Eleições da Fundação Wikimedia/2022

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2022 and the translation is 100% complete.

Durante as eleições 2022 para o Conselho de Administração, duas pessoas foram escolhidas para ocupar dois assentos selecionados por afiliados/comunidade no Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Esta página contém um resumo sobre este processo eleitoral 2022 para o Conselho de Administração.

Os candidatos eleitos foram:

Você também pode ver os resultados completos, incluindo o resultado de cada rodada do Voto Único Transferível.

Sobre o Processo Eleitoral

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia supervisiona as operações da Fundação Wikimedia. A composição do Conselho inclui pessoas selecionadas por afiliados/comunidade e nomeadas diretamente pelo Conselho. O mandato é de três anos. Em 2022 a comunidade Wikimedia escolherá dois novos membros, selecionados por afiliados/comunidade através de um processo de votação, para integrar o Conselho de Administração. A partir do total de pessoas que apresentarem candidaturas, os afiliados farão uma pré-seleção de pessoas candidatas, para que estas sejam então votadas pela comunidade.

Habilidades e experiências desejáveis

Enquanto movimento global, o Conselho de Administração espera que as pessoas candidatas sejam oriundas da sua mais ampla comunidade de wikimedistas. As pessoas candidatas ideais são sensatas, respeitosas, voltadas para a comunidade e estão alinhadas com a missão da Fundação Wikimedia.

O Conselho de Administração gostaria de contar especialmente com pessoas cujas perspectivas e vozes são essenciais, mas ainda estão sub-representadas no nosso movimento. Assim, visando colmatar lacunas de representação históricas e atuais do Conselho, durante este processo o órgão gostaria de incentivar especialmente candidaturas das seguintes regiões: África; Ásia Meridional; Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico; América Latina e Caribe. Embora não seja um pré-requisito para a candidatura, a experiência regional será tida como um ponto a favor. Nesse sentido, o Conselho gostaria de solicitar que esse importante recorte seja observado por todas as pessoas participantes neste processo.

O Conselho acredita que pessoas candidatas de regiões desprivilegiadas poderão oferecer uma maior perspectiva sobre diversidade do que pessoas de outras de regiões privilegiadas, que talvez não estejam totalmente familiarizadas com questões de equidade. As pessoas candidatas devem compartilhar de que maneira suas experiências lhes ajudam a promover a diversidade, a equidade e a inclusão.

Competências

Expertise desejável para integrar o Conselho:

  1. Estratégia organizacional e gestão
  2. Tecnologia de plataformas de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos
  3. Política pública e direito
  4. Ciência de dados sociais, análise de "big data" e aprendizagem automática

Saiba mais sobre as perspectivas, experiências e competências desejáveis para as pessoas candidatas nesta eleição na página de candidaturas.

Votação da Comunidade

A comunidade Wikimedia irá decidir, através de um processo de votação, quem serão as duas pessoas, das seis pré-selecionadas pelos afiliados, que vão preencher os dois assentos do Conselho de Administração em 2022. A votação será realizada através do método Voto Único Transferível no SecurePoll.

Algumas pessoas da comunidade relataram que, em 2021, decidir entre tantas pessoas candidatas foi um desafio. Será colocada à disposição da comunidade uma ferramenta de aconselhamento de voto, semelhante à ferramenta utilizada durante o processo de seleção do Comitê de Redação da Carta do Movimento.

Cronograma

April 2022
  • O Conselho anuncia o cronograma para este processo eleitoral.
  • O Comitê Eleitoral e a equipe de Estratégia do Movimento e Governança começam a trabalhar com os afiliados na constituição do Comitê de Análise.
Entre meados de abril e o início de maio de 2022
  • Chamada de candidaturas
  • O Comitê Eleitoral e o departamento de Confiança e Segurança (Trust and Safety, em inglês) confirmam as pessoas candidatas.
Final de abril - início de maio de 2022
  • Chamada de Afiliados para definição de integrantes do Comitê de Análise.
Entre meados de maio até o início de junho de 2022
  • O Comitê de Análise classifica as pessoas candidatas.
June 10, 2022 – June 17, 2022
  • Os representantes afiliados propõem suas perguntas aos candidatos e votam nas perguntas na categoria privada do MS Forum
June 18, 2022 – June 24, 2022
  • Tempo para os candidatos responderem às perguntas por conta própria
Final de junho
  • As classificações do Comitê de Análise serão compartilhadas com os Representantes Afiliados por e-mail
June 24, 2022 – June 30, 2022
  • A categoria privada MS Forum é tornada pública e os candidatos podem postar suas respostas
July 1, 2022 – July 15, 2022
  • Período de votação dos afiliados para definição, dentre todas as candidaturas apresentadas, da lista definitiva de pessoas candidatas.
Meio de julho
  • Publicação da lista definitiva de pessoas candidatas
  • As avaliações do Comitê de Análise serão publicadas na wiki.
Entre meados de julho até o início de agosto de 2022
De meados de julho a meados de agosto
  • Período de campanha incluindo vídeos das pessoas candidatas respondendo a perguntas de pessoas da comunidade.
August 19, 2022
August 23, 2022 – September 6, 2022
  • Período de votação da comunidade
  • Lançamento da ferramenta de aconselhamento de voto
September 6, 2022 – September 21, 2022
  • Escrutínio dos resultados e confirmação pelo Comitê Eleitoral.
Outubro de 2022
  • Confirmação dos dois novos membros do Conselho de Administração

Participação dos afiliados neste processo eleitoral


Em julho, os afiliados decidiram, a partir do total de candidaturas apresentadas, quem seriam as seis pessoas candidatas a serem votadas pela comunidade para ocupar os dois dos assentos do Conselho de Administração durante este processo eleitoral 2022. Cada afiliado teve direito a um voto. O processo de votação foi feito através do método Voto Único Transferível (Single Transferable Vote, em inglês). Cada afiliado debateu internamente sobre pessoas candidatas de sua preferência e classificaram-nas por ordem de preferência.

Os representantes dos afiliados puderam fazer perguntas para os candidatos responderem. Os candidatos publicaram as respostas a partir de 24 de junho.

Para facilitar este processo de seleção, foi constituído um Comitê de Análise.

Comitê de Análise

Para distribuição regional dos Afiliados e facilitadores que apoiarão as eleições, veja Affiliates regional distribution for the Analysis Committee

O Comitê de Análise foi formado pelos afiliados durante o final de abril e maio. O Comitê de Análise foi planejado para ser composto por 9 representantes dos afiliados (isto inclui todos os capítulos, grupos de usuários, e grupos temáticos) de todas as regiões do movimento. Ou seja, 1 pessoa de cada categoria:

  • Europa Central e Oriental (CEE, em inglês);
  • Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP, em inglês);
  • África Subsaariana;
  • América Latina e Caribe;
  • Oriente Médio e Norte da África (MENA, em inglês)
  • América do Norte (Estados Unidos e Canadá);
  • Europa do Norte e Ocidental;
  • Ásia Meridional;
  • e uma pessoa representando o grupo de afiliados temáticos

Não houve representante do Norte e Oeste da Europa ou do Sul da Ásia.

O processo de seleção para a formação do Comitê de Análise foi definido pelos próprios afiliados com o apoio do Comitê Eleitoral e da equipe de Estratégia do Movimento e Governança, conforme necessário.

O Comitê de Análise avaliou as candidaturas em função de suas competências e dos critérios de diversidade, equidade e inclusão informados pelo Conselho de Administração. Para isso, o Comitê de Análise baseou-se nas apresentações das pessoas candidatas. O Comitê de Análise classificou as candidaturas com ouro/prata/bronze. Esta classificação permitiu que os afiliados tomassem decisões de voto embasadas. Os detalhes das avaliações individuais das pessoas candidatas não serão compartilhados.

Após a seleção das seis pessoas candidatas durante o processo de votação dos afiliados, as classificações de suas candidaturas foram publicadas para que a comunidade pudesse votar de modo embasado. Este processo visa encontrar um equilíbrio entre a divulgação de informações úteis e a exposição desnecessária das pessoas candidatas.

Membros do comitê selecionados

Membros do Comitê de Análise
Região Representante
Europa Central e Oriental (CEE, em inglês) Mehman97 (talk meta edits global user summary CA)
Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP, em inglês); GDHFang (talk meta edits global user summary CA)
África Subsaariana Dnshitobu (talk meta edits global user summary CA)
América Latina e Caribe Superzerocool (talk meta edits global user summary CA)
Oriente Médio e Norte da África (MENA, em inglês) علاء (talk meta edits global user summary CA)
América do Norte Megs (talk meta edits global user summary CA)
Europa do Norte e Ocidental
SAARC (Sul da Ásia)
Afiliados Temáticos Joalpe (talk meta edits global user summary CA)

Processo

O Comitê de Análise trabalhou do final de maio até meados de junho. Detalhes de suas reuniões e processos podem ser encontrados nas Discussões do Comitê de Análise.

O Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho e o Comitê Eleitoral desenvolveram um conjunto de critérios de avaliação para o Comitê de Análise avaliar os candidatos. Os membros do Comitê de Análise avaliaram os candidatos individualmente. Apenas dois facilitadores de Estratégia e Governança do Movimento que apoiaram o processo tiveram acesso a essas pontuações individuais.

Ver também