This page is a translated version of the page Mission and the translation is 100% complete.

A declaração de missão da Fundação Wikimedia descreve nossas atividades e nosso propósito atuais, o âmbito de nossos projetos, e nossos valores principais. Esta apresenta-se em contraste à declaração de visão. A nossa declaração de missão, uma elaboração da versão curta dos Artigos da Incorporação e aprovada por uma resolução do conselho em abril de 2007, é:

A missão da Fundação Wikimedia é capacitar e engajar pessoas ao redor do mundo a fim de coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença livre ou em domínio público e disseminá-los efetiva e globalmente.

Em coordenação com uma rede de voluntários e as nossas organizações de movimento independentes, incluindo os reconhecidos Capítulos, Organizações Temáticas, Grupos de Utilizadores, e Parceiros, a Fundação fornece a infraestrutura essencial e uma forma organizacional para apoiar e desenvolver projetos wiki multilíngues e outros empreendimentos que sirvam a esta missão. A Fundação irá disponibilizar e manter disponíveis informação útil dos seus projetos gratuitamente na Internet, para sempre.

Propostas para alterar a expressão da declaração devem ser efetuadas em Mission/Unstable (em inglês) e estas serão revistas pelo menos anualmente.

Ver também: Estatuto, Valores (ambos em inglês) e Visão.