Eleições da Fundação Wikimedia/2017/Conselho

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2017/Board of Trustees and the translation is 100% complete.
Info

A eleição terminou 11 junho 2017. Nenhum voto a mais será aceito.
Os resultados foram anunciados em 19 junho 2017. Por favor considere enviar quaisquer comentários sobre a eleição de 2017 na página de post mortem da eleição.

As Eleições de 2017 para o Conselho será entre 1 a 14 de maio de 2017. Membros da comunidade Wikimedia terão a oportunidade de eleger três candidatos para mandados de três anos que expirarão em 2020. O Conselho é a autoridade máxima da Fundação Wikimedia uma organização sem fins lucrativos registrada nos Estados Unidos sob o estatuto 501(c)(3). A Fundação Wikimedia gerencia diversos projetos como a Wikipédia e o Commons.

O Comitê de Eleições anunciará os resultados até 21 de maio de 2017. Resultados detalhados estarão disponíveis.

Informações para os Eleitores

Requisitos

Editores

Podes votar de qualquer conta registrada que possui em uma wiki da Wikimedia. Só podes votar uma vez, independentemente de quantas contas possuir. Para poder votar, essa conta deve:

  • não estar bloqueada em mais de um projeto;
  • e não ser um bot;
  • e ter ao menos 300 edições antes de 1 de abril de 2017 em todas as Wikis da Wikimedia;
  • e ter realizado ao menos 20 edições entre 1 de outubro de 2016 e 1 de abril de 2017.

A ferramenta de verificação dos requisitos para votar pode ser usada para verificar rapidamente os requisitos básicos para poder votar.

Desenvolvedores

Desenvolvedores podem votar se:

  • São administradores de servidores Wikimedia com acesso shell;
  • Ou possuem acesso para realizar commits e possuem ao menos uma commit mesclada ao git de repositórios da Fundação Wikimedia entre 1 de outubro de 2016 até 1 de abril de 2017.
Funcionários e contrtados da Fundação Wikimedia

Funcionários e contratados atuais da Fundação Wikimedia podem votar se estavam empregados na fundação em 1 de abril de 2017.

Funcionários e contratados dos afiliados ao movimento Wikimedia

Atuais funcionários ou contratados de Capítulos Wikimedia, organizações temáticas ou de grupos de usuários podem votar se estiverem empregados em 1 de abril de 2017.

Membros do Conselho da Fundação Wikimedia, membros consultivos do conselho e membros do CDF

Atuais e antigos membros do Conselho da Fundação Wikimedia, do Conselho Consultivo da Fundação Wikimedia e do Comitê de Disseminação de Fundos podem votar.


Informações aos candidatos

A seleção de novos membros do conselho deve estar em conformidade com o dever de cuidado do conselho da Fundação Wikimedia. O Conselho deve agir de forma sensata, diligente, de maneira esclarecida e com o cuidado que uma pessoa razoável usaria em circunstâncias semelhantes. Este dever de cuidado, por exemplo, aplica-se á cuidadosa seleção de pessoas qualificadas para fazer parte do conselho que não tragam má-reputação ao conselho.

Aqueles considerando uma candidatura são instados a lerem o Livro de mão do Conselho da Fundação Wikimedia antes de se candidatarem.

Funções e responsabilidades como membro do Conselho

O Conselho é responsável pela supervisão das operações da Fundação Wikimedia. Bons membros do conselho permitem uma gestão do(a) Diretor(a) Executivo(a) e da equipe da fundação. Eles não gerenciam a organização eles mesmo ou interferem em operações cotidianas. O papel de supervisão do Conselho inclui tomada de decisões, monitoramento e liderança.

Essas responsabilidade incluem:

  • Tomar decisões sobre a visão, estratégia, objetivos e políticas de alto nível para a organização;
  • Monitorando a performance, riscos, finanças e "compliance" da Fundação Wikimedia;
  • Assessorar o(a) Diretor(a) Executivo(a) e funcionários, aproveitando a experiência e conhecimentos apropriados dos membros do conselho; e
  • Articular e comunicar os objetivos da Fundação Wikimedia para a comunidade Wikimedia e o público em geral.

Membros do conselho devem manter a integridade legal e ética da organização, recrutar e orientar novos membros do conselho e cultivar diversidade no conselho.

Aprenda mais sobre o papel do Conselho no Livro de Mão do Conselho da Fundação Wikimedia.

Pré-requisitos para a candidatura

Para serem elegíveis, os candidatos devem estar dispostos e serem capazes de cumprir com os deveres do conselho e comitê de serviço, incluindo gastar o tempo e energia necessários para conduzir inquérito sobre questões relevantes, tomar decisões de boa fé e participar regularmente de reuniões do conselho. Os requisitos de elegibilidade para os candidatos são os mesmos que para os votantes (ver voter requirements), com os seguintes requisitos adicionais:

  • Você não pode ter sido condenado por um crime grave ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude; e
  • Você não deve ter sido removido de uma posição em uma organização sem fins lucrativos ou de outra empresa por causa de má gestão ou má conduta; e
  • No momento da nomeação ou eleição, você não pode ser banido ou bloqueado em qualquer projeto Wikimedia, por um período de 30 dias ou mais; e
  • Você deve divulgar publicamente o seu nome real na sua apresentação de candidato (as identidades dos membros do Conselho são uma questão de registo público, não é possível preencher um posto no Conselho anonimamente ou sob um pseudônimo); e
  • Ter no mínimo 18 anos e ser maior de idade em seu país de origem; e
  • Apresentar prova da sua identidade para a Fundação Wikimedia (veja abaixo).

Como enviar sua candidatura

Se és elegível, podes apresentar tua candidatura da seguinte forma:

  1. Escreva uma breve declaração de não mais de 250 caracteres (sem incluir espaços) descrevendo a si mesmo e seus motivos para concorrer. Essa declaração será apresentada diretamente na cédula de votação para todos os eleitores e receberá prioridade de tradução. Não podes usar suas declarações de candidatos para direcionar para listas de apoios ou outras páginas de plataforma e não podes se candidatar como uma chapa com outros candidatos.
  2. Escreva dois resumos breves de não mais de 200 palavras descrevendo o seu trabalho em projetos Wikimedia e seu trabalho offline para a Wikimedia.
  3. Envie resumos entre 00:00 de 7 de abril de 2017 (UTC) e 23:59 20 de abril de 2017 (UTC). Sua declaração só pode ser modificada até 3 anos após submetida ou até o fim do período de nomeação as 23:59 de 20 de abril de 2017 (UTC), exceto para correções pequenas (por exemplo, correções ortográficas) ou tradução. Qualquer adição ou mudanças feitas depois deste limite serão marcadas com horário e apresentadas separadamente do resumo original e só serão apresentadas a eleitores se forem traduzidas para os mesmos idiomas que o resumo original. Tenha em mente que publicações mais cedo permitem um maior tempo para traduções até mais idiomas e candidaturas apresentadas na data limite ou pouco antes podem não ser traduzidas para tantos idiomas.
  4. Apresente prova de sua identidade para a Fundação Wikimedia até 23:59 de 20 de abril de 2017 (UTC). Serás contatado privadamente por um membro do comitê de eleições com mais informações sobre como atender esse requisito quando se listar como candidato.

Os candidatos que não cumpram com os requisitos e prazos acima serão desclassificados.

Enviando uma prova de identidade à Wikimedia Foundation

Os candidatos para esta posição devem apresentar prova de identidade e evidência da sua idade como condição da sua candidatura. Esta prova poderá ser fornecida em qualquer das seguintes formas:

  • Cópia ou digitalização da tua carta de condução
  • Cópia ou digitalização do teu passaporte
  • Cópia ou digitalização de qualquer documento oficial que indique o teu nome e idade.

Isto pode ser enviado para a WMF em qualquer das seguintes maneiras:

  • via e-mail para secure-info wikimedia.org
  • via fax para +1 (415) 882-0495 (caso fizer isto, envie um e-mail para secure-info wikimedia.org para avisá-los que há um fax vindo).
  • via correio para:
Wikimedia Foundation Inc.
ATTN: JAMES ALEXANDER
149 New Montgomery Street, 5th Floor
San Francisco, CA 94105
USA
  • Note-se que não é recomendado por correio postal. Não se fazem excepções se a documentação de um candidato não é depositada dentro do prazo de candidaturas de 23:59 de 20 de abril de 2017 (UTC) nos escritórios da WMF.

Perguntas aos Candidatos

A comunidade é convidada para perguntar aos candidatos durante o período de nomeação na página de perguntas. Ao fim do período de nomeação o Comitê de Eleições vai arranjar essas perguntas para agrupar perguntas com temas semelhantes juntas e tu serás convidado para responder essas perguntas diretamente na página wiki. Encorajamos que responda a essas perguntas o quanto antes para permitir traduções tal que suas respostas sejam lidas por eleitores que não falem inglês.

O comitê decidiu que as seguintes perguntas serão feitas por serem perguntas que foram comuns em eleições passadas. Podes querer pensar nas respostas agora tal que tenhas uma resposta pronta durante o período de respostas.

  • Porque pensas que será um bom candidato para um lugar no Conselho
  • Há alguma conexão entre o seu emprego (ou outro interesse financeiro) e a posição no Conselho?

Se for o caso, por favor descreva como podes garantir que isso não vai interferir.

  • Eu acho que o Conselho deve ser focar em: (no que acreditas que o Conselho deve se focar)

Organização

Cronograma

  • 20 de abril: data limite para envios de candidaturas e comprovação de identidade
  • 21 de abril a 1° de maio: Perguntas e discussão entre os candidatos e a comunidade
  • 1° a 14 de maio: Votação
  • 15 a 19 de maio: Contagem dos votos
  • 20 de maio: Data meta para anunciar os resultados