Wikimedia Foundation elections/Board elections/2007/pt

Eleições do Conselho da Fundação Wikimedia
Organização



Apenas os membros do Wikimedia Board Election Steering Committee podem editar a versão em inglês desta página no Meta-Wiki.


Olá a todos,

O processo de eleição 2007 para o Board of Trustees da Fundação Wikimedia começará em 10 de Junho de 2007. Os wikimedianos terão a oportunidade de eleger três pessoas para representar os colaboradores da Wikimedia espalhados ao redor do mundo. Os três candidatos vencedores serão eleitos para o Board of Trustees por um período de dois anos, que expirará em Junho de 2009. Membros do Board of Trustees são confiados como a máxima autoridade para a tomada de decisões para a Fundação Wikimedia.

A eleição usará a votação por aprovação por meio de um software dedicado (em discussão). Antes da fase de votação se realizará uma fase de endossos, onde cada candidato precisará receber um número especifico de endossos apoiando sua candidatura. Para a eleição final, será permitido aos eleitores votarem em quantos candidatos desejarem. O(s) candidato(s) com maior quantidade de votos serão eleitos. Em caso de empate, uma eleição de desempate será anunciada.

A votação será secreta (os nomes dos eleitores e respectivos candidatos apoiados não serão publicados na wiki). A contagem de votos será realizado por uma organização terceirizada que está sendo contatada.

Candidatos edit

Os candidatos interessados deverão preencher um formulário no Meta a partir das 00h00min (UTC) do dia 10 de Junho de 2007 até às 23h59min (UTC) do dia 23 de Junho de 2007. Envios retardatários não serão aceitos. Para ser aceite como candidato, deve-se cumprir três requisitos:

1. Deve ser colaborador de ao menos um projeto da Wikimedia por um ano antes do dia 1º de junho de 2007, tal como indicado pela data de sua primeira edição como usuário registrado, e deve ter ao menos 400 edições na mesma conta e o mesmo projeto até 1º de junho de 2007.

2. Deve tornar público seu nome real e ter pelo menos 18 anos de idade. (Como as identidades dos membros do Board são uma matéria de assunto público, não é possível ocupar um cargo no Board of Trustees anonimamente ou sob um pseudônimo).

3. Deve obter pelo menos o número requerido de endossos por eleitores qualificados como tal. Os endossos serão enviados pelos endossantes numa página dedicada a isso durante o período de aceitação de candidaturas.

Os candidatos terão até duas semanas para se apresentar ao resto da comunidade da Wikimedia por meio de uma apresentação de candidato. Os coordenadores de tradução traduzirão as apresentações dos candidatos em diferentes línguas antes do início da eleição. Os candidatos estão cientes de que quanto antes enviarem suas candidaturas, mais facilmente as mesmas serão traduzidas em diversos idiomas antes do início do período de votação.

Eleitores edit

Para poder votar, um usuário deve ser colaborador de um projeto da Wikimedia por pelo menos três meses antes a 1º de junho 2007 (isto é, antes do 1º de março de 2007), tal como indicado pela data de sua primeira edição, e deve ter ao menos 400 edições com a mesma conta antes do dia 1º de junho de 2007. Os eleitores podem endossar até três candidatos. Os candidatos poderão endossar a dois outros candidatos. Mais instruções quanto aos endossos podem ser encontradas na página de endossos.

Os usuários não poderão combinar as edições de diferentes projetos para atingir as 400 edições requeridas para poderem votar: deverão ter as 400 edições num mesmo projeto, e para votar e endossar, sua primeira edição com essa conta não deverá ser de menos de três meses antes de 1º de junho de 2007; para candidatos, menos de um ano antes do 1º de junho de 2007.

Mesmo que você cumpra com os requerimentos em vários projetos poderá votar somente uma vez, usando apenas uma de suas contas.

Cronograma edit

Apresentação de candidaturas:

  • Começa às 0h00min (UTC) de Sábado, 10 de junho de 2007.
  • Termina às 23h59min (UTC) de Sábado, 23 de junho de 2007.

Apresentação de endossos:

  • Começa às 0h00min (UTC) de Sábado, 17 de junho de 2007.
  • Termina às 23h59min (UTC) de Sábado, 23 de junho de 2007.

Votação:

  • Começa às 0h00min (UTC) de Quinta-feira, 28 de junho de 2007
  • Termina às 23h59min (UTC) de Sábado, 7 de julho de 2007.

A votação será secreta (os nomes dos eleitores e seus candidatos não serão publicados na wiki). A contagem de votos será realizada por uma organização terceirizada, a qual ainda está sendo contatada.

Tradutores edit

Se falas algum outro idioma além do inglês, podes ajudar na tradução desta nota e sua publicação nos diferentes projetos da Wikimedia em sua língua. Ao fazer, por favor, reporte no Meta-Wiki em Board elections/2007/Translations#Wikimedia projects.

Se queres colaborar com a tradução de outras notas, entre em contato com algum coordenador em Board elections/2007/Translations#Coordinators by languages.

Para perguntas, podes usar as páginas de discussão ligadas à votação ou contatar algum dos membros do Comitê de Eleições (veja abaixo).

E, por último, desejamos a todos os candidatos boa sorte nesta eleição.

Atenciosamente,
Kizu Naoko
Philippe
Jon Harald Søby
Newyorkbrad
22h42min (UTC) 9 de junho de 2007, Wikimedia Board Election Steering Committee 2007.