This page is a translated version of the page Help:Import and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.
Manual do MediaWiki: Conteúdo, Leitores, Editores, Moderadores, Administradores, Pesquisadores +/-
Meta-Wiki Importer icon
Meta-Wiki Importer icon

Há dois tipos de importação feita através de Special:Import:

  • importação transwiki ou importação interwiki: importa páginas diretamente de outro wiki; as configurações do wiki de destino determinam quais wikis de origem são permitidas; message with id 'import-interwiki-text' (talk) aparece; depois de Transferir páginas para espaço nominal, podemos especificar um espaço nominal alvo; a opção todos na verdade significa "o mesmo que o original".
  • carregar importação: importa um arquivo em um formato especial de XML produzido por páginas de exportação de outro wiki; message with id 'importtext' (talk) aparece;

Veja a página Importer para obter informações sobre grupos de usuários que realizam essas ações.

Transwiki Importação

Na Wikimedia muitos wikis importação de transwiki é desabilitada também, dá message with id 'importnosources' (talk): "No wikis from which to import have been defined and direct history uploads are disabled." no entanto, páginas de commons:, foundation:, w:, cs: e fr: atualmente podem ser importados para a Meta, e páginas de Meta podem ser importadas para mw:. O ato de importação é adicionado ao histórico da página e a Special:Log/import.

Se uma página importada tem o mesmo nome de uma página existente no wiki do destino, a página será substituída se a página importada é mais recente (de acordo com os carimbos de hora). Se ocorreu um erro durante a importação, em seguida, você pode encontrar que a importação é parcialmente concluída (algumas páginas importadas, mas não todos). Desde que páginas são sobrescritas, tentando de novo a importação não deve ser um problema.

Se você especificou para incluir informações de história, então você também verá informações sobre as edições da 'história' das páginas importadas e das contribuições do usuário. As edições não aparecerá em 'mudanças recentes' (nem posicionado no momento da edição original, nem no momento da importação). O efeito será semelhante ao mesclar história completa e pode ser bastante difícil para depois determinar quais edições foram importadas.

Há uma opção "Incluir todos os predefinições", que irá importar os predefinições que estão em uma página importada. Se isso não for usado eles terão link vermelho a menos que um predefinição com o mesmo nome existe no wiki do alvo. Se isso for usado, predefinições de mesmo nome no wiki do alvo serão sobrescritos e a importação irá incluir não só os predefinições na página de importados, mas também qualquer predefinições usados dentro desses predefinições. É possível importar uma coleção de páginas, especialmente criando uma página transcluído e importando essa página, com a opção on. No entanto, isto deve ser feito com muito cuidado, ou pode resultar, em muito mais sendo importado do que o desejado — novamente, ele irá importar todos os predefinições nas páginas transcluídos e todos os predefinições aninhados dentro desses predefinições.

Aplicações úteis de importação incluem:

  • Quando uma página é movida para outra wiki e posteriormente editado lá, temos a história juntos no wiki do alvo; Isso é especialmente útil se a página de origem torna-se mais difícil de encontrar devido a página move etc.
  • Quando uma página é movida para outra wiki e excluído na wiki da fonte, preservar a história.
  • a fim de ter modelos que existem no outro wiki/subdomínio.
  • Em determinados projetos como o wikisource e Wikcionário, para mover o conteúdo multilíngüe entre subdomínios de linguagem.

Implementação

Para verificar se seu wiki tem o transwiki bem configurado, e, onde ele está configurado, para qual wikis, você pode consultar seu wiki usando a api.

A configuração é expressa em <param name="interwikisource" description="For interwiki imports: wiki to import from"> …

Alternativamente, um pode verificar as configurações globais no http://noc.wikimedia.org/conf/highlight.php?file=InitialiseSettings.php e procure na seção wgImportSources.

Se não há nenhum transwiki configurada, em seguida, procure consenso da sua comunidade local ter o transwiki configurado e identificar de qual wikis queira importar. Pedidos de alterações de configuração devem ser apresentadas no Phabricator:. Você teria esperado para vincular a discussão da sua comunidade, no seu pedido de bug.

Uma consulta da API no seu wiki local também exibiria os direitos do grupo de utilizadores, verifique para a tag <add>

A atribuição de direitos de importação transwiki

A maioria dos direitos de transwiki são atribuídos aos usuários após uma discussão bem sucedida na wiki da sua comunidade, seguido por uma solicitação para comissários de bordo em Steward requests/Permission. Alguns wikis solicitaram e foi concedidos que burocratas locais poderão atribuir esse direito, verifique com seu wiki para a situação atual.

Upload Importação

Como para exportação e o formato das páginas exportadas, é descrita em Help:export. Normalmente, qualquer usuário pode exportar páginas wiki para um arquivo, mas para importar páginas em um wiki de um arquivo, você deve ter privilégios de 'Sysop' esse wiki. Então se você tem sua própria instalação de MediaWiki, então você deve ser capaz de ver a página 'Especial: Import' lá. Dentro da família da Wikimedia Foundation de projetos wiki, apenas usuários com o importupload direito de usuário podem importar páginas em um wiki de um arquivo; Isso inclui somente os membros do grupo "importador" e Stewards.

Para importar páginas wiki do seu computador, basta clicar em procurar para localizar o arquivo no seu sistema de arquivos local.

Editando um arquivo importado

No caso de importação de upload, por causa do formato de arquivo legível, simples arquivo XML, pode ser facilmente editado entre exportadores e importadores. Isso deve ser feito com cuidado e integridade, pode fazer edições antedated e usar nomes de usuário falso, e em combinação com exclusão, pode-se "change history". Aplicações desta edição incluem:

  • a adição de uma nota para o Editar Resumo sobre a importação
  • mudança de nomes de usuário e/ou nomes de página para evitar conflitos de nome (apenas entre as tags de título e entre as tags de nome de usuário ou também em links e assinaturas)
  • mudar nomes de namespace para o genérico ou algum aplicável (Idem)

Observe que, se duas versões da página tem o carimbo de mesma hora (porque um foi carregado com o mesmo timestamp como uma versão preexistente), quanto mais tarde (importado) a versão aparecerá no histórico de edições, mas não no artigo em si.

Veja mw:Manual:XML Import file manipulation in CSharp para obter um exemplo de trabalho com esses arquivos XML no Visual Studio .NET c#.

Fusão de histórias e outras complicações

"Veja também mw:Manual:Importing_XML_dumps #Troubleshooting."

Se a importação inclui informações de histórico, e as edições envolveram um nome de usuário que no projeto de importação é usado por outra pessoa, então a importação de upload deve ser aplicada, e as ocorrências do nome do usuário no arquivo XML, primeiro, devem ser substituídas por outro nome, para evitar ambigüidade. Se o nome de usuário não foi usado ainda no projeto de importação então o usuário contribuições estão disponíveis de qualquer maneira, apesar de uma conta não é criada automaticamente.

Como quando uma página é referida em um link, e/ou colocar em uma URL, nomes genéricos de namespace são automaticamente convertidos e se um prefixo não é um nome de namespace a página vai chegar no namespace principal. No entanto, por exemplo, "Meta:" pode ser ignorada (caiu) em um projeto que usa esse prefixo para InterWikis ligando. Pode ser desejável para alterá-lo no arquivo XML para "projeto:" antes de importar.

Se já existe um nome de página, importar as revisões de uma página com esse nome faz com que as histórias de página a ser mesclado. Observe que, depois de inserir uma revisão entre duas revisões existentes na história da página, a alteração feita pelo usuário que fez a edição seguinte parece diferente do que realmente tem sido: para ver a mudança real feita pelo usuário é preciso levar a diferença entre as duas revisões já existentes, não a diferença no que diz respeito a um inserido. Portanto, este não deve ser feito exceto ao reconstruir a história verdadeira de página.

Uma revisão não é importada, se já existir uma revisão da mesma data e exatamente o mesmo tempo até a segunda, (cuidado que este Não parece acontecer em todos os casos). Na prática, isso ocorre somente quando a revisão já foi importada antes, ou quando um tenta importar a revisão foi importado de outra forma, ou ambos foram importados de um site de terceiro.

Um resumo da edição pode referir-se e possivelmente Hiperligação, outra página. Isto pode ser confuso quando a página tenha sido importada, mas a página de destino não tem

O Sumário de edição não automaticamente mostra que a página tenha sido importada, mas no caso de importação de upload que pode ser adicionado para os resumos de editar no arquivo XML antes de importar. Isso pode evitar algumas fontes potenciais de ambigüidade e/ou confusão. Ao editar o arquivo XML com localizar/substituir, note-se que adicionando um texto para os resumos de edição requer a distinção entre edições, que já tem um resumo de editar, daí comentário tags no arquivo XML e aqueles sem essas tags. Se houver vários pares de tags de comentário, somente a última é eficaz.

Contribuições do usuário

Sem provisões para conflitos de nome de usuário, mostra a lista de contribuições do usuário:

  • as edições pela pessoa registrada sob o nome de usuário em questão sobre o projeto
  • para cada wiki de que páginas foram importadas, as edições de páginas importadas antes de importar, pelo usuário que o projeto da fonte tem o nome de usuário preocupado

Se no momento da importação a página ainda não existia no local de destino, os dois podem ser distinguidos por comparar o tempo de importação com o tempo de editar.

Se a página de usuário e a página de discussão do usuário não tiver um link de contribuições de usuário na margem da página então o usuário não estiver registrado, então todas as suas edições são importadas.

Transferência de escala

Para uma transferência em grande escala, alguém com privilégios de sistema suficientes pode mover dados dentro do servidor, que é mais prático do que enviar grandes arquivos XML do servidor para o computador local do usuário e então volta para o servidor.

Arquivos grandes podem ser rejeitados por duas razões. O limite de upload PHP, encontrado em PHP configuração arquivo php.ini:

 ; Maximum allowed size for uploaded files.
 upload_max_filesize = 20M

E também a variável oculta limitando o tamanho sob a forma de entrada. Encontrados no código-fonte mediawiki, includes/specials/SpecialImport.php:

   <input type='hidden' name='MAX_FILE_SIZE' value='20000000' /> 

Talvez você deve alterar as seguintes quatro diretivas no php.ini:

; Maximum size of POST data that PHP will accept.
post_max_size = 20M
max_execution_time = 1000  ; Maximum execution time of each script, in seconds
max_input_time = 2000	    ; Maximum amount of time each script may spend parsing request data
; Default timeout for socket based streams (seconds)
default_socket_timeout = 2000

Ver também

  • data dumps descreve o roteiro de manutenção maintenance/importDump.php que fornece um mecanismo alternativo de importação, mas não manteve-se sempre em funcionamento com as versões recentes do MediaWiki
  • Importer