Conselho de Administração da Fundação Wikimedia/Consulta sobre o processo eleitoral do Conselho de Administração

Outdated translations are marked like this.

Problema a ser resolvido

A Fundação e o movimento Wikimedia cresceram nos últimos dez anos, porém seu Conselho de Administração permaneceu basicamente o mesmo em termos de estrutura e processos. Na avaliação sobre Governança realizada em 2019 questões como capacidade, desempenho e falta de representatividade da diversidade do movimento foram apontadas como preocupações.

Em 2021, algumas dessas preocupações foram discutidas durante a Consulta sobre os Assentos da Comunidade no Conselho. A eleição do Conselho de Administração de 2021 incluiu novas práticas para começar a abordar as preocupações listadas acima. Dois novos assentos foram adicionados ao Conselho para atender a questão da capacidade do órgão. O voto único transferível foi implementado visando melhorar a representatividade da diversidade do movimento. Os membros do Conselho compartilharam suas competências e solicitaram às pessoas candidatas que também o fizessem para que esses dados pudessem ajudar a comunidade a tomar decisões na hora de votar. A ampla divulgação, realizada em diversas línguas e diferentes canais de comunicação, alcançou votantes e pessoas candidatas de diversas comunidades.

Durante a atual consulta em 2022, esperamos identificar novas soluções para garantir a representatividade da diversidade do movimento Wikimedia no Conselho. Além disso, gostaríamos de ouvir a comunidade sobre como deveria ser a participação das pessoas candidatas durante o processo eleitoral.

Abordagem da consulta

Durante esta consulta estamos adotando uma abordagem diferente, desenvolvida a partir dos comentários feitos pela comunidade sobre o processo de 2021. Em vez de apresentar propostas, a consulta gira em torno de perguntas-chave. O objetivo é promover discussões coletivas e o desenvolvimento de propostas colaborativas.

Agradecemos sua participação nesta consulta; seus comentários contribuirão para a formação de um Conselho de Administração mais diverso e cada vez mais efetivo.

Perguntas-chave

  1. Qual é a melhor forma de garantir a representatividade de comunidades emergentes entre as pessoas eleitas ao Conselho?
  1. O que se espera das pessoas candidatas durante o processo eleitoral?
  1. Qual deve ser a participação dos afiliados nas eleições?

Discuta cada uma das perguntas-chave!

Como participar?

A equipe de Estratégia do Movimento e Governança está disponível para gerir conversas em vários idiomas e as discussões são bem-vindas em qualquer língua, no entanto, podemos precisar da ajuda de pessoas da comunidade para traduzir e resumir as conversas que ocorram em idiomas não falados pelas pessoas que fazem parte da nossa equipe. Links para as conversas em vários idiomas podem ser encontrados na tabela correspondente, na página de Discussão das perguntas-chave. Converse sobre este assunto no canal Telegram Board selection. Entre em contato a pessoa facilitadora da sua região para organizar uma conversa com sua comunidade ou enviar seus comentários.

Cronograma

  • 23 de dezembro: Anúncio da Consulta
  • 10 de janeiro: Abertura da Consulta
  • 16 de fevereiro: Encerramento da Consulta
  • 26 de fevereiro: Publicação do relatório final da Consulta

Semanalmente a equipe de Estratégia do Movimento e Governança publicará um relatório resumo com os comentários e discussões ocorridos na semana anterior.

Contextualização

O Conselho de Administração é o órgão dirigente da Fundação Wikimedia, uma organização com mais de 450 funcionários que apoia um movimento internacional formado por centenas de projetos, comunidades e afiliados. A função do Conselho é supervisionar a gestão da Fundação Wikimedia. Isso inclui:

  • Contribuir para o estabelecimento da estratégia de longo prazo da Fundação Wikimedia.
  • Monitorar as atividades e o orçamento da Fundação para garantir que suas finanças estejam saudáveis, alinhadas com sua missão e em conformidade com as obrigações legais.
  • Contratar, supervisionar, aconselhar e definir a remuneração da pessoa que ocupe o cargo de CEO da Fundação Wikimedia.

Mais informações estão disponíveis no Manual do Conselho.

Ver também