This page is a translated version of the page Bot policy and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
BP
Esta página descreve as normas e orientações relacionadas a bots que são aplicadas em alguns projetos (veja Bot policy/Implementation); isto pode ser verificado visitando "Project:Bot policy" naquela wiki, que deve direcionar aqui ou levar à política local.

Esta página também é uma política no Meta, incluindo a aprovação automática e bots globais. Para solicitar a permissão de bot no Meta, por favor, vá para Meta:Requests for adminship#Requests for bot flags.

Bots são processos automatizados ou semi-automatizados que editam páginas com supervisão humana reduzida ou indireta. Como bots podem potencialmente sobrecarregar os recursos do servidor ou interromper acidentalmente o projeto, os bots devem seguir a política e as orientações descritas abaixo. A política descreve como bots podem ser utilizados nos projetos aplicáveis; bots que não seguem a política podem ser bloqueados imediatamente até que o operador tenha resolvido quaisquer problemas ou não-conformidade.

Política

Conta de bot

Um bot deve ser executado usando uma conta separada do operador, já que nenhum editor humano deve receber a permissão de bot. Sua página de usuário deve indicar de forma clara e visível que é um bot, para distinguí-lo de editores humanos, e os próprios operadores devem estar disponíveis para responder a quaisquer comentários. Não é permitido que nenhum usuário utilize scripts de atendimento automatizado. Alguns operadores podem escolher redirecionar a página de discussão do bot para a sua própria, se o seu bot não está configurado para detectar mensagens.

Autorização

Existem três formas para se obter a permissão de bot em uma wiki.

Bots globais

Os bots globais recebem acesso em todas as wikis que permitem bots globais. Os bots globais recebem acesso em todas as wikis que permitem bots globais. A partir de 12 de novembro de 2022 e como resultado dessa RFC, as wikis de conteúdo recém-criadas terão o acesso de bots globais habilitado por padrão. Os projetos locais podem decidir optar por participar ou não a qualquer momento por meio de consenso da comunidade (ver lista). Os operadores que se candidatarem a uma bandeira de bot global devem atender aos seguintes requisitos:
  • O operador do bot deve iniciar uma discussão que se estenderá por 2 semanas em Steward requests/Bot status#Global bot status requests;
  • A discussão será divulgada por meio de MassMessage (Nova discussão de bot global), onde membros da comunidade interessados e wikis podem ser inscritos;
  • O operador do bot deve demonstrar que a tarefa é bem-vinda em múltiplos projetos Wikimedia. Uma boa forma de demonstrar isso é possuir a permissão em 5 ou mais wikis para uma única tarefa;
  • O operador deve se certificar de aderir à preferência da wiki quanto ao uso da flag de bot.
  • O status de bot global dá ao bot acesso a um número restrito de projetos e wikis que permitem o acesso de bot global. Uma lista exaustiva está disponível. (Você pode requisitar a permissão local de bot em projetos onde os bots globais não são permitidos.)

Aprovação automática

Se a aprovação automática é explicitamente permitida na wiki, os operadores de bot podem solicitar uma permissão local de bot diretamente aos stewards. Para se qualificar para esta, os seguintes requisitos devem ser atendidos:
  • isso deve ser permitido pela política ou página de pedido de permissão de bot locais;
  • o bot deve editar regularmente sem a permissão de bot por pelo menos uma semana ou efetuar 100 edições nas wikis aplicáveis para fins de demonstração;
  • o bot deve "apenas" corrigir redirecionamentos duplos.

Consenso da comunidade

Caso contrário, se há uma comunidade local interessada no processamento de pedidos de bot, bots devem obter a aprovação da comunidade na página de discussão local mais relevante antes de editar sem a permissão de bot em altas velocidades ou sem supervisão humana. Uma vez que exista consenso, um burocrata local irá adicionar a permissão, ou pode-se solicitar a um steward que o faça. Se não há nenhuma comunidade local e o acima não se aplica, o bot deve operar sem a permissão de bot ou não operar.

Uso inaceitável

  • Alterações controversas: Bots podem ser usados para realizar edições que provavelmente são apoiadas por outros editores locais; Eles nunca devem ser usados para realizar edições controversas. Se você pretende expandir o escopo do bot além daquele que foi apoiado pela comunidade, assinale isto na página de discussão relevante para garantir que não há nenhuma oposição. Se sua permissão de bot foi dada por aprovação automática, você não deve exceder os limites descritos sob "aprovação automática".
  • Recuperação de dados: Bots não podem ser usados para recuperar conteúdo em volume para qualquer uso que não diretamente relacionado a uma tarefa de bot aprovada. Isso inclui carregar dinamicamente páginas de outro site, o que pode resultar na inclusão do site na lista negra e ter o acesso permanentemente negado. Se você gostaria de baixar conteúdo em massa ou espelhar um projeto, faça-o por efetuar download ou hospedar sua própria cópia do nosso banco de dados.
  • Verificação ortográfica: nenhum bot pode corrigir automaticamente erros de ortografia, sem a aprovação explícita da comunidade, particularmente no domínio de conteúdo principal. Na maioria dos idiomas não é tecnicamente possível corrigir automaticamente erros de ortografia sem uma margem de erro significativa.

Remoção da permissão global de bot

As permissões globais de bot serão removidas:

  • A pedido do operador do bot
  • Se o bot for usado persistentemente para realizar tarefas que estão fora da competência do bot global
  • Se o bot for considerado inativo, com as seguintes disposições:
    • Uma conta de bot global é considerada inativa se não tiver feito nenhuma edição durante um ano inteiro em qualquer projeto que permita o acesso de bot global.
    • Antes que as permissões de uma conta de bot global sejam removidas com base na inatividade, seu operador deve ser notificado pelo menos em sua(s) wiki(s) de origem e na Meta-Wiki.

Orientações

Nome

Embora não seja obrigatório, o nome do bot deve claramente deve conter a palavra "bot" em seu nome de usuário para mais facilmente distinguí-lo dos editores humanos; as formas mais comuns são derivadas do nome de usuário do operador (por exemplo, Pathosbot), ou usando o estilo de desambiguação (por exemplo, Xenophon (bot)).

Intervalo entre edições e horários de pico

Bots rodando sem a permissão de bot devem editar em intervalos de mais de 1 minuto entre edições (= menos de 1 edição por minuto). Depois de autorizados e devidamente assinalados, devem operar em um intervalo mínimo absoluto de 5 segundos (12 edições por minuto). Os bots devem tentar evitar a execução durante as horas de maior movimento, já que eles usam rapidamente os recursos do servidor que devem ser reservados para os leitores e editores humanos. Durante essas horas, eles devem operar em intervalos de 20 segundos (3 edições por minuto) para poupar recursos.

As velocidades de edição dos bots podem ser ajustadas automaticamente com base na carga do servidor (atraso do servidor escravo de banco de dados) por meio do acréscimo de um parâmetro extra à sequência de consulta de cada URL solicitada; veja a documentação de maxlag no mediawiki.

Supervisão

A menos que o Bot informe publicamente que roda de modo autônomo, o operador deve permanecer disponível, ocasionalmente verificar as mensagens, e estar pronto para desligar o bot se ele não funcionar como desejado ou se receber reclamações. Se o operador não estiver disponível, o bot pode ser bloqueado até que quaisquer problemas sejam resolvidos.

Boas práticas

Por favor leia wikitech:Help:Toolforge/Developing successful tools para recomendações fortes que tornarão a vida mais fácil para você e para todo mundo no futuro!

Resumidamente:

  • Escolha uma licença
  • Publique o código
  • Tenha co-mantenedores
  • Escreva alguma documentação

Ver também