Filtro Global de Abuso/anuncio 2014

This page is a translated version of the page Global AbuseFilter/2014 announcement and the translation is 80% complete.
Outdated translations are marked like this.

Olá,

AbuseFilter é uma extensão do MediaWiki usada para evitar vandalismo e spam. Administradores e outros usuários com privilégios criam filtros que analisam as ações na wiki (como editar ou criar uma conta) e detectar prováveis padrões de comportamentos abusivos (por exemplo, edições que introduzem apenas letras repetidas). Os "managers" do Filtro de Abuso podem marcar filtros individuais como públicos ou privados. Filtros públicos permitem a qualquer usuário ver o código fonte dos filtros e o log de seus avisos relacionados (os momentos em que o filtro foi ativado). Filtros privados (código fonte e avisos) são restritos aos "Managers" do Filtro de Abuso.

Os filtros do AbuseFilter podem detetar edições, carregamento de ficheiros, mover de páginas, criaçaõ de contas e muito mais. Os criadores do AbuseFilter podem escolher executar as seguintes ações quando um filtro é ativado: assinalar a edição, prevenir a edição, avisar o utilizador com uma mensagem personalizada ou bloquear o utilizador. Sempre que uma edição ativa um filtro, é feito um registo. A documentação completa da extensão AbuseFilter está disponível em MediaWiki.org.

O trabalho técnico para criar o Filtro de Abusos global (abrangendo todas Wikis da Wikimedia) se iniciou em 2009. Em 2012, uma proposta para criar um Filtro global de abusos foi criado no Meta-Wiki. Uma votação foi mantida no Meta-Wiki talk page, com a maioria dos suportes, mas a discussão não foi bem divulgada e teve pouca participação. Por quase 2 anos a proposta definhou, mas o desenvolvimento técnico continuou lentamente. Em 2013, Filtros Globais de abuso foram disponibilizados em algumas wikis (metawiki, specieswiki, incubatorwiki, test2wiki, mediawikiwiki e em algumas "small wikis|pequenas wikis"). Isso foi o começo de uma fase de testes. Os filtros globais foram disponibilizados recentemente em "medium sized wikis|wikis de médio tamanho" também. Algumas regras sobre os filtros globais foram propostas mas nunca aceitas completamente. No momento está em andamento request for comment|uma convocação para comentários sobre as políticas que irão reger o uso dos Filtros Globais de Abusos. Enquanto isso, wikis específicas podem optar por não usar o Filtro de Abuso. Estas wikis podem simplesmente fazer a solicitação em Global AbuseFilter/Opt-out wikis.