Novidades da Wikimedia, Setembro 2012

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, September 2012 and the translation is 84% complete.


Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de Setembro de 2012, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

 
A Barra de Restauro, aqui a ser usada para marcar um artigo novo como revisto e a enviar ao seu autor uma mensagem

As ferramentas de "Restauro de Páginas" tornam mais fácil a revisão de novos artigos da Wikipedia

Todos os dias, milhares de páginas são criadas na Wikipedia, fazendo com que centenas de editores voluntários verifiquem a qualidade dessas páginas. Para facilitar o seu trabalho, a "Editor Engagement Team" desenvolveu a funcionalidade "Restauro de Páginas". Inclui duas ferramentas:

  • O Agregador de Novas Páginas, uma vista geral de novas páginas, com anotações que ajudam a sua revisão.
  • A Barra de Restauro que aparece junto à nova página, para oferecer facilidade de acesso a várias acções a editores autoconfirmados, como marcar uma nova página como revista, referenciar por falta de qualidade ou marcar para eliminação.

O Restauro de Páginas foi introduzido na Wikipedia em Inglês a 20 de Setembro e está previsto ficar disponível em outros projectos também.

Muitos editores da Wikipedia sentem-se frustrados quando iniciam um artigo que, por não corresponder aos requisitos da comunidade, acaba por ser apagado. Espera-se que o Restauro de Páginas proporcione melhor informação para os criadores de páginas.

Lançado novo modelo de distribuição de donativos baseado em voluntários

Nos ultimos seis meses, foi definido um novo modelo para distribuição de donativos recolhidos via os sites do projecto Wikimedia. Mais de 10 milhões de dólares vão ser agora alocados baseado nas recomendações do novo Comité de Disseminação de Fundos (Funds Dissemination Committee (FDC)), que é inteiramente constituído por voluntários.

No seguimento de um processo de nomeação público, os sete membros do FDC foram anunciados: Arjuna Rao Chavala (India), Dariusz Jemielniak (Poland), Ali Haidar Khan (Bangladesh), Mike Peel (United Kingdom), Yuri Perohanych (Ukraine), Sydney Poore (United States), e Anders Wennersten (Sweden). Fazem também parte Jan-Bart de Vreede (Netherlands) e Patricio Lorente (Argentina) como elementos não votantes da Wikimedia Foundation Board of Trustees. Susana Moraes (Portugal) foi nomeada como ombudsperson para o processo do FDC.

O FDC está agora a analisar pedidos de financiamento de 12 organizações, e que está aberto para comentários públicos até 22 de Outubro.

Novo projecto de site de viagens, e actividades legais

A Fundação Wikimedia acordou alojar um novo projecto de site de viagens a pedido da comunidade Wikimedia. Infelizmente, a 29 de Agosto de 2012, a proprietária do website Wikitravel, Internet Brands, processou dois voluntários da Wikitravel, alegando várias questões judiciais. Em resposta, um dos voluntários [1] uma moção anti-SLAPP, argumentando que o processo da Internet Brands tentava sumprimir o seu direito de discutir o novo projecto de site de viagens da Wikimedia. A Fundação Wikimedia também um processo contra a Internet Brands, alegando que não têm qualquer direito de impedir a criação de novos projectos de sites de viagens.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em Agosto:

456.25 milhões (+0.98% comparado com Julho; +7.92% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projectos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de Setembro em meados de Outubro)

Pedidos de páginas em Setembro:

19.1 biliões (+5.3% comparado com Agosto; +20.9% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projectos da Fundação Wikimedia incluido acessos móveis)

Editores Registados Activos em Agosto de 2012(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

79,572 (-0.74% comparado com Julho / -0.81% comparado com o ano anterior)
(Dados, todos os projectos da Fundação Wikimedia. Nota: Nós alteramos e refinamos esta métrica recentemente para ter em conta o Wikimedia Commons e a actividade de diversos projectos.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF) para Agosto de 2012:

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

 
Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 31 de Agosto de 2012
 
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por Funções a 31 de Agosto de 2012

(Só estava disponível a informação financeira de Agosto de 2012 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é referente ao período de 1 de Julho de 2012 a 31 de Agosto de 2012

Receitas

$1,758,126

Despesas
Grupo Tecnológico

$2,286,158

Grupo de Donativos

$417,387

Grupo de Desenvolvimento Global

$1,110,627

Grupo de Gestão

$144,825

Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração

$864,207

Direito/Community Advocacy/Comunicações

$377,572

Total de Despesas

$5,200,776

Total de receitas/(perdas) (

$3,442,650

)

As receitas do mês de Agosto são de $1.4MM vs previsão de $465K, aproximadamente $946K ou 203% acima da previsão, devido em grande parte aos $1.0MM recebidos da Sloan Foundation.

  • Receita Year-to-date é de $1.8MM vs previsão de $1.9MM, aproximadamente $0.1MM ou 9% abaixo do planeado.
  • As despesas do mês de Agosto são de 2.6MM vs previsão de $2.7MM, aproximadamente $0.1MM ou 3% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a despesas com pessoal, alojamento de internet, viagens, capital e legais parcialmente compensado por uma doação para o programa catalizador da India e maiores despesas de recrutamento.
  • Despesas Year-to-date é de $5.2MM vs previsão de $5.9MM, aproximadamente $0.7MM ou 12% abaixo do planeado, sendo grande parte devido a despesas com pessoal, alojamento de internet, viagens, capital e legais.
  • A disponibilidade financeira é de $21.8MM a 31 de Agosto de 2012, o que corresponde a aproximadamente 6.2 meses de despesas.
Video da reunião de métricas e activades mensal respeitante ao mês de Setembro (4 de Outubro de 2012)

Destaques de outros movimentos

 
Al Mac's Diner-Restaurant - uma das finalistas dos USA para o Wiki Loves Monuments

Concurso fotográfico Wiki Loves Monuments com numero record de participantes

Mais de 15 000 pessoas carregaram mais de 350 000 imagens durante Setembro para o Wiki Loves Monuments 2012, o concurso que se foca em fotografias gratuitas de monumentos nacionais. O numero de fotos já ultrapassou o dobro do evento de 2012, que foi oficialmente certificados com o maior concurso fotográfico do mundo pelo Guinness World Records. Os vencedores nacionais foram anunciados para os Estados Unidos e outros países, e o top 12 mundial será anunciado no início de Dezembro.

Debate de conflito de interesses

Durante Setembro, os projectos "wiki-town" Monmouthpedia e Gibraltarpedia geraram discussões sobre se um administrador da Wikimedia UK teria direcionado os projectos numa direcção que turva o seu papel, como consultor para os parceiros governamentais dos projectos, e um editor da Wikipedia Inglesa. A Wikimedia UK e a Fundação Wikimedia apontaram em conjunto um conselheiro independente para rever tanto as directivas e acordos da Wikimedia UK, e os conflitos de interesse relacionados com estes projectos.

Primeira Conferência EduWiki

A Universidade de Leicester, Inglaterra, viu a primeira Conferência EduWiki, juntando académicos de três continentes e Wikimedians para falarem sobre o Wikipedia Education Program e outros meios de colaboração. A conferência de dois dias foi organizada pela Wikimedia UK.