Isenção de bloqueio por IP

This page is a translated version of the page IP block exempt and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os usuários aos quais foi concedido o estatuto de isenção de bloqueio por IP (grupo de usuário 'ipblock-exempt') não são afetados por bloqueios automáticos, bloqueios de endereço IP e faixas de IPs (tanto locais quanto globais). Eles também estão isentos de bloqueios de proxies e de Tor. Este direito é automaticamente associado aos administradores. No entanto, o estatuto deve ser concedido separadamente para não-administradores, caso se queira permitir a edição a partir de endereços IP ou faixas afetados por bloqueios. O estatuto de isenção de bloqueio por IP não pode ser atribuído para editores que não utilizam uma conta.

Existe também um grupo global que permite sobrescrever bloqueios globais. Veja Exceções em bloqueios globais para mais informações.

Historicamente, os administradores aplicam "bloqueios leves" de IP, permitindo assim que editores registrados continuem a editar, enquanto as edições por anônimos e a criação de contas ficam desabilitados. Com este estatuto, isso não é mais necessário.

Como obter este estatuto

Para obter este estatuto e tornar-se um usuário isento de bloqueio por IP em um projeto específico deve ser feito um pedido para um administrador deste projeto. O processo de decisão através do qual um usuário poderá ou não obter este direito encontra-se descrito na página: Proxies abertos são proibidos. No entanto, cada projeto pode ter a sua própria política sobre a isenção de bloqueio por IP.

Para obter uma isenção para bloqueios globais é necessário fazer uma solicitação para os stewards em Steward requests/Global permissions.

Nota: uma isenção concedida por um steward contornará apenas um bloqueio global imposto por stewards. Uma isenção global não permite contornar um bloqueio local configurado em uma wiki por um administrador local. Os bloqueios nas wikis (bloqueios locais e isenções locais) substituem as ações globais para aquela wiki.

Interações de isenções por bloqueios locais e globais

Os bloqueios e isenções funcionam de forma diferente dependendo de onde são impostos e por quem são impostos.

Bloqueios locais

  • Um bloqueio local funciona apenas em uma wiki.
  • Os bloqueios locais são aplicados por administradores locais.
  • Uma isenção de bloqueio local substitui apenas o bloqueio em uma wiki e isenta todos os bloqueios colocados.

Bloqueios globais

Comparação de bloqueios locais/globais e isenções locais/globais.
Bloqueio imposto por Administrador local
(bloqueio local)
Steward
(bloqueio global)
Tipo de isenção
Isenção local de bloqueio de IP desbloqueado desbloqueado
Isenção global de bloqueio de IP bloqueado desbloqueado
Sem isenção bloqueado bloqueado

Ver também