Fundação Wikimedia

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation and the translation is 90% complete.

Sobre a Fundação

A Fundação Wikimedia (WMF) é uma organização sem fins lucrativos registrada nos EUA que hospeda sites conhecidos como “projetos da Wikimedia”, incluindo a Wikipédia e o Wikinotícias, assim como este site, a Meta-Wiki. A Fundação é governada por um Conselho Diretivo. Tem seu escritório em São Francisco, EUA. Informações oficiais sobre a WMF podem ser encontradas no site da Fundação: wikimediafoundation.org.

Conselho Diretivo

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia gere a fundação e supervisiona a disposição e solicitação de donativos. O Conselho é a autoridade corporativa final da Fundação Wikimedia, Inc. (artigo IV, secção 1 dos estatutos da Fundação Wikimedia). A lista de membros atual e a informação de contacto podem ser encontradas em Fundação Wikimedia - Conselho de Administração

Veja também o histórico do Conselho Diretivo e um gráfico ilustrando seus membros através do tempo.

O Manual do Conselho da Fundação Wikimedia fornece uma visão geral da função do Conselho e dos seus deveres. A wiki da Fundação tem uma lista de suas antigas e futuras reuniões (com atas) e suas resoluções.

Organização

Canais de discussão

A Fundação Wikimedia é administrada graças ao uso de:

  • Meta-Wiki para discussões e organizações de todas as questões públicas. Esta wiki é inteiramente pública e editável por todos e também é multilíngue.
  • wikimediafoundation.org é o site oficial da Fundação. Esta wiki é inteiramente pública, mas o acesso à edição só é dado a membros de confiança da comunidade. Tentamos traduzir páginas em vários idiomas. Comentários sobre este site podem ser enviados aqui no Meta-Wiki, na página de comentários sobre a wiki da Fundação.
  • wikimedia-l é uma lista de discussão pública para a comunidade com tópicos relacionados à Fundação e seus projetos.
  • internal-l é uma lista de discussão não pública, com acesso restringido aos membros do conselho e funcionários.
  • private-l é outra lista de discussão privada que também foi usada para discutir questões técnicas da Fundação.
  • VRTS é um sistema de tickets usado pela equipe e voluntários da Wikimedia Foundation para manusear e-mails do público.
  • IRC é para bate-papo em tempo real com outros Wikimedistas.

Canais para suporte

A Fundação Wikimedia gerencia os seguintes canais de suporte:

  • Meta página de Confiança e Segurança fornece uma introdução ao trabalho de Confiança e Segurança, bem como informações sobre programas, políticas e recursos.
  • General Trust & Safety inquiries: ca wikimedia.org
  • Threats of imminent physical harm (also supporting human rights crisis response): emergency wikimedia.org
  • Assessment of child protection concerns: legal-reports wikimedia.org
  • Disinformation support inbox for partnering functionaries and local admin teams: drt wikimedia.org
  • Human Rights team Meta page provides an introduction into Human Rights work, as well as information about programs, policies, and resources.
  • General Human Rights inquiries: talktohumanrights wikimedia.org

Em que gastamos dinheiro

Veja nossos relatórios anuais, mensais e financeiros.

De onde vem o dinheiro

A Wikimedia Foundation é operada e conduzida usando o dinheiro recebido por arrecadações de fundos e outras doações. Para mais informações, veja a página de doações.

Afiliadas da Wikimedia

Em reconhecimento da diversidade de grupos contribuindo com nosso movimento, o Conselho de Administração aprova o reconhecimento dos seguintes modelos de afiliação com o movimento Wikimedia. Afiliadas podem mudar de um status para outro e devem priorizar contribuições com os outros sem hierarquia. Se você deseja começar uma filiação ou está procurando por mais informações sobre afiliação, você pode querer entrar em contato com o Comitê de Afiliações.

Parceiros do movimento

Parceiros do movimento são organizações com as mesmas opiniões que apoiam ativamente o trabalho do movimento Wikemedia. Eles estão listados publicamente e tem direito limitado do uso das marcas para publicidade indicando seu suporte e colaboração com a Wikimedia. Parceiros do movimento ainda não estão sendo reconhecidos pela Wikimedia. Mais informações em futuros reconhecimentos podem ser obtidos do Comitê de Afiliações.

Capítulos nacionais ou sub-nacionais

Capítulos nacionais ou sub-nacionais são organizações sem fins lucrativos, incorporadas e independentes que representam o movimento Wikimedia e apoiam o funcionamento do mesmo numa certa localidade. Capítulos ou organizações nacionais/subnacionais usam um nome que os vincula diretamente com a Wikimedia, e podem usar as marcas comerciais da Wikimedia para trabalho, publicidade e arrecadação de fundos.

Organizações temáticas

Organizações temáticas são organizações sem fins lucrativos, incorporadas e independentes que representam o movimento Wikimedia e apoiam o funcionamento do mesmo em certo tema, tópico, assunto ou questão de escalas regionais a globais. Organizações temáticas usam um nome que as vincula diretamente com a Wikimedia, e podem usar as marcas comerciais da Wikimedia para trabalho, publicidade e arrecadação de fundos.

Grupos de usuários

Grupos de usuários são grupos de adesão aberta com uma pessoa de contato definida e com um histórico de projetos, designados para ser fácil de ser trabalhado. Grupos de usuários podem ou não escolher incorporar e possuem uso limitado das marcas da Wikimedia para publicidade relacionada a eventos e projetos.

Coordenação e projetos Wikimedia

Coordenação do projeto

A Wikimedia Meta-Wiki (esta wiki) é um site sobre os projetos e coordenações da Wikimedia Fundation.

Principais projetos da Wikimedia

Histórico de alguns projetos

História

O início da história da Wikipédia foi caracterizado por muito caos e estranhamentos bem-intencionados. A administração da Wikipedia foi conduzida, efetivamente, apenas por Jimmy Wales (Jimbo), mas com a assistência de participantes de listas de discussões.

O mandato mais amplo dos projetos expansíveis deu-se por uma sugestão feita numa mensagem na wikien-l por Sheldon Rampton:

Acho que deveríamos ir mais além ainda e lançar o objetivo de criar a “Wikimedia”. Media, com “m”. Ela usaria as regras de estilo das wikis para permitir a participação do público na criação e edição de todos os tipos de mídia: enciclopédias e outros trabalhos de referências, notícias atuais, livros, ficção, música, vídeo, etc. Como uma mídia de difusão, ela deveria ter diferentes “canais” e “programas”, cada um com sua audiência auto-selecionada. De qualquer forma, ao contrário das mídias atuais, a audiência poderia também estar ativamente envolvida com a criação de sua programação, ao invés de mera e passivamente assisti-la.

O domínio “wikimedia.org” foi comprado por mav com a finalidade de aguardar pela Wikipédia/Wikimedia sem fins lucrativos vir a existir para adotá-lo.

Em 20 de junho de 2003, Jimmy Wales – que vinha operando a Wikipédia sob a égide de sua corporação Bomis – anunciou a criação da Fundação Wikimedia, que deveria servir como uma organização principal e sem fins lucrativos da Wikipédia, do Wikcionário, do Wikiquote, do Wikilivros e de outros projetos subsequentes livremente licenciados e adicionados à “família Wikimedia”. Veja também o artigo da Wikimedia na Wikipédia: pt:Wikimedia.

O primeiro Conselho Diretivo possuía Jimmy Wales como Presidente, Michael Davis e Tim Shell. Em junho de 2004, passou a ser composto por 5 pessoas, Jimmy Wales (ainda como Presidente), Florence Devourad (Vice-Presidente), Michael Davis, Tim Shell e Angela Beesley. Em 2006, Tim e Angela deixaram o Conselho, enquanto Erik Möller, Jan-Bart de Vreede, Kat Walsh e Oscar van Dillen ingressaram-no. Em outubro, Florence tornou-se a Presidente do Conselho, substituindo Jimmy, que permaneceu como Presidente Emérito.[1] Os primeiros funcionários ingressaram à organização em 2005, Danny Wool e Brion Vibber. Em 2008, o Conselho foi reestruturado, entre conflitos com a comunidade, e Jimmy Wales ganhou o posto de Fundador.

A organização tomou um novo rumo no verão de 2007, quando Sue Gardner foi contratada como Diretora Executiva temporária. Neste ponto, a equipe já tinha 10 membros, a maioria no escritório da Flórida e outros localizados no Reino Unido, Alemanha e Holanda. A maioria dos comitês constituídos em janeiro de 2006 estavam inativos e abandonados naquele momento.

Em 2007, a Fundação decidiu mudar-se da Flórida. São Francisco foi escolhido como destino (Boston ficando em segundo lugar).[2] O escritório na Flórida foi fechado em 31 de janeiro do ano seguinte.

A sede da Fundação em São Francisco estava originalmente na 39 Stillman Street. Em 2009, mudou-se a menos de um quilômetro para 149 New Montgomery Street, e em 2017 até a sua localização atual na One Montgomery Tower.

O Conselho foi consideravelmente reestruturado em abril de 2008. Para mais informações, veja:

Outras ligações

Referências