Gestores do filtro de abusos

This page is a translated version of the page Abuse filter maintainers and the translation is 100% complete.
Shortcut :
AFM
Esta página descreve as normas e recomendações relacionadas aos gestores do filtro de abusos e o uso de seus direitos para administrar globalmente os filtros de abusos.

Gestor dos filtros de abusos é um grupo global de usuário atribuído por stewards que permite que usuários confiáveis tenham acesso para visualizar e, quando apropriado, editar os filtros de abusos. Esta permissão é habilitada em qualquer wiki pública da Wikimedia que compartilhe o acesso via CentralAuth e SUL, e é exclusivamente usada para manutenções não controversas, ou por pedido da comunidade local. Dado que os usuários neste grupo podem danificar seriamente as wikis da Wikimedia se agirem incorretamente, a permissão de gestor de filtro de abusos deve ser atribuída exclusivamente a usuários qu tenham um longo histórico de manutenção dos filtros de abusos.

Escopo

Uso das permissões

Este grupo global é habilitado em qualquer wiki da Wikimedia que compartilhe o acesso via CentralAuth e SUL (incluindo wikis fechadas e excluindo wikis privadas e de visualização). Os gestores de filtro de abusos não devem fazer qualquer mudança controversa em filtros em qualquer projeto. Essencialmente, a menos que explicitamente requerido ou endossado pela comunidade, gestores do filtro de abusos não devem alterar a funcionalidade dos filtros. Ao invés disso, devem usar as suas permissões apenas para manutenção como prevenir que um filtro "quebre" devido à futuras atualizações na própria extensão do filtro de abusos. Notas devem ser deixadas na descrição do filtro explicando o porquê foi necessário alterar o filtro, e listando as tarefas relevantes do Phabricator quando forem aplicáveis.

Gestores de filtros de abuso devem evitar realizar mudanças rotineiras nos filtros de projetos maiores sem uma notificação e consenso prévio. Projetos com comunidades já formadas e processos para administrar os filtros de abuso podem pedir que sejam "excluídas", sendo que neste caso devem providenciar aos gestores de filtros de abuso as normas apropriadas de como a comunidade deve ser notificada no necessidade de mudanças, para que estas possam ser aplicadas pela comunidade. Exemplos incluem um link para a "esplanada", uma lista de correspondência, ou pedir que os gestores de filtro de abuso entrem em contato com um administrador local via email da wiki.

Direitos

  • View the abuse log (abusefilter-log)
  • View detailed abuse log entries (abusefilter-log-detail)
  • View log entries of abuse filters marked as private (abusefilter-log-private)
  • Create or modify abuse filters (abusefilter-modify)
  • Create or modify what external domains are blocked from being linked (abusefilter-modify-blocked-external-domains)
  • Create or modify global abuse filters (abusefilter-modify-global)
  • Modify abuse filters with restricted actions (abusefilter-modify-restricted)
  • View abuse filters (abusefilter-view)
  • View abuse filters marked as private (abusefilter-view-private)
  • Retrieve information about IP addresses attached to revisions or log entries (ipinfo)
  • Enable two-factor authentication (oathauth-enable)
  • View the spam block list log (spamblacklistlog)

Pedidos de aprovação

Pedidos para o estatuto de gestor de filtros de abuso devem ser realizados em Steward requests/Global permissions. O pedido será aprovado por um steward se houver consenso de que o editor está apto para se tornar um gestor de filtros de abuso após "pelo menos uma semana" de discussão. A discussão não é um voto; comentários devem apresentar pontos específicos a favor ou contra a aprovação do editor.

Como orientação, gestores de filtros de abuso devem:

  • Possuir estatuto de administrador ou auxiliar de gestão de filtros (onde houver) em seu projeto principal
  • Possuir experiência extensa com AbuseFilter: ter criado ou editado vários filtros
  • Contribuir para código de AbuseFilter e participado nas discussões relacionadas no Phabricator

Por padrão, a nomeação é temporária, durando até o período de um ano. Pedidos de renovação podem ser realizados em Steward requests/Global permissions#Requests for other global permissions.

Remoção

Continuidade de acesso a filtros de abuso depende da atividade e da confiança da comunidade.

  • Uso incorreto ou abuso: Se esta permissão for utilizada para quaisquer ações consideradas controversas, como adições ou remoções extensas aos filtros de abuso de um projeto, ou disrupção contínua devido a erros, acesso será revogado por um steward. Pedidos de revogação podem ser feitos a qualquer steward em Steward requests/Permissions#Removal of access ou, no caso de emergências, no canal IRC #wikimedia-stewardsconectar.
  • Absenteísmo: se um gestor de filtros de abuso não realizou nenhuma edição global nos últimos seis meses, a permissão poderá ser revogada por um steward.

A análise das ações de um gestor de filtros de abuso pode ser pedida a qualquer steward ou através dos pedidos por comentários.

Orientações

Gestores de filtros de abuso são aconselhados a criar uma página de usuário global, na qual explicam que possuem essa permissão global e como pode ser utilizada (ex. direcionando a esta página). Gestores de filtros de abuso são encorajados a usar a autenticação de dois fatores.

Usuários com estatuto de gestor de filtros de abuso

Ver também