-20)

Everywhere

Arabic Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Dr-Taher
  2. Meno25
  3. باسم
  4. علاء
  5. فيصل

Bengali Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 25 votes in favor and 80% support can be appointed (applications will open for no fewer than 30 days).

  1. NahidSultan
  2. RiazACU

Catalan Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Jmrebes
  2. Joutbis

Czech Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Jagro
  2. Martin Urbanec
  3. Mormegil

Danish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Kaare
  2. KnudW
  3. Sir48

Dutch Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by Arbcom
  1. Akoopal
  2. Groucho NL
  3. Jcb

English Wikibooks

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that Stewards are explicitly allowed to process non-emergency CheckUser requests.

  1. MarcGarver
  2. Xania

English Wikinews

Automatically generated checkusers list

  1. Acagastya
  2. Cromium

English Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Alison
  2. AmandaNP
  3. Aoidh
  4. Barkeep49
  5. Blablubbs
  6. Bradv
  7. Cabayi
  8. Callanecc
  9. CaptainEek
  10. Courcelles
  11. DatGuy
  12. Doug Weller
  13. Dreamy Jazz
  14. Drmies
  15. EdJohnston
  16. Ferret
  17. Firefly
  18. GeneralNotability
  19. Girth Summit
  20. Guerillero
  21. HJ Mitchell
  22. Ivanvector
  23. Joe Roe
  24. Jpgordon
  25. KrakatoaKatie
  26. Ks0stm
  27. L235
  28. Mailer diablo
  29. Materialscientist
  30. Maxim
  31. Mkdw
  32. Moneytrees
  33. Mz7
  34. NinjaRobotPirate
  35. Oshwah
  36. PhilKnight
  37. Ponyo
  38. Primefac
  39. Reaper Eternal
  40. RickinBaltimore
  41. Risker
  42. RoySmith
  43. SQL
  44. ST47
  45. Salvio giuliano
  46. Sdrqaz
  47. Spicy
  48. Stwalkerster
  49. ToBeFree
  50. Vanamonde93
  51. Versageek
  52. Yamla
  53. Zzuuzz
  54. Z1720

English Wiktionary

Automatically generated checkusers list

  1. Chuck Entz
  2. TheDaveRoss

Finnish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Ejs-80
  2. Harriv
  3. Stryn

French Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for six-month terms.

  1. Durifon
  2. Hyméros
  3. LD
  4. Le chat perché
  5. Lewisiscrazy
  6. Linedwell
  7. Mathis B

German Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for one- or two-year terms.

  1. Count Count
  2. Karsten11
  3. MBq
  4. Perrak
  5. Squasher

Hebrew Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. PurpleBuffalo
  2. TheStriker
  3. דגש
  4. יונה בנדלאק
  5. עלי

Hungarian Wikipedia

Automatically generated checkusers list (requests and policy)

  1. Bináris
  2. Csigabi
  3. FoBe
  4. Grin
  5. Tgr

Indonesian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Hidayatsrf
  2. Meursault2004
  3. Nohirara
  4. Wagino 20100516

Italian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Ask21
  2. Elwood
  3. Gac
  4. Melos
  5. Mtarch11
  6. Ruthven
  7. Sakretsu
  8. Shivanarayana
  9. Superspritz
  10. Vituzzu

Japanese Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy)

  1. Infinite0694
  2. Penn Station
  3. W.CC
  4. さかおり

Korean Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy and requests)

  1. Dmthoth
  2. IRTC1015
  3. Sotiale
  4. 이강철

Malayalam Wikipedia

Automatically generated checkusers list (policy and requests)

  1. Kiran Gopi
  2. Razimantv

Persian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Huji
  2. Ladsgroup

Polish Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Due to a new local policy, users who gain 85% of votes in favor may become CheckUsers.

  1. Masti
  2. Nedops
  3. Nux

Portuguese Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Under the local policy, CheckUsers are elected for two-year terms.

  1. Albertoleoncio
  2. Conde Edmond Dantès
  3. Érico
  4. Teles

Russian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. DR
  2. Q-bit array
  3. Ле Лой

Serbian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Djordjes
  2. Dungodung
  3. Обрадовић Горан
  4. Боки

Simple English Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Bsadowski1
  2. Djsasso
  3. Eptalon
  4. Fr33kman
  5. Operator873
  6. Peterdownunder
  7. Vermont

Slovene Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. A09
  2. MZaplotnik
  3. Romanm

Spanish Wikipedia

Automatically generated checkusers list
Local policy mandates that only users who gain at least 30 votes in favor and 80% support can be appointed.

  1. Alhen
  2. Bernard
  3. BlackBeast
  4. LuchoCR
  5. Montgomery
  6. Rastrojo

Swedish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Julle
  2. Stigfinnare
  3. Tegel

Thai Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Geonuch
  2. Just Sayori
  3. Siam2019
  4. Timekeepertmk

Turkish Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. Elmacenderesi
  2. Uncitoyen
  3. Vincent Vega

Ukrainian Wikipedia

Automatically generated checkusers list

Appointed by ArbCom
  1. Andriy.v
  2. Goo3
  3. Mykola7
  4. NickK

Vietnamese Wikipedia

Automatically generated checkusers list

  1. DHN
  2. Mxn

Wikimedia Commons

Automatically generated checkusers list

  1. Elcobbola
  2. Jameslwoodward
  3. Krd

Wikispecies

Automatically generated checkusers list

  1. Dan Koehl
  2. Faendalimas
  3. Koavf

Meta

Automatically generated checkusers list · (information page and requests page)

  1. Ajraddatz
  2. Hasley
  3. Minorax
  4. Sotiale
  5. Superpes15
  6. Vermont
  7. Xaosflux

Wikidata

Automatically generated checkusers list · (information page and requests page)

  1. 1997kB
  2. Jasper Deng
  3. Sotiale
  4. علاء

Wikitech

Automatically generated checkusers list

  1. Alexandros Kosiaris
  2. BryanDavis
  3. Jcrespo
  4. Ladsgroup
  5. Reedy
  6. Tim Starling

Consultar também