This page is a translated version of the page Wikipedia to the Moon and the translation is 100% complete.

Um grupo de entusiastas da ciência de Berlim, Alemanha, está a planear levar o seu próprio robô personalizado à Lua. E eles querem levar a Wikipédia com eles. No ano em que a Wikipédia faz quinze anos, a nossa comunidade global de editores está convidada a preparar a melhor cápsula do tempo (e espaço) de conhecimento.

Home Phase 1: scenarios Phase 2: voting Phase 3: working Phase 4: wrap-up About FAQ
  done done done done    

Wikipédia à Lua  – em resumo

 
Já faz quase quarenta anos desde que Voyager 2 levou uma mensagem da humanidade para o espaço sideral com a sua "Gravação Dourada". Ele continha saudações, alguns sons e imagens, mas não a soma de todo o conhecimento.

Os Part-Time Scientists (Cientistas em Tempo Parcial) são uma das cinco equipas que ainda restam competindo no desafio Google Lunar XPRIZE. O objectivo deles é alcançar a Lua até 2017, pousar em segurança o próprio veículo robô à superfície lunar, tê-lo a dirigir-se por 500 metros e enviar imagens de volta à Terra. Não há muito espaço para levar coisas num veículo espacial. Tipicamente, essa carga é constituída de experimentos científicos. O robô lunar dos Part-Time Scientists tem espaço para alguns desses experimentos, mas também levará um disco de dados que foi oferecido pela Secção Alemã da Wikimedia, Wikimedia Deutschland, para ser usado pela Wikipédia.

Então, por que não simplesmente fazer uma cópia da Wikipédia e pôr nesse disco? Porque o espaço disponível no disco é muito limitado e nem se quer caberia uma das versões do Wikipédia das línguas mais amplas — mesmo sem histórico de versões ou ficheiros de media. Mais importante, a Wikipédia é um projecto verdadeiramente global e até ao momento tem conteúdo em mais de 300 línguas. Mesmo se apenas um retrato instantâneo da Wikipédia puder ser mandado à Lua, o seu conteúdo deve reflectir um retrato genuíno da soma de todo conhecimento. Assim, ele deve conter não só a qualidade do trabalho da comunidade Wikipédia, mas também sua diversidade cultural, suas diferentes perspectivas e vozes.

Como fazer? Como decidir? Na Wikimedia Deutschland, nós pensamos que o melhor jeito de decidir sobre o retrato da Wikipédia para a viagem espacial é recorrer à força dos princípios básicos: Isto é um presente de aniversário para todas as comunidades Wikipédia pelo mundo. Vamos discutir como um movimento global e colaborar na própria Wiki. É um desafio único, pois nunca antes todas as comunidades Wikipédia ao mesmo tempo foram chamadas para decidir e trabalhar num projeto com espaço limitado... e tempo também. Para cumprir o prazo para a carga do robô lunar, havemos de trabalhar juntos. Nosso objetivo é finalizar as discussões da comunidade, decisões e preparações do conteúdo até ao Dia Internacional dos Voluntários de 2016:

5 de dezembro de 2016. 39 milhões de artigos, 300 idiomas, milhares de editores. Um disco com cerca de 20 GB de espaço de armazenamento de dados.

O sítio na Meta-Wiki foi designado para facilitar o processo até a Wikimania Esino Lario, em junho de 2016. Até lá, nós precisaremos já ter decidido sobre como proceder, como uma comunidade global, e em nossas respetivas comunidades linguísticas. É uma atitude ousada! Por favor, leia sobre os detalhes nas secções Acerca e Perguntas Frequentes.

Vamos levar a Wikipédia à Lua! Nós precisamos de suas opiniões e ideias nas discussões correntes de possíveis cenários de trabalhos. Por favor edite!

Ver também