Fundação Wikimedia

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation and the translation is 88% complete.

Sobre a Fundação

A Fundação Wikimedia (WMF) é uma organização sem fins lucrativos registrada nos Estados Unidos, hospedando sites da Web conhecidos como “projetos Wikimedia”, tais como Wikipédia e Wikinotícias, assim como este site da Web, Meta-Wiki. A Fundação Wikimedia é governada por um Conselho de Administração. A sua sede está localizada em São Francisco, Estados Unidos. A informação oficial sobre a Fundação Wikimedia pode ser encontrada no site da Web da Fundação: wikimediafoundation.org.

Conselho de Administradores

O Conselho de Administradores da Fundação Wikimedia gere a fundação e supervisiona a disposição e solicitação de donativos. O 'Conselho' é a autoridade corporativa final da Fundação Wikimedia, Inc. (artigo IV, secção 1 dos estatutos da Fundação Wikimedia). A lista de membros atual e a informação de contacto podem ser encontradas em Fundação Wikimedia - Conselho de Administradores

Consulte também a história do 'Conselho de Administradores' e um gráfico, ilustrando os assentos do 'Conselho' ao longo do tempo.

O Manual do Conselho da Fundação Wikimedia fornece uma visão geral da função do Conselho e das suas funções. A wiki da Fundação possui listas das suas reuniões passadas e futuras (com atas), e as suas resoluções.

Organização

Canais de discussão

A Fundação Wikimedia é gerida graças à utilização de:

  • Meta-Wiki, para discussão e organização de todas os problemas públicos. Esta wiki é inteiramente pública e editável por todos e é também multilíngue.
  • wikimediafoundation.org é o site da Web oficial da Fundação. Esta wiki é inteiramente pública, mas o acesso à edição é concedido somente a membros de confiança da comunidade. Nós tentamos traduzir as páginas em vários idiomas. Os comentários sobre este site da Web podem ser efetuados aqui no Meta-Wiki, na página de comentários da wiki da Fundação.
  • wikimedia-l é uma lista de discussão pública para a comunidade para discutir tópicos relacionados com a Fundação e os seus projetos.
  • internal-l é uma lista de discussão não pública, com acesso restrito aos membros do 'Conselho' e funcionários.
  • private-l é outra lista de discussão privada que foi utilizada também para discutir questões técnicas entre a Fundação.
  • VRTS é um sistema de tickets utilizado pela equipa e voluntários da Fundação Wikimedia para gerir correios eletrónicos do público.
  • IRC, para uma conversação em tempo real com outros wikimedistas.

Canais para apoio

A Fundação Wikimedia gere os seguintes canais de apoio:

  • Trust and Safety Meta page provides an introduction into Trust & Safety work, as well as information about programs, policies, and resources.
  • General Trust & Safety inquiries: ca wikimedia.org
  • Threats of imminent physical harm (also supporting human rights crisis response): emergency wikimedia.org
  • Assessment of child protection concerns: legal-reports wikimedia.org
  • Disinformation support inbox for partnering functionaries and local admin teams: drt wikimedia.org
  • Human Rights team Meta page provides an introduction into Human Rights work, as well as information about programs, policies, and resources.
  • General Human Rights inquiries: talktohumanrights wikimedia.org

Onde é que nós gastamos o dinheiro

Consulte os nossos relatórios anuais, relatórios mensais e os relatórios financeiros.

De onde vem o dinheiro

A Fundação Wikimedia opera e funciona com a utilização de dinheiro proveniente da angariação de fundos e outros donativos. Para mais informação, por favor, consulte a página de donativos.

Afiliados da Wikimedia

Em reconhecimento da diversidade de grupos que contribuem com o nosso movimento, o Conselho Diretivo aprova o reconhecimento dos seguintes modelos de afiliação com o movimento Wikimedia. Os afiliados podem mudar de um status de afiliação a outro e devem priorizar a cooperação mútua sem hierarquia. Se deseja iniciar uma afiliação ou está a procurar mais informação sobre a afiliação, pode entrar em contacto com a Comissão de Filiações.

Parceiros do movimento

Os Parceiros do movimento são organizações que pensam de forma semelhante e que apoiam ativamente o trabalho do movimento Wikimedia. Eles são listados publicamente e possuem direito limitado de utilização das marcas para publicidade, indicando seu apoio e colaboração com a Wikimedia. Os parceiros do movimento ainda não são reconhecidos pela Wikimedia. Mais informação acerca de reconhecimento futuro pode ser obtida junto à Comissão de Filiações.

Capítulos nacionais ou sub-nacionais

Os capítulos nacionais ou sub-nacionais são organizações sem fins lucrativos incorporadas e independentes que representam o movimento Wikimedia e apoiam o trabalho do movimento a nível global, e apoiam o funcionamento do mesmo em sua área geográfica. Os capítulos ou organizações nacionais/sub-nacionais utilizam um nome que os vincula claramente à Wikimedia, e podem utilizar as marcas comerciais da Wikimedia para seu trabalho, para publicidade e para arrecadação de fundos.

Organizações temáticas

As organizações temáticas são organizações sem fins lucrativos incorporadas e independentes que representam o movimento Wikimedia e apoiam trabalhos focados num tema específico, tópico, assunto ou questão dentro de ou entre países e regiões. As organizações temáticas utilizam um nome que as vincula claramente à Wikimedia, e podem utilizar as marcas comerciais da Wikimedia para seu trabalho, para publicidade e para arrecadação de fundos.

Grupos de utilizadores

Os grupos de utilizadores são grupos de adesão aberta com uma pessoa de contacto estabelecida e com um histórico de projectos, projectados para serem fácil de serem trabalhados. Os grupos de utilizadores podem ou não optar por incorporar e possuem direito limitado de utilização das marcas da Wikimedia para publicidade relacionada a eventos e projectos.

Projetos e coordenação da Wikimedia

Coordenação do projeto

Wikimedia Meta-Wiki (esta wiki) é um site da Web que sobre os projectos e coordenação da Fundação Wikimedia.

Projetos principais da Wikimedia

Histórico de alguns projetos

História

O começo da história da Wikipédia foi caraterizado por muito caos e singularidades bem-intencionadas. A Administração da Wikipédia foi conduzida, efetivamente, apenas por Jimmy Wales (Jimbo), com a ajuda de participantes da lista de discussão.

O mandato mais amplo dos projectos expansíveis deu-se por uma sugestão feita em uma [$rampton mensagem de Sheldon Rampton na wikien-l]:

Acho que devemos ir ainda mais longe e lançar o objetivo final de criar "Wikimedia". Isto é média com um "m". Ela utilizaria as regras do estilo Wiki para permitir a participação pública na criação e edição de todos os tipos de média: enciclopédias e outras obras de referência, notícias actuais, livros, ficção, música, vídeo, etc. Como as médias actuais, ela deveria ter diferentes "canais" e "programas", cada um com audiência auto-seleccionada. Ao contrário das médias actuais, no entanto, a audiência estaria activamente envolvida na criação de sua própria programação, em vez de apenas assisti-la passivamente.

O nome de domínio "wikimedia.org" foi adquirido por mav à espera da existência de uma Wikipédia/Wikimedia sem fins lucrativos para possui-lo.

Em 20 de Junho de 2003, Jimmy Wales - que operava a Wikipédia sob a égide de sua companhia Bomis - anunciou a criação da Wikimedia Foundation, que serviria como a organização principal sem fins lucrativos da Wikipédia, do Wikcionário, do Wikiquote, do Wikilivros e outros projectos wiki licenciados posteriormente adicionados à "família Wikimedia". Veja também o artigo da Wikimedia na Wikipédia: w:Wikimedia Foundation.

O primeiro Conselho Diretivo era composto por Jimmy Wales como Presidente, Michael Davis e Tim Shell. Em Junho de 2004, o Conselho Diretivo seguinte passou a ser composto por 5 pessoas, Jimmy Wales (Presidente), Florence Devouard (Vice-Presidente), Michael Davis (Tesoureiro), Tim Shell e Angela Beesley. Em 2006, Tim e Angela deixaram o Conselho, enquanto Erik Möller, Jan-Bart de Vreede, Kat Walsh e Oscar van Dillen se juntaram a ele. Em Outubro, Florence Devouard tornou-se presidente do Conselho, substituindo Jimmy Wales, que continuou como Presidente Emérito.[1] Os primeiros funcionários entraram na organização em 2005, Danny Wool e Brion Vibber. Em 2008, o Conselho foi reestruturado entre conflitos com a comunidade, e foi concedido a Jimmy Wales o posto de Fundador, em adição ao de Presidente Emérito.

A organização tomou um novo rumo no verão de 2007, quando Sue Gardner foi contratada como Directora Executiva interina. Nesse ponto, a equipa era composta por cerca de 10 pessoas, a maioria na sede em São Petersburgo (Flórida) e em outros escritórios no Reino Unido, na Alemanha e na Holanda. A maior parte das comissões criadas em Janeiro de 2006 estavam inactivas e abandonadas naquele momento.

Em 2007, a Fundação decidiu deixar o escritório na Flórida. São Francisco foi escolhida como destino (Boston era sua principal concorrente).[2] A antiga sede na Flórida foi fechada em 31 de Janeiro de 2008.

A sede da Fundação em São Francisco foi originalmente na 39 Stillman Street. Em 2009, esta moveu-se para menos de um quilómetro de distância, para 149 New Montgomery St, e em 2017 para a sua localização atual na One Montgomery Tower.

O Conselho foi substancialmente reestruturado em abril de 2008. Para mais informação, veja:

Outras hiperligações

Referências