This page is a translated version of the page Administrator and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os administradores (também conhecidos como operadores de sistema ou sysops) são usuários com competência técnica para:

  • eliminar e restaurar páginas, e visualizar revisões de páginas eliminadas;
  • bloquear e desbloquear usuários, endereços IP individuais ou faixas de endereços IP;
  • proteger e desproteger páginas, assim como editar páginas protegidas;
  • (se disponível) configurar o nível de visualização estável de uma página (veja aqui um exemplo)
  • editar as páginas do (domínio MediaWiki);
  • importar páginas de outros projetos da Wikimedia;
  • realizar outras funções relacionadas à manutenção técnica;
  • adicionar ou remover de usuários alguns grupos, como reversor, isento de bloqueio de IP ou flooder.
Ferramenta de eliminação.
Ferramenta de proteção.
Ferramenta de bloqueio.

Os administradores apenas podem realizar estas ações em wikis nas quais lhe foram concedidas as ferramentas.

A função e as expectativas acerca dos administradores, bem como as políticas que orientam a sua atuação, variam amplamente entre os diferentes projetos. Embora os administradores tenham mais ferramentas técnicas do que os usuários comuns, isto não deve ser confundido com autoridade, que é adquirida separadamente e transmitida pela comunidade. Algumas wikis podem nem sequer adotar políticas escritas para administradores ou candidatos a administração. Isto se deve, em geral, ao seu número limitado de usuários e atividades.

Alguns projetos utilizam termos distintos para referir os administradores. Por exemplo, a Wikiversidade em inglês usa o que se traduz por "zelador" (custodian), enquanto que a Wikipédia em espanhol usa o termo "bibliotecário".

Todas as ações "administrativas" são registradas e reversíveis por qualquer outro administrador. O mesmo princípio se aplica a todas as permissões especiais existentes no MediaWiki, embora algumas não sejam registradas publicamente: vide, por exemplo, os verificadores de contas, os quais necessitam ser em pelo menos dois em cada projeto da Wikimedia, para controlarem as suas ações mutuamente. Isto faz com que a sua atividade seja monitorada de perto pela comunidade em geral. Em particular, este modelo é comparável ao tribuno da plebe ou aos vetos dos Conselhos de Roma': um sistema intrínseco para ação consensual, controle recíproco e prevenção de abuso. A sua degeneração, quando o sistema falha em prevenir os abusos e tais poderes necessitam ser de fato invocados (múltiplas vezes) para reverter uma ação prévia, é a famigerada guerra administrativa.

Os administradores estão sujeitos à política de reavaliação de atividade administrativa, a qual estipula que os seus direitos podem ser removidos se permanecerem inativos por mais de dois anos.

Ver também