Eleições da Fundação Wikimedia/2017/Conselho/Candidatos

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2017/Board of Trustees/Candidates and the translation is 100% complete.
Info

A eleição terminou 11 junho 2017. Nenhum voto a mais será aceito.
Os resultados foram anunciados em 19 junho 2017. Por favor considere enviar quaisquer comentários sobre a eleição de 2017 na página de post mortem da eleição.

Essa página contém candidatos para as eleições do Conselho da Fundação Wikimedia. Membros do comitê de eleições, ou funcionários da Fundação Wikimedia, verificarão os requisitos para eleição baseados em critérios das wikis. Funcionários da fundação verificarão a identidade e depois verificarão requisitos dos candidatos baseados em critérios offline. Verificação de requisitos baseados na wiki e identificação serão identificados nessa página. Requisitos baseados em critérios offline serão verificados em uma etapa posterior.

Declarações enviadas por candidatos que não são elegíveis para concorrer nessa eleição serão arquivadas em uma subpágina

Declarações por quaisquer candidatos que retirem suas candidaturas serão arquivadas aqui

Os três indivíduos selecionados pela comunidade se unirão a esses membros do conselho:

Nome Idiomas Localização
Kelly Battles en-N Estados Unidos da América
Christophe Henner (Schiste) fr-N, en-4 França
Nataliia Tymkiv (NTymkiv (WMF)) uk-N, en-4, ru-4 Ucrânia
Jimmy Wales (Jimbo Wales) en-N Inglaterra
Alice Wiegand (Lyzzy) de-N, en-2 Alemanha

Chris Keating (The Land)

The Land (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Chris Keating
  • Pessoal:
    • Nome: Chris Keating
    • Idade: 36
    • Localidade: Londres
    • Idiomas: en-n, fr-1
Declaração Usarei o que aprendi quando fui presidente da Wikimedia UK para manter a WMF focada em sua missão e suas comunidades e para garantir que o Conselho seja aberto, disposto a ouvir e efetivo.

O movimento Wikimedia é primordialmente sobre comunidades. Nunca devemos cair na armadilha de pensar que a Fundação Wikimedia é somente sobre tecnologia.

Trabalho dentro das wikis Sou parte do movime nto Wikimedia há mais de 13 anos. Vi como se transformou de uma ideia maluca em uma realidade notável e vital, ao mesmo tempo que o resto da internet está preenchido com gifs de gatos, iscas para cliques e notícias falsas. Também vi como, quando o Conselho da WMF funciona bem, ele ajuda funcionários, afiliados e comunidades se juntarem em objetivos comuns - e os problemas que ele causa quando não funciona.

Iniciei a editar a Wikipédia em 2004 e me tornei um administrador na Wikipédia em inglês em 2006. A partir de 2007 por alguns anos meu foco foi melhorar artigos na enwiki sobre navios de guerra resultando em quatro artigos destacados na Wikipédia em inglês, recebem aproximadamente 160.000 visualizações por mês.

Escrevi ensaios no Meta sobre como a WMF deveria lidar com conversas com a comunidade, e sobre como devemos pensar sobre medir impactos. Se for eleito para o Conselho farei o meu melhor para ouvir meus próprios conselhos.

Como continuamos a construir as nossas comunidades, e como promovemos conteúdo diverso, de excelente qualidade, é a questão mais urgente que devemos abordar no processo de estratégia.

Trabalho offline para as wikis Tenho um histórico de realizar mudanças positivas nas organizações Wikimedia que perduram além de meus mandados. Entrei no conselho da Wikimedia UK em 2011. Em 2012 assumi como presidente para lidar com problemas sérios de governança que enfrentávamos no momento. Isso significou trabalhar com a WMF para revisar a governança da Wikimedia UK, implementar as mudanças e seguir em frente para desenvolver a nossa estratégia e impacto.

Já passei pelas maioria das situações mais difíceis para um membro do Conselho, como gerenciar a transição de um(a) Diretor(a) Executivo(a) ou ligar com graves desentendimentos no Conselho e os superar.

Liderei o desenvolvimento de treinamento para os membros do Conselho. Criei as duass primeiras oficinas de treinamento e ajudei a dar forma a Conferência Wikimedia para melhorar a governança de afiliados e programas.

Também participei de vários projetos de difusão GLAM e de educação, estabelecendo parcerias com instituições como a JISC e realizando editatonas em tópicos abrangendo desde a Primeira Guerra Mundial até cinema feminista.

Fora da Wikimedia, arrecadei fundos para diversas organizações sem fins lucrativos e voluntariei extensivamente para o partido Liberal Democrata do Reino Unido. Penso que essa perspectiva é valiosa ao pensar sobre o movimento Wikimedia.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: KTC (talk) 18:33, 9 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 05:36, 13 April 2017 (UTC)[reply]

Milos Rancic (millosh)

millosh (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Da próxima vez adicionarei algo vermelho (sobrancelhas?), para ser completamente RGB.
  • Pessoal:
    • Nome: Milos Rancic
    • Idade: 43
    • Localidade: Belgrado, Sérvia
    • Idiomas: sr (hr, bs, sh), en-3; (reading skills) ru-3, mk-2, sl-2, bg-2, uk-2, be-2; (wouldn't die of hunger and thirst): pl, cz, sk, it, de, pt, es, ca, nl, da, sv, nb; (would have limited diet): cy, el, fr, ga, gug, he, hu, sw, tr, vi
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: Dezembro de 2003
    • Wikis ativo: Meta (historicamente: Todos os projectos em Sérvio, Wikcionário em Serbo-Croata, a maioria dos projetos em inglês, especialmente Wikinotícias e Wikipédia)
Declaração A próxima grande coisa para o nosso movimento deve ser democratização, integração de editores não organizados e solidariedade no movimento.

Ao me eleger, além de me dar responsabilidades de membro do Conselho, estarás me dando poder simbólico de não ao menos propor essas questões mas também trabalhar nelas.

Trabalho dentro das wikis Sou membro do comitê de línguas desde 2008, fui responsável por ajudar pequenas comunidades a criarem projetos Wikimedia em suas próprias línguas.

Como um (antigo) steward resolvi diversas questões complexas em várias wikis, dando àqueles projetos uma chance de florescer e se tornar parte importante de suas próprias sociedades.

Em alguns aspectos, minhas contribuições on wiki tem sido estruturais, incluindo participação ativa na criação da Proposta de Política de Idioma e a Política de Fechamento de Projetos e em introduzir administradores globais etc.

Em 2004 iniciei a criação da comunidade da Wikipédia em sérvio. Durante os anos seguintes trabalhei em construir comunidades ao redor dos outros projetos Wikimedia em sérvio. Fui um administrador e burocrata na maioria dos projetos em sérvio (e também um verificador na Wikipédia). Contribui significativa na Wikinotícias em sérvio e Wikcionário em sérvio e em servo-croata e a um grau menor para muitos outros projetos, incluindo Wikipédia e Wikinotícias em inglês.

Trabalho offline para as wikis Eu fui um co-fundador da Wikimedia Serbia, o quinto capítulo Wikimedia, em 2005, fui seu primeiro presidente e ex membro de seu Conselho. Além de criar a organização, a minha contribuição mais significativa para a WMRS foi trabalho em sua profissionalização e em estabelecer seus escritórios entre 2009 e 2012.

Em vários papéis dentro da WMRS, organizei uma proto-Conferência Wikimedia em 2006 assim como algumas conferências regionais que eventualmente se tornaram Europa Central e Oriental Wikimedia.

Minha última contribuição ao movimento Wikimedia foi como iniciador e incitador do AfroCROWD, o projeto que aspira incorporar Negros dos Estados Unidos ao movimento Wikimedia. Eu procurei a Alice porquê sabia que ela é uma ativista negra por conteúdo aberto, envolvida profundamente em trabalhos com vários grupos etnolinguísticos de americanos de descendência africana e eduquei ela sobre a diferença de participação em grupos culturais em edição e conteúdo na Wikipédia.

Estou pessoalmente contribuindo para algumas partes do nosso movimento, como dando servidores e manutenção para os sites da Wikimedia Serbia e AfroCROWD através de minha pequena empresa.

Fui membro dos comitês de Afiliações, Pesquisa e Nomeações.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 05:08, 11 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 23:45, 17 April 2017 (UTC)[reply]

Dariusz Jemielniak (pundit)

pundit (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Dariusz Jemielniak ("pundit") na Wikimania no México em 2015
(crédito da foto: Victor Grigas)
  • Pessoal:
    • Nome: Dariusz Jemielniak
    • Idade: 42
    • Localidade: Warsaw (Poland) / Cambridge, MA (USA)
    • Idiomas: pl-N, en-4, ru-1.5, de-1, ja-0.1
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 2006
    • Wikis ativo: pl-wiki, meta, en-wiki, commons
Declaração Os papéis de steward, verificador, administrador, presidente do CDF, membro do conselho me ensinaram que precisamos de membros do conselho que se comunicam com a comunidade, são construtivos mas capazes de falar com franqueza, possuem experiência, buscam consenso no movimento, trazem grande perícia. Eu de fato provei ter essas características, por isso peço a reeleição.
Trabalho dentro das wikis Experiência dos papéis como steward/verificador/administrador/burocrata/ommbudsman/CDF (presidente). Minhas edições sofreram bastante durante meu primeiro mandado como membro do Conselho (o único eleito pela comunidade ainda no Conselho), mas ganhei a experiência necessária para o trabalho. Meu plano inicial sobre o trabalho no Conselho e e como as coisas de fato aconteceram estão aqui. Fiz muitos trabalhos distintos (RH, recrutamento da diretora executiva, governança). As características wiki que tenho que o Conselho precisa:
  • Sou colaborativo (provei que outros membros do Conselho podem trabalhar comigo),
  • Sou capaz de defender algo (resisto pressão e pensamento de grupo e eu falo: eu votei "não" quando os outros votaram "sim" - precisamos de membros do Conselho assim, para evitar desastres como SuperProtect, que eu ajudei a remover, ou a crise de liderança do ano passado. Essa é uma característica de caráter crucial (e incomum): ser capaz de expressar as preocupações quando outros estão calados ou lhe desincentivando,
  • Eu acredito em comunicações com a comunidade (fiz o melhor possível durante a crise em 2015/2016, algumas vezes contra conselhos e pressão de companheiros, eu co-liderei uma iniciativa para adicionar transparência aos deveres do Conselho e ser mais abertos, etc.)

Os dois anos no conselho foram uma experiência de rápido aprendizado em tempos difíceis. Tendo passado por isso, estou bem colocado para construir em cima dessa experiência e evitar erros de principiante (que eu também, certamente, cometi enquanto ganhava cabelos brancos). Agora quero ajudar o movimento a se tornar mais democrático, externamente e internamente amigável e nos ajudar a retomar foco estratégico tal que a Wikimedia nunca se torne irrelevante.

Trabalho offline para as wikis Eu sou um professor pleno de gerenciamento (um dos mais jovens no campo na Polônia) na NeRDS e professor associado no Centro Berkman-Klein para Internet e Sociedade em Harvard. Eu escrevia etnogravia da Wikipédia (Conhecimento comum? Imprensa da Universidade de Stanford - ele ganhou o prêmio Dorthy Lee de 2015, entre outros), e publiquei artigos acadêmicos sobre a Wikipédia além de artigos de opinião em revistas (Slate, The Daily Dot, The Chronicle of Higher Education, etc.). Eu já fui professor visitante em Cornell, Harvard, Berkeley, MIT. Meus projetos atuais de pesquisa envolvem governança de software livre (projetos OpenHub) e construção de comunidades online em movimentos alterscience e Faça-você-mesmo-ciência. Eu compreendo como movimentos participativos de boa vontade podem escorregar em tensões organizacionais e burocracias e espero que consiga evitar isso. Mais sobre o meu trabalho pode ser lido na wiki.

Tenho experiência do Conselho de outra organização com tamanho e orçamento semelhantes:Centro de Ciências de Copérnico. Aconselhei sobre estratégia profissionalmente. Também desenvolvi e vendi 3 startups de internet (mas não, não sou típico do Vale do Silício, nem perto ;)

Minha experiência tendo crescido em um regime com censura e frugalmente (aproximadamente 30 USD por mês) me ajudou a compreender o mundo fora da bolha ocidental. Pelos últimos 4 anos fui membro honorário do comitê polonês da Parada do Orgulho. Como hobby pratico krav-maga (e sou um instrutor licenciado por Israel), mas jamais bati em uma pessoa fora de treinamento e só muito raramente fico zangado - possivelmente devido a um alto limiar de estresse.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 16:53, 11 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 05:51, 13 April 2017 (UTC)[reply]

James Heilman (Doc James)

Doc James (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Na Wikimania México em 2015 (crédito: Victor Grigas)
  • Pessoal:
    • Nome: James Heilman
    • Idade: 37
    • Localidade: British Columbia, Canadá
    • Idiomas: Inglês, francês
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 2007/2008
    • Wikis ativo: Principalmente na enwiki, Commons, WV e Meta mas também outros como parte de esforços de traduções médicas
Declaração Para alcançar o objetivo de conhecimento livre precisamos trabalhar juntos como iguais, encontrar os nossos objetivos em conjunto e manter as nossas independência. O Conselho precisa de membros que compreendam nossas comunidades. Depois de mais de 10 anos e 210.000 edições em mais de 110 projetos atendi a essa necessidade.
Trabalho dentro das wikis Nossas comunidades de edição são únicas e como elas funcionam é geralmente mal compreendido. Essa compreensão só pode ser ganha sendo extensivamente e consistentemente envolvido por muitos anos. Como editor ativo, tenho uma excelente compreensão sobre os nosso valores e funcionamento interno. Sou administrador na Wikipédia em inglês desde 2010.

Enquanto meus trabalhos online se forcaram em desenvolver conteúdo médico eu também me ajudei a construir a ferramenta de detecção de cópia e cola conhecida como CopyPatrol, trabalhei em questões referentes a edições pagas clandestinas, falei a favor de nosso direito de hospedar conteúdo licenciado abertamente e ajudei a reunir e trazer o Wikivoyage como um projeto irmão.

Em 2011 iniciei o projeto de tradução médico, inicialmente colaborando com os Tradutores Sem Fronteiras e depois com Rubric e a Wikimedia Taiwan se juntando aos esforços. Esses esforços resultaram na tradução de mais de 5 milhões de palavras com trabalhos acontecendo em mais de 100 idiomas.

Trabalho offline para as wikis A WMF está em uma posição melhor hoje do que quando fui eleito para o Conselho em 2015. Isso é em parte resultado de meus esforços para defender os nossos valores de transparência e de tomada de decisões democraticamente. Sucessos incluem a reversão da superproteção e a substituição de nossa Diretora Executiva com uma que é mais apropriada para o nosso movimento.

Outros esforços no movimento incluíram ser um membro fundador da Wikimedia Canada (WMCA) em 2010 e Fundação Wiki Projeto Med (WPMEDF) em 2012. Estou atualmente no Conselho da WMCA e presidente da WPMEDF.

Em colaboração com a Wikimedia Suíça eu ajudei a desenvolver aplicativos médicos offline. Atualmente temos versões em 10 idiomas com mais de 150.000 downloads dos quais ~80% são de países de renda média ou baixa. Esses aplicativos estão alcançando a população que nosso conteúdo online tem dificuldades para alcançar. Trabalho adicional com a equipe da Fundação Wikimedia permitirá em breve capacidades adicionais para funcionamento offline do aplicativo Android.

Eu pesquisei em publiquei sobre a Wikipédia em periódicos com revisão por pares, além de falar da importância do que fazemos. Isso incluiu fazer apresentações em conferências acadêmicas, falar com a imprensa e dar aulas a estudantes. Me envolvi com colaborações com várias organizações de pensamento semelhante, incluindo periódicos acadêmicos, a Organização Mundial de Saúde e a Universidade da California em São Francisco.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 21:08, 19 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 23:45, 17 April 2017 (UTC)[reply]

Abbad Diraneyya (عباد ديرانية)

عباد ديرانية (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Abbad fazendo trilha entre as impressionantes colinas da Reserva da Biosfera de Dana.
  • Pessoal:
    • Nome: Abbad Diraneyya
    • Idade: 20
    • Localidade: Amán, Jordânia
    • Idiomas: Árabe (nativo), inglês (fluente), alemão e francês (limitados)
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 2009
    • Wikis ativo: Wikipédia em árabe (primária), Wikipédia em inglês e Commons (ocasionalmente)
Declaração O que tenho a oferecer é simplesmente outro conjunto rico de experiências e, espero, um pouco de uma nova perspectiva que vêm de uma região subrepresentada do mundo. Como outro Wikimedista dedicado, carrego diversas ideias e esperanças sobre o nosso futuro que tive o desejo de comunicar, mas que prefiro não afirmar que vou usá-las para mudar tudo do nosso movimento para o melhor. Se for possivelmente escolhido, eu serei somente outro membro do conselho desempenhando suas tarefas e agradecidamente contribuindo com esta excelente comunidade.
Trabalho dentro das wikis Eu fiz a minha primeira edição a um artigo da Wikipédia há mais de dez anos, quando eu era um pequeno estudante que estava decepcionado sobre quão poucos recursos ele podia acessar em sua própria língua. Desde então, a Wikipédia me criou, me educou e me ajudou a crescer e compreender o mundo muito melhor; ela me ensinou como ser subjetivo, respeitoso e levar a imparcialidade tão longe quanto possível em literalmente todos assuntos.

Meu trabalho se foca em editar conteúdo e criar artigos longos e extensivamente pesquisados. Até agora, contribui com mais de mil artigos na Wikipédia em árabe, quase 60 destes foram nomeados como bons ou destacados. Eu tenho muitas contribuições para Wikiprojetos irmãos também, tendo ajudado a fundar ar-Wikiversidade e criando muito conteúdo no Wikilivros e Wikinotícias entre outros. Mais cedo este ano, eu terminei e publiquei eletronicamente meu primeiro livro Hikayat Wikipedia (A história da Wikipédia), que foi visto e baixado por alguns milhares de pessoas. Também faço bastante trabalho logístico. Fui um embaixador online para o programa de Wikipédia na Educação (Egito), um coordenador de Bibliotecas da Wikipédia (idioma árabe) e um voluntário OTRS em vários momentos. Em 2017 eu ajudei a facilitar a discussão de estratégia na comunidade Árabe como um coordenador de estratégia.

Trabalho offline para as wikis Eu fui um cofundador da Wikimedia Levante, um dos primeiros afiliados Wikimedia a aparecer na região que fala árabe. Antes disso eu participei como um dos primeiros embaixadores do Programa de Wikipédia na Educação na Jordânia, e ajudei a introduzir Wiki Loves Monuments para a Jordânia e Síria, em meio a guerra, em 2013 e 2014. Depois de lançar a Wikimedia Levante, servi como vice diretor da WikiArabia, uma conferência regional com participantes de aproximadamente vinte países, que foi realizadas em Amman em março de 2016. Também tive o prazer de ir a Wikimania em Hong Kong e Londres, além de alguns outros eventos wiki internacionais. Atualmente estou ativamente instruindo e ajudando estudante de minha universidade contribuírem para novos artigos na Wikipédia.
Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Ruslik (talk) 08:26, 15 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 00:54, 20 April 2017 (UTC)[reply]

María Sefidari (Raystorm)

Raystorm (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
María Sefidari.
  • Pessoal:
    • Nome: María Sefidari
    • Idade: 34
    • Localidade: Madrid, Espanha
    • Idiomas: Espanhol(natio), inglês (fluente), francês (intermediário), italiano (compreensão básica), catalão (compreensão básica), Python (aprendendo!), português (compreensão básica)
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 5 de março de 2006
    • Wikis ativo: Wikipédia em espanhol (administradora e burocrata) principalmente, esporadicamente também nda Wikipédia em inglês (revisora), Commons e Wikidata.
Declaração ¡Hola! Dediquei meu tempo como Vice Presidente para levar a WMF de volta ao caminho que empodera a nossa comunidade para trazer conhecimento livre ao mundo. Como uma Wikimedista experiente, eu sei que nosso trabalho não está terminado - e aspiro para continuar a colocar a minha experiência, motivação e habilidades a serviço de nosso Movimento.
Trabalho dentro das wikis Eu sou uma Wikimedista há muito tempo, principalmente criadora de conteúdo. Edito a Wikipédia há mais de 11 anos, comecei na Wikipédia em inglês (aonde escrevi um artigo destacado) e então me voltei para a Wikipédia em espanhol aonde contribui significativamente para 14 artigos destacados e sou administradora e burocrata desde 2007.

Também contribuo com o Commons e a Wikidata. Estou atualmente a realizar o desafio #100wikidias - e até agora vai tudo bem. Também tenho um bot arquivador, RaystormBot.

Participei de múltiplas iniciativas de múltiplos projetos - fundei com sucesso o Wikiprojeto LGBT espanhol e organizei diversos concursos de edição como Mulheres da ONU e a Wikipédia, Mulheres Iberoamericanas e 100 mulheres da BBC. Meu compromisso é ajudar as vozes subrepresentadas estejam presentes em nossos projetos e consideras a nível do conselho e trabalho para isso todos os dias.

Trabalho offline para as wikis Sou a vice-presidente do Conselho da Fundação Wikimedia. Eu coltei ao conselho provavelmente em seu ponto mais baixo no começo do ano passado e trabalhei com outros membros para melhorar a situação. Desde então nomeamos uma nova Diretora Executiva, iniciamos o processo de Estratégia do Movimento, trabalhamos para aumentar a transparência, tornamos o combate ao assédio uma prioridade, e aprovamos a resolução de impacto ambiental.

O Conselho está em condição muito melhor agora. Mais ainda há trabalho a fazer, mas estamos a caminho de estar à aultura das expectativas. Eu acredito em cooperação, em escutar e incluir todos os pontos de vista, compreender a raiz dos problemas e encontrar e em chegar a acordos para avançar.

A diversidade de nosso movimento é importante para mim e sempre trabalhei nessa direção. Antes de participar do Conselho fui Tesoureira do Comitê de Afiliações, quando introduzimos grupos de usuários. Também fui membro do do comitê IEG e apoioIberocoop desde a criação.

Fui uma da fundadoras e primeira vice-presidente da Wikimedia España. Cofundei e sou conselheira do Wikimujeres. Também sou conselheira do Conhecimento de quem? Ajudo regularmente com eventos em Madrid.

Ensino no Mestrado de uma Universidade espanhola sobre Comunicações, Cultura e Cidadania Digitais.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Ruslik (talk) 20:55, 16 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 00:54, 20 April 2017 (UTC)[reply]

Peter Gallert (Pgallert)

Pgallert (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Peter na WikiIndaba, a reunião de Wikimedista africanos, em 2017
  • Pessoal:
    • Nome: Peter Gallert
    • Idade: 46
    • Localidade: Windhoek, Namibia
    • Idiomas: de-N, en-4, af-2
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 2008
    • Wikis ativo: Principalmente na Wikipédia em inglês. Eu documentei parte do meu trabalho no Meta e no Commons e tenho algumas dúzias de contribuições em diversas outras wikis.
Declaração A Fundação precisa de um Conselho que seja transparente, honesto, e aberto para poder ganhar credibilidade do recurso mais valioso da companhia, os editores. Eu estou me candidatando para manter esses valores e defendê-los. Eu tenho competência para realizar o trabalho, e estou pronto para ser responsabilizado.
Trabalho dentro das wikis Eu edito artigos sobre a Namibia há alguns anos. Enquanto meu número de edições (aproximadamente 17 mil em todos os projetos) é baixo comparado com outros candidatos, por favor consulte os resultados. Acredito que consegui mudanças positivas na cobertura da política, geografia e história da Namibia.

Provavelmente sou mais conhecido pelo experimento de citações orais, um esforço controverso para convencer editores a permitir citações orais de forma a acomodar os requisitos de sociedade cujo principal modo de transferência de conhecimento é oral.

Eu conhecia todos os editores Namíbios regulares em pessoa e fui as primeiras reuniões em pessoas de Wikimedistas na Namibia. Infelizmente cabemos em uma mesa, um sinal de quão difícil é popularizar projetos da Wikimedia no sul da África. Isso apesar de todas oficinas e trabalhos universitários que organizei, e do apoio de instituições externas. Veja o Signpost de dezembro de 2016 para reflexões sobre as dificuldades.

Trabalho offline para as wikis Fiz apresentações em várias conferências, fui a Wikimania (4x) e WikiIndaba (2x) e organizei uma editatona e várias atividades de difusão. Eu também tenho publicações acadêmicas sobre a Wikipédia, seu papel para o conhecimento humano, sua abordagem para repositórios escritos e orais de conhecimento, seu relacionamento conflituoso com conhecimento de pessoas nativas e as comunidades que o abrigam, além de outros aspectos. Para três de meus projetos de pesquisa recebi subvenções ("grants") da Fundação, e escrevi par o blog Global da WMF assim como para o "Signpost". Minha página de usuário contém uma lista razoavelmente grande de eventos em que me envolvi, e links para vídeos, apresentações e páginas da web sobre o meu trabalho.

Ensino redes de computadores na Universidade de Ciência e Tecnologia da Namibia e ocupei várias posições de gestão em minha universidade por quase uma década. Dessa exposição eu adquiri experiência com:

  • gerenciando e dirigindo o processo de contratação e escolhendo possíveis candidatos,
  • lendo e compreendendo documentos em jargão legal,
  • entregando produtos da qualidade esperada nos prazos estabelecidos,

habilidade que estou disposto a compartilhar com o Conselho, caso tenham confiança em mim.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Mardetanha talk 19:48, 19 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 20:15, 20 April 2017 (UTC)[reply]

Yuri Astrakhan (yurik)

yurik (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Yuri Astrakhan (yurik)
(crédito: Matthew Roth)
  • Pessoal:
    • Nome: Yuri Astrakhan
    • Idade: 40
    • Localidade: Nova York
    • Idiomas: Russo-N, inglês-4, francês-1
Declaração O conteúdo e a comunidade fizeram a Wikipédia ter sucesso, mas nenhum deve ser dados como garantidos. Uma comunidade feliz precisa maneiras melhores de interagir, gerenciar e criar. Conteúdo bom precisa envolver os leitores, ser interativo e fácil de compreender. Meu trabalho técnico e comunitário ajudará na eficácia e foco do Conselho.
Trabalho dentro das wikis Contribuo com o MediaWiki como desenvolvedor voluntário a muitos anos, inicialmente criando a API do MediaWiki em 2006. Até pouco tempo, trabalhei na WMF, liderando a Wikipédia Zero e esforços interativos de engenharia. Sou um dos cinco maiores contribuidores de código ao MediaWiki.

Na WMF, trabalhei em adicionar mapas interativos a arquivos, e colaborei com muitas comunidades para melhorar essa nova tecnologia.

Como voluntário, criei a tag <graph> que foi destacada no Signpost (GSP exemplo, céu norturni, graph template collection). Também criei dados tabulares comuns, permitindo que as wikis reusem conteúdos além de imagens, abrindo caminho para predefinições multilíngues compartilhadas.

Eu sinto que o Wikiverso se tornou complacente com o nosso sucesso, e precisa de foco para continuar melhorando. Assim como apresentações interativas em museus, nosso conteúdo precisa ser envolvente, cheio de media interativa e focado em aprendizado. Acredito que o conteúdo na Wikipédia é "estático" demais, e com frequência não conta uma história envolvente.

Leitores precisam interagir para aprender melhor. Editores precisam de boas ferramentas para criar e gerenciar conteúdo e para cooperar facilmente com outros. Vamos colocar as necessidades dos editores em primeiro lugar, concentrar em lista de pedidos e não tentar substituir aos editores com algoritmos.

Trabalho offline para as wikis Regularmente participo e apresento em eventos comunitários da Wikimedia ou da OSM, incluindo Wikimania, as conferências de desenvolvedores (hackathons), e as reuniões locais de onde vivo na cidade de Nova York. Eu fiz apresentações em diversas conferências relacionadas a Wiki ou de aprendizado em geral na Armênia, Ucrânia, Rússia, e EUA. Me esforço para educar pessoas sobre os valores que a Wikipédia representa, a forma como funciona e o valor que traz para o mundo.

Fora do Wikiverso, eu costumava trabalhar como Diretor Tecnologia da uma firma de investimento, prestei consultoria de tecnologia para diversos bancos, fui ao Burning Man por anos, e hospedei couchsurfers. Gosto de fazer trilhas, acampar, fogueiras e violões, além da vida urbana. Recentemente fui contratado pela Elastic, a desenvolvedora da tecnologia open source por trás da busca da Wikipédia. Lá, continuei melhorando tecnologias de cartografia feitas para a Wikipédia.

Minha esposa encoraja meu hábito wiki, mas com exceção de eventos especiais, tento manter um equilíbrio entre o tempo de trabalho/voluntário/família.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: KTC (talk) 00:20, 20 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 00:54, 20 April 2017 (UTC)[reply]

Abel Lifaefi Mbula (BamLifa)

BamLifa (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes do(a) candidato(a)
 
Ainda trabalhando duro
  • Pessoal:
    • Nome: Abel Lifaefi Mbula
    • Idade: 25
    • Localidade: Kisangani, República Democrática do Congo
    • Idiomas: Francês (próximo a nativo), inglês (profissional), lingala (nativo)
  • Editorial:
    • Wikimediano(a) desde: 2015
    • Wikis ativo: fr.wikipedia (primário), en.wikipedia, meta-wiki, commons, ln.wikipedia (ocasionalmente)
Declaração Mais de 10 anos desde que o movimento Wikimedia começou. Mas, ainda ... os aspectos específicos de comunidades dos países africanos (negros) e outros países do sul são rotineiramente ignorados durante os processos de decisão da Wikimedia sobre suas estratégia. É uma verdadeira desvantagem que não permitirá ao movimento alcançar seu objetivo final, que é o compartilhamento de conhecimento. Por isso quero ser a voz dessas comunidades "desfavorecidas" no conselho.
Trabalho dentro das wikis Como quase todos, comecei a contribuir à Wikipédia em diferentes endereços de IP desde 2008. Minhas contribuições não eram pontuais. Desde 2015, contribuo ativamente para a Wikipédia em Francês juntamente com o Commons. Minhas contribuições não terminam ali. Também contribuo para a Wikipédia em inglês, em lingala (a língua nacional da República Democrática do Congo), na Meta-Wiki, etc.

Tenho conhecimentos em computação mas vou e venho. Às vezes trabalho em dar boas vindas a novos usuários (ah, como gosto de ajudá-los a dar seus primeiros passos!) ou em projetos de tradução (principalmente inglês, francês e lingala). Os projetos de melhorias a enciclopédia me interessam em especial. Então dedico meu tempo a essas dissecações, releituras, adição de infoboxes, etc. Também patrulho para ver o que mudou na enciclopédia desde minha última visita. Sem esquecer dos vários projetos relacionados à África: Afripedia, Wiki Indaba, Kiwix, etc.

Trabalho offline para as wikis Como professor, ensino aos meus estudantes uma introdução a Wikipédia. Educo pessoas sobre essa enciclopédia, respondo a perguntas (as vezes difíceis, como se a Wikipédia é confiável), para convencê-los sobre o potencial da Wikipédia e seus projetos irmãos.

Vivendo em um país aonde as pessoas tem um acesso difícil a internet, trabalho ativamente para que todos tenham acesso a Wikipédia através de software Kiwix. Desde 2015, a maioria de meus estudantes e outros estão usando esse software e estão bem satisfeitos com ele. Eu penso sobre como permitir a maioria da população desfavorecida tenham acesso a Wikipédia. Pergunto-me se é uma boa se unir ao projeto do Facebook de internet gratuita na África. Outros projetos que estou planejando são encorajar africanos em geral e congolenses em específicos a traduzir a Wikipédia em suas línguas locais, enviar seus patrimônios ao Commons, etc.

Verificação Verificação realizada pelo comitê de eleições ou pelos funcionários da Fundação Wikimedia.
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Ruslik (talk) 19:11, 20 April 2017 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Jalexander--WMF 19:09, 20 April 2017 (UTC)[reply]