Código Universal de Conduta/Perguntas Frequentes

This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/FAQ and the translation is 100% complete.
Código Universal de Conduta


Consultas

1. Como a UCoC se relaciona com outras iniciativas e consultas do Movimento Estratégico, por exemplo, o Conselho Global Interino?
A UCoC é uma iniciativa chave das discussões das comunidades e do processo estratégico da Wikimedia 2030. A terceira recomendação das discussões sobre estratégia do Movimento foi a de prover segurança e inclusão dentro das comunidades e a criação de um código de conduta foi classificada como a iniciativa de maior prioridade desta recomendação. Há ainda discussões globais sendo realizadas em paralelo com as consultas do Código Universal de Conduta para outras iniciativas do Movimento Estratégico, tais como para o Conselho Global Interino.
2. Por quais critérios as comunidades foram selecionadas para as consultas locais?
As comunidades para as consultas no idioma local da Fase 1 foram selecionadas com base em vários fatores, incluindo a taxa de crescimento e o estado das políticas de conduta local. Mais informações sobre o processo para a Fase 1 estão disponíveis aqui. A disponibilidade de facilitadores qualificados no idioma local também foi uma consideração prática.
Como na Fase 1, numerosos fatores orientaram a seleção das comunidades para a Fase 2. O principal fator foi a disponibilidade de dados sobre a infra-estrutura existente de execução dos projetos Wikimedia em diferentes idiomas com respeito às políticas locais. Os facilitadores foram escolhidos para representar comunidades com níveis variados de implementação de políticas, de modo a alcançar diversidade de perspectivas. A disponibilidade de facilitadores qualificados e amplitude de cobertura geográfica também desempenharam algum papel.
3. A Wikimedia Foundation anunciou que a UCoC se aplicará a todos os projetos e espaços da Wikimedia?
Sim. Como a UCoC passará a fazer parte dos Termos de Uso, não será possível para as comunidades individuais optarem por não participarem da política global. Se as políticas ou práticas locais existentes parecem estar em contradição à UCoC, essas questões devem ser levantadas no início do processo para que o conflito possa ser examinado e resolvido. A partir de 2 de fevereiro de 2021, o Conselho Diretor aprovou formalmente a UCoC como uma política que se aplicará a todos os projetos e atividades do movimento Wikimedia. Esta questão também ficou clara desde os estágios iniciais da consulta da Fase 1 para elaboração da política, e foi publicado tanto em meta, wikimedia-l, como em muitos projetos individuais. Uma lista dos anúncios nas pequenas e médias wikis está disponível nesta página. Detalhes de consultas a wikis maiores estão disponíveis aqui.

Traduções

4. A UCoC e sua documentação de apoio estarão disponíveis em todos os idiomas?
A equipe de projetos da UCoC trabalhará para traduzir toda a documentação e anúncios importantes para o maior número possível de idiomas, utilizando uma combinação de agência e tradução voluntária. Este é um grande esforço que levará tempo, e não podemos fazer isso sozinhos. Encorajamos os voluntários que gostariam de traduzir materiais, ou que gostariam de traduções disponibilizadas em um novo idioma, a enviar um e-mail para (inserir endereço). Você também pode ver a situação dos atuais esforços de tradução voluntária (aqui) e contribuir com seus esforços. Embora não seja possível traduzir todos os materiais para todos os idiomas, estamos empenhados em possibilitar uma ampla participação na Fase 2 da UCoC em todos os idiomas.
5. Em caso de discrepâncias de tradução ou conflitos de interpretação, qual versão linguística do esboço será considerada a versão oficial?
A equipe da UCoC tem trabalhado para publicar o maior número possível de traduções do esboço da UCoC. No entanto, as traduções são imperfeitas e usamos uma série de estratégias (agência paga, voluntários, funcionários, etc.) para completar as traduções, e cada uma destas tem seus próprios desafios com a precisão da tradução. As comunidades são encorajadas a nos ajudar a identificar e corrigir as discrepâncias, e pedimos a compreensão de que a correção das discrepâncias leva tempo. Até que o processo esteja completo, a versão em inglês será a versão oficial.

Implementação

6. Quais são os planos para a implementação da UCoC, tais como
quem é responsável pela sua implementação?
De acordo com as diretivas do Conselho Direitor da Fundação (Conselho), a implementação é o foco da segunda fase do projeto, que começou após a versão final do esboço da UCoC ter sido aprovada pelo Conselho e anunciada em 2 de fevereiro. Isto significa que as comunidades da Wikimedia determinarão como a UCoC será aplicada, interpretada e implementada em nível local. Todas as partes e comunidades afetadas são encorajadas a participar ativamente da discussão para buscar compatibilidade com as práticas, políticas e procedimentos comunitários existentes. Finalmente, a UCoC e suas estratégias de implementação devem servir como uma linha de base a todo o movimento. As comunidades de projetos individuais ainda são encorajadas a desenvolver seus próprios códigos de comportamento em cima deste esforço.
7. Como uma violação da UCoC na vida real seria tratada, por exemplo, na Fundação ou em eventos de afiliados da Wikimedia, quando a Política do Espaço Amigável também é aplicável? Qual política teria precedência?
Como a UCoC fornece um conjunto mínimo de diretrizes, as políticas locais devem ser sempre consultadas primeiro e aplicadas onde cabíveis. Isto é válido tanto para os eventos off-wiki, como para o comportamento em qualquer projeto da Wikimedia. A UCoC só deve ser aplicada nos casos em que as políticas locais ou os mecanismos de aplicação não são suficientes para resolver as questões em tela.
8. A denúncia privada sobre violações da UCoC seria contrária à cultura livre e transparente da comunidade Wikimedia (onde todos, por exemplo, podem ver o histórico das páginas)?
Já acontece de relatórios serem aceitos em particular por uma série de razões, tais como aquelas que exigem a divulgação ou supressão de informações de identificação pessoal, ameaças de danos e outras questões sensíveis. Tais relatórios são submetidos regularmente à confiança dos Comitês de Segurança/jurídico, Stewards, Verificadores, Supressores, Comitês de Arbitragem, e outros funcionários. Um número significativo de participantes expressou relutância em relatar assédio em locais públicos, pois isto pode resultar em mais hostilidade. Uma consideração importante na Fase 2 será explorar a necessidade de equilibrar a transparência com o dever de proteger as vítimas de assédio.
9. Que tipo de apoio a Fundação daria aos responsáveis pela implementação da UCoC?
A Fundação está empenhada em apoiar a UCoC em todas as etapas de seu desenvolvimento: elaboração de políticas, consultas sobre a sua implementação e, em seguida, assegurar que as vias de implementação funcionem bem. Já estão sendo tomadas algumas medidas para garantir que a implementação da UCoC seja bem sucedida. Isto inclui fornecer apoio àqueles que poderiam ser responsáveis pela aplicação da UCoC. Por exemplo, a equipe de Desenvolvimento Comunitário da Fundação lançou programas piloto de treinamento on-line. Como entenderemos melhor as necessidades da comunidade através de nossas consultas da Fase 2, teremos uma melhor compreensão dos tipos de apoio a serem priorizados.

Revisões periódicas

10. Haverá revisões e emendas periódicas da UCoC uma vez que ela seja criada? Em caso afirmativo, quem será responsável por fazer isso?
Sim. O Departamento Jurídico da Fundação irá realizar uma revisão da UCoC um ano após a versão completa da mesma ser aceita pelo Conselho. O sucesso das revisões poderá ser facilitado por estruturas de governança emergentes, tais como as recomendadas pelo processo de Estratégia do Movimento.
11. Quem irá rever as políticas no futuro se surgir uma necessidade urgente de mudança?
Como outras políticas hospedadas pela Fundação, os pedidos de mudanças urgentes podem ser submetidos ao Departamento Jurídico da Fundação. O Departamento Jurídico já liderou conversas de emendas conduzidas pela comunidade no passado (por exemplo, os 2014 - Termos de uso/emenda de contribuições para a Fundação) e tem uma estrutura e procedimentos para facilitar estas situações.

Conflito com políticas locais

12. O que acontece se as políticas locais estiverem em conflito com a UCoC?
Após a aceitação da UCoC pelo Conselho, todas as comunidades da Wikimedia serão encorajadas a analisar suas políticas existentes para garantir que elas satisfaçam as expectativas da UCoC. As comunidades podem ir além da UCoC e desenvolver políticas mais elaboradas, mas devem garantir que suas políticas locais não fiquem abaixo do padrão básico estabelecido pela UCoC. Se necessário, as comunidades e a Fundação podem trabalhar em conjunto para harmonizar as políticas. A Fundação estará disponível para ajudar até que o projeto seja concluído.
13. A UCoC também se aplicará a projetos que já tenham políticas e diretrizes locais?
A UCoC visa criar as normas mais básicas de conduta em todo o movimento. Projetos com políticas bem desenvolvidas normalmente atendem ou excedem as expectativas da UCoC e, em geral, não terão que fazer muitas mudanças nas políticas locais a fim de aderir à política global.
14. Cada projeto da Wikimedia tem suas próprias diretrizes e políticas comportamentais escritas pelos usuários destes projetos com base em suas necessidades. A UCoC vai mudar essas diretrizes e políticas?
A UCoC não se destina a substituir os padrões de comportamento existentes e eficazes. Ao contrário, a UCoC funcionará como um padrão básico para todos os projetos, particularmente os projetos que têm poucos ou nenhuns padrões de comportamento existentes. As comunidades podem usar a UCoC para desenvolver normas mais apropriadas culturalmente ou para ajustar as diretrizes existentes conforme necessário.
15. E se a UCoC não atender 100% das necessidades de nossa comunidade?
A UCoC certamente não atenderá a todas as necessidades da comunidade. Além disso, é muito provável que a UCoC venha a evoluir no futuro. As comunidades são encorajadas a construir suas próprias políticas em cima dela. Por exemplo, a UCoC pode dizer: "Você deve se concentrar no que é melhor não apenas para você como editor individual, mas também para a comunidade Wikimedia como um todo". Isto é muito amplo. Muitos projetos da Wikimedia já têm políticas muito mais detalhadas sobre como lidar com questões como esta, tais como os Conflitos de Interesses. Se seu projeto não tiver uma, tal sentença na UCoC seria a regra de fundo para quaisquer conflitos que surjam sobre este tópico. Mas a UCoC também poderia ser um bom lembrete para desenvolver uma política mais detalhada em torno deste ou de outros tópicos.
16. Como a UCoC vai se encaixar em todos os contextos culturais?
A UCoC pode não se encaixar em todos os contextos culturais, mas os redatores trabalharam para torná-la o mais inclusivo possível. A equipe da UCoC fez um trabalho de divulgação junto a comunidades com culturas diferentes e recebeu ser retorno. O comitê de elaboração considerou essas contribuições ao criar o esboço. Se você perceber lacunas culturais no esboço, por favor, nos chame a atenção a este respeito na página página principal de discussão do Código Universal de Conduta, e estas questões podem ser incluídas na primeira ou subsequente revisão anual.

Redundância com os "Termos de Uso"

17. Ainda é necessário ter uma UCoC quando a seção 4 dos Termos de Uso (ToU) cobre políticas comportamentais como "Abster-se de certas atividades"?
A seção 4 dos Termos de Uso da Wikimedia cobre algumas diretrizes comportamentais juntamente com diretrizes de conteúdo, tais como violação de direitos autorais e contribuições pagas. No entanto, não é uma lista abrangente. O Código Universal de Conduta visa ajudar as comunidades a aplicar a Seção 4 dos Termos de Uso, expandindo as expectativas de conduta em mais detalhes.
18. Por que estamos escrevendo uma nova UCoC ao invés de reescrever a Seção 4 dos Termos de Uso?
Para manter os Termos de Uso legíveis e concisos, algumas informações são separadas em outros documentos. Por exemplo, a Política de Licença e a Política de Licença do Commons estão incluídas como links. Concordar com os Termos de Uso significa concordar com esses documentos também. A separação do Código Universal de Conduta permitirá que ele seja mais detalhado, se necessário. Também tornará mais simples a atualização com base em nossas necessidades de mudança como um movimento.

Envolvimento da Fundação Wikimedia

19. Por que a Fundação Wikimedia está envolvida nesta política?
A Fundação Wikimedia foi solicitada pelo Conselho Diretor para apoiar o processo. Sobre as recomendações avançadas pelos membros da comunidade no processo de Estratégia do Movimento, a UCoC foi escrita por um comitê composto tanto por voluntários quanto por funcionários da Fundação.
20. Qual seria a ação "real" da Fundação Wikimedia se alguém vier a violar a UCoC?
A maioria das violações da UCoC não será tratada pela Fundação Wikimedia. Elas serão tratadas pelas comunidades locais ou por funcionários globais. As violações dos Termos de Uso são atualmente tratadas da mesma forma. Os detalhes exatos da aplicação serão determinados na Fase 2, após a ratificação da UCoC pelo Conselho.
21. A UCoC estará sujeita a uma votação no Meta?
A WMF não planeja que uma votação seja realizada no Meta antes da implementação, pois a WMF acredita que o pedido para implementar uma UCoC veio de todas as comunidades da Wikimedia. As recomendações da Estratégia do Movimento enfatizaram a necessidade de fazer mais para combater o assédio aos projetos da Wikimedia, especialmente aqueles menores onde as políticas e os caminhos de fiscalização são insuficientes ou subdesenvolvidos. Embora a WMF pretenda que o Código Universal de Conduta seja aplicado a todos os projetos da Wikimedia, não se espera que sejam necessárias mudanças significativas nas políticas e práticas dos projetos que já possuem uma forte governança comunitária e mecanismos eficazes de resolução de conflitos.