Wikipédia Abstrata/Anúncio de julho de 2020

This page is a translated version of the page Abstract Wikipedia/July 2020 announcement and the translation is 100% complete.
716-newspaper.svg Atualizações da Wikipédia abstrata Translate

Wikipédia abstrata via lista de discussão Wikipédia abstrata via no IRC Wikipédia abstrata no Telegram Wikipédia abstrata no Twitter Wikipédia abstrata no Facebook Wikipédia abstrata no YouTube Site da Wikipédia abstrata Translate

Anunciando um novo projeto wiki! Bem-vinda, Wikipédia Abstrata

Olá a todos,

É minha honra apresentar a Wikipédia Abstrata (Abstract Wikipedia), um novo projeto que foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração da Fundação Wikimedia [1]. A Wikipédia Abstrata propõe uma nova maneira de gerar conteúdo enciclopédico de linha de base de maneira multilíngue, permitindo que mais colaboradores e mais leitores compartilhem mais conhecimento em mais idiomas. É uma abordagem que visa facilitar a cooperação multilíngue em nossos projetos, aumentar a sustentabilidade de nosso movimento através da expansão do acesso à participação, melhorar a experiência do usuário para leitores de todos os idiomas e inovar no conhecimento livre, conectando alguns dos pontos fortes. do nosso movimento para criar algo novo.

Este é o nosso primeiro novo projeto em mais de sete anos. A Wikipedia Abstrata foi enviada como uma proposta de projeto por Denny Vrandečić em maio de 2020 [2] após anos de preparação e pesquisa, levando a um plano detalhado e a discussões animadas nas comunidades da Wikimedia. Sabemos que a energia e a criatividade da comunidade frequentemente se deparam com barreiras linguísticas, e as informações disponíveis em um idioma podem não chegar a Wikipédias em outro idioma. Wikipédia Abstrata pretende parecer e se sentir como uma Wikipédia, mas se baseia nos poderosos modelos conceituais independentes do idioma do Wikidata, com o objetivo de permitir que os voluntários criem e mantenham artigos da Wikipédia em nosso mundo poliglota da Wikimedia.

O projeto permitirá que os voluntários reúnam os fundamentos de um artigo usando palavras e entidades do Wikidata. Como o Wikidata usa modelos conceituais que devem ser universais entre idiomas, deve ser possível usar e estender esses blocos de construção de conhecimento para criar modelos de artigos que também tenham valor universal. Usando o código, os voluntários poderão traduzir esses “artigos” abstratos em seus próprios idiomas. Se for bem-sucedido, isso poderá eventualmente permitir que todos leiam sobre qualquer tópico no Wikidata em seu próprio idioma.

Como você pode imaginar, este trabalho exigirá muito desenvolvimento de software e muita cooperação entre os Wikimedianos. Para tornar esse esforço possível, Denny se juntará à Fundação como membro da equipe em julho e liderará esta iniciativa. Você pode conhecer Denny como o criador do Wikidata, um membro da comunidade de longa data, um ex-funcionário da Wikimedia Alemanha e um ex-administrador da Fundação Wikimedia [3]. Estamos muito empolgados com o fato de Denny trazer suas habilidades e conhecimentos para trabalhar neste projeto juntamente com as equipes de produtos, tecnologia e contato com a comunidade da Fundação.

É importante reconhecer que este é um projeto experimental e que toda comunidade da Wikipédia tem necessidades diferentes. Este projeto pode oferecer algumas comunidades grandes vantagens. Outras comunidades podem se envolver menos. Cada comunidade da Wikipédia em idiomas será livre para escolher e moderar se ou como eles usariam o conteúdo deste projeto

Estamos empolgados com o fato de este novo projeto de wiki ter a possibilidade de aumentar a equidade do conhecimento através do aumento do acesso ao conhecimento. Também nos convida a considerar e nos engajar com questões críticas sobre como e por quem o conhecimento é construído. Esperamos ansiosamente trabalhar em cooperação com as comunidades para refletir sobre essas questões importantes.

Há muito o que fazer quando começamos a projetar um plano para a Wikipédia abstrata em estreita colaboração com nossas comunidades. Encorajo você a se envolver, acessando a página do projeto e ingressando na nova lista de discussão [4]. Reconhecemos que a Wikipédia Abstrata é ambiciosa, mas também reconhecemos seu potencial. Convidamos todos a se juntarem a nós em um caminho novo e inexplorado.

A,

Katherine Maher (Diretora executiva, Fundação Wikimedia)

Notas e referências