Stewards/Eleições 2016/Orientações

This page is a translated version of the page Stewards/Elections 2016/Guidelines and the translation is 100% complete.
Esta página serve como guia para usuários interessados em votar ou serem candidatos nas eleições para Steward . Por favor, leia cada seção relevante abaixo.

Eleitores

Antes de votar, você deve:

  • possuir uma conta;
  • não utilizar a conta majoritariamente para tarefas automatizadas (robô);
  • ter feito pelo menos 600 edições globalmente (em todas as wikis da Wikimedia) antes de 1 de novembro de 2015;
  • ter feito pelo menos 50 edições globalmente (em todas as wikis da Wikimedia) entre 1 de agosto de 2015 e 31 de janeiro de 2016.

(Você pode verificar os requisitos acima automaticamente.)

Você pode votar com as opções "sim", "não" ou "neutro", uma vez, em quaisquer dos candidatos. É permitido alterar o seu voto posteriormente, se quiser.

Para votar, acesse a página de votação do candidato, clicando no link localizado na sua página de apresentação ou em quaisquer das opções de voto, como "sim", "não" ou "neutro" na página principal. A partir dela, logo abaixo do texto de apresentação do candidato, existe um botão de votar - pressione-o, selecione o seu voto, acrescente, opcionalmente, um comentário e submeta o voto. O seu voto será adicionado no local correto, e sua elegibilidade para votar será verificada mais tarde.

Os usuários também podem comentar na concomitante confirmação dos atuais stewards em Stewards/Confirm/2016.

Tradutores

Para obter mais detalhes consulte o portal de coordenação das eleições de stewards, por favor.

Sugestões aos participantes

  • Você pode fazer aos candidatos perguntas na página Stewards/Elections 2016/Questions. Por favor, faça no máximo 2 perguntas relevantes por candidato e da maneira mais breve possível.
  • Você pode adicionar uma pequena justificativa (no máximo uma ou duas linhas) explicando o seu voto. Longas conversas (respostas aos votos dos outros) podem ser movidas para a página de discussão, com uma nota adicionada para que outros participantes saibam onde procurá-las.
  • Como alguns usuários têm desabilitado a Central de Noticias, você também pode informar a outros usuários possivelmente interessados em participar da votação.

Candidatos

Pré-requisitos

Por favor, leia cuidadosamente todo esse texto antes de se candidatar. Se não cumprir os pré-requisitos, será automaticamente desqualificado.

Antes de se candidatar a Steward, você deve:

  • concordar com as políticas que regem a atuação dos Stewards, verificadores de contas, supervisores e com a política de privacidade;
  • possuir uma conta em pelo menos um projeto público da Wikimedia Foundation, com qual esteve ativo por, pelo menos, seis meses;
  • ter ou ter tido o estatuto de administrador em pelo menos um projeto público da Wikimedia Foundation por um período de pelo menos três meses.

(Você pode verificar os requisitos acima automaticamente.)

Além disso, haja vista que a atuação dos Stewards pode levar a consequências e envolvimentos jurídicos (veja as políticas de checkuser e supervisão), você deve:

Stewards são de preferência multilingues, porque o trabalho de Steward "muitas vezes" envolve projetos de idiomas diferentes, mas isso não é um requisito. Eles também devem estar disponíveis em uma base razoavelmente comum. A política Stewards define limitações; por exemplo, Stewards não podem usar seu acesso em projetos em que são ativos, para evitar conflitos de interesse e são incentivados a assistir, e sobretudo, ajudar em Steward páginas de solicitações. Também podem participar do Canal IRC #wikimedia-stewardsConecte-se na freenode para atender as requisições.

Stewards inativos terão seus acessos removidos.

Assinar o acordo de confidencialidade