Open main menu
This page is a translated version of the page Iberocoop:Portada and the translation is 94% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎euskara • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎български • ‎русский • ‎ייִדיש • ‎العربية • ‎سنڌي • ‎日本語
O logo da Iberocoop simboliza a cooperação ibero-americana

A Iniciativa de Cooperação Regional para a Ibero-América (Iberocoop) propõe-se reunir os capítulos locais já formados na região e os grupos de trabalho que procuram criar um, fomentando a colaboração e o intercâmbio de experiências. A Ibero-América é uma área estratégica onde a organização do movimento Wikimedia é ainda um grande desafio. Acreditamos que a melhor forma de o vencer será através de uma iniciativa que abarque não apenas os capítulos estabelecidos mas também os grupos informais existentes.

A proposta de formar a Iberocoop foi feita pela Wikimedia Argentina aos demais capítulos e grupos de trabalho ibero-americanos presentes na reunião especial de capítulos realizada em Gdansk, durante a Wikimania 2010. Como resultado, foi criada uma lista de correio eletrónico onde está representada a maioria dos capítulos e grupos de trabalho da região, mais a Wikimedia Itália. Se também deseja participar, por favor dirija-se à secção Como participar, abaixo.

Convidamo-lo a ler aqui a proposta oficial sobre a Iniciativa de Cooperação Regional para a Ibero-América. É importante referir que a Iberocoop não é, de forma alguma, um metacapítulo ou qualquer tipo de estrutura vinculativa, mas antes um local de cooperação que procura tirar o melhor proveito das características linguísticas e culturais comuns da nossa região.

Participantes

Têm representação na nossa lista de correio eletrónico os seguintes capítulos e grupos de trabalho:

País
Paese
País
Country
Grupo
Gruppo
Grupo
Group
Categoría(*)
Categoria (*)
Categoria (*)
Category(*)
Fecha fund.
Data fund.
Fund. date
Idioma
Linguaggio
Linguagem
Language
Representantes
Rappresentanti
Representantes
Representatives
Sitio
Sito
Sítio
Website
  AR Wikimedia Argentina C 2007-09-01 es Galileo Vidoni, Ivana Lysholm, Patricio Molina, Mariano Pérez http://www.wikimedia.org.ar/
  BO Wikimedistas de Bolivia GU 2018-10-12 es Olga Paredes [c], Erlan Vega, Justine Duranboger http://wikimedia.org.bo/
  CH Wikimedia CH C 2006-05-14 de, fr, it
es, rm
Ilario, TBD http://wikimedia.ch/
  CL Wikimedia Chile C 2011-07-16 es Marco Correa, Osmar Valdebenito, Dennis Tobar, Carlos Figueroa http://wikimediachile.cl/
  CO Wikimedia Colombia C 2019-06-14 es Oscar F. Gómez, Iván Quintero [c], Sebastián Quintero http://co.wikimedia.org/
  EC Wikimedistas de Ecuador GU 2015-09-18 es Edgar Rosero, Vahid Masrour, Sageo Villacrés [c], Freddy Veloz. http://www.wikimedistasecuador.org/
  ES Wikimedia España (Espanha, Spagna, Spain) C 2011-02-11 es Santiago Navarro, Diego Delso http://www.wikimedia.es/
  IT Wikimedia Italia (Itália, Italy) C 2005-06-17 it Ginevra Sanvitale, Lorenzo Losa, Simone Massi http://wikimedia.it/
http://wiki.wikimedia.it/
  MX Wikimedia México (Messico, Mexico) C 2011-08-03 es Iván Martínez, Salvador Alcántar, Carmen Alcázar https://mx.wikimedia.org/
http://wikimedia.mx/
  PE Wikimedistas de Perú GU 2017-03-06 es Txolo, Ovruni Wikimedistas de Perú
  PT Wikimedia Portugal C 2009-07-04 pt Gonçalo Themudo, Paulo Santos Perneta http://pt.wikimedia.org/
  UY Wikimedia Uruguay C 2013-11-16 es Rodrigo, Gustavo, Mariana http://wikimedia.uy/
  VE Wikimedia Venezuela C 2012-02-14 es TBD http://wikimedia.org.ve/
  WM Wikimujeres GU 2015-09-22 es Montserrat Boix, Patri Horrillo, María Sefidari http://wikimujeres.wiki
  WDG WikiDonne GU 2016-11-16 it Camelia Boban, Antonietta Cima, Susanna Giaccai http://wikidonne.org
C = capítulo / chapter
GU = grupo de usuarios / grupo de usuários / user group

Como participar

 
Mapa dos países que integram a Iberocoop.
     Capítulos locais      Capítulos reconhecidos mas não incorporados      Grupos de trabalho      Potenciais participantes

A lista de correio eletrónico da Iberocoop é mantida pela Wikimedia Argentina. Se você faz parte de um grupo de trabalho em Espanha, Portugal ou qualquer país da América Latina e quer pôr-se em contacto no seu idioma com outros grupos na nossa região, por favor escreva para a nossa lista de e-mail e fale-nos de si e do seu grupo. Pode, também, contactar Galileo Vidoni, administrador da lista, escrevendo para galio wikimedia.org.ar.

Os pedidos de subscrição são analisados pelos atuais participantes e, não havendo objeções, são aceites. Segundo um acordo interno estabelecido entre os participantes da Iberocoop, cada capítulo ou grupo de trabalho pode ter até três representantes. Como é evidente, cada grupo é livre de escolher os seus representantes.

Tenha em atenção que os idiomas de trabalho da Iberocoop são o espanhol e o português — não o inglês —, porque queremos permitir a interação e a cooperação através das nossas próprias línguas, permitindo a todos participar em pé de igualdade. Estando interessados, os capítulos e grupos de trabalho não ibero-americanos estão também convidados a subscrever a lista, no entanto, será conveniente que possam entender espanhol e/ou português.

Que estamos a fazer?

  • Partilhamos experiências sobre a construção de capítulos entre os capítulos estabelecidos e os grupos de trabalho da região;
  • Conversamos sobre os assuntos da Wikimedia no nosso próprio idioma;
  • Coordenamos e partilhamos informação sobre as comemorações dos dez anos da Wikipédia;

  • On May 2013, after Wikipedia en español reached a million articles, a video was created with the participation of Wikimedia Chile, Wikimedia España, Wikimedia México, Wikimedia Venezuela and the forming chapter in Bolivia to thank the community for these last 12 years of hard work.
  • A partnership agreement was reached between Wikimedia Argentina and Pau Educacion for WMAR to coordinate the Wiki Mundo space on the Aulas Creativas platform and contributions from chapters of our region to promote the use of wiki projects in innovative educational proposals.
  • Organizing the Exile's Edit-a-thon between Wikimedia Argentina, Wikimedia España and Wikimedia Mexico, scheduled to take place in middle June.

Wikimedia Commons possui mais médias relacionadas com: