Administradores de interface

This page is a translated version of the page Interface administrators and the translation is 100% complete.
Shortcuts :
IA,
Interfaceadmin,
INTADMIN

Os administradores de interface são os únicos usuários que têm a habilidade de editar as páginas de CSS e JS dos sites (páginas tais como MediaWiki:Common.js ou MediaWiki:Vector.css, mensagens de interface interpretadas em HTML puro, ou as páginas de gadgets listadas em Special:Gadgets) e as páginas CSS/JS de outros usuários. Estas páginas são executadas pelos navegadores dos editores e leitores da wiki como código, que pode ser usado para alterar a aparência do conteúdo, mudar o comportamento páginas, ou mesmo criar ferramentas bastante complexas como o wikEd.

A edição de páginas CSS/JS que são executadas nos navegadores de outros usuários é muito poderoso e potencialmente perigoso nas mãos de usuários mal intencionados; os administradores de interface devem ser usuários de grande confiança, que tenham um conhecimento básico de CSS e JS, estejam cientes das expectativas de privacidade das wikis da Wikimedia, e tenham uma compreensão decente de segurança de contas (escolhendo senhas fortes e únicas, não sendo infectado por malware e utilizando autenticação de dois fatores ). Também é recomendado remover as permissões de administrador técnico de usuários inativos, para reduzir a superfície de ataque. As wikis pequenas também podem querer se certificar de ter pelo menos duas pessoas que possam ler Javascript para que uma possa vetar as edições da outra (de modo similar aos checkusers).

Os administradores de interface também podem editar os dados pessoais de outros usuários, páginas JSON e todas as páginas no espaço nominal do MediaWiki. Essas habilidades são menos perigosas e compartilhadas com outros grupos de usuários.

Solicitações

  • Você pode ver a lista de administradores de interface atuais indo até Special:ListUsers/interface-admin na sua wiki.
  • Se a sua wiki não tiver burocratas, as solicitações para o estatuto de administrador de interface devem ser feitas na página Steward requests/Permissions.
  • Se a sua wiki não tiver administradores de interface, os pedidos de auxílio aos administradores de interface, tais como editar uma página CSS/JS, devem ser feitos na página Steward requests/Miscellaneous.

Ver também