Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Reda Kerbouche/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Reda Kerbouche and the translation is 97% complete.

Reda Kerbouche

Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)

Reda Kerbouche (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
Wiki Indaba 2018
Candidate video statement
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2010
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia francesa, Wikipédia arábica, Wikicionário chaouis (Administrador), Commons.
Declaração (Não mais que 450 palavras) Sobre mim:

Minha experiência profissional sempre esteve relacionada à gestão e liderança. Comecei criando minha própria empresa trabalhando no campo da cultura, depois fui convidado a trabalhar com grandes varejistas europeus e corporações multinacionais da França e Suécia. Em paralelo com meus projetos pessoais no campo cultural, a partir de 2019 estou trabalhando com associações culturais na Argélia, colaborando com a UNESCO para promover o patrimônio material e imaterial. Iniciei uma organização na Argélia, o Inventário do Patrimônio de Cidadão, onde sou co-fundador e CFO. Tenho grau de especialista e um doutorado em administração pela Universidade de São Petersburgo.

Nasci na Ásia, cresci na África, moro na Europa e vivo entre estes três continentes (sinto-me um filho do mundo). Sou membro fundador e gerente da Wikimedians of Tamazight User Group e chefe de comunicação da Wikimedia Argélia desde 2014. Sou um membro ativo da comunidade com várias contribuições aos projetos da Wikimedia desde 2010. Tenho organizado e liderado vários projetos da Wikimedia nos últimos anos. Eu apoio todas as comunidades, principalmente as línguas indígenas. Organizei, com meu grupo, vários concursos da Wikimedia. Apresentei vários projetos em várias conferências ao redor do mundo sobre a Wikimedia, em 2018 fiz uma pequena apresentação sobre o movimento Wikimedia em um evento da UNESCO em Túnis.

Falo francês, árabe, russo e chaouis, trabalho em inglês e estou aprendendo alemão. Trabalho para desenvolver línguas africanas e indígenas: em 2019 pude iniciar o processo de criação do Wikcionário Tacawit (a primeira comunidade linguística a se encontrar em um projeto que não fosse a Wikipédia). Estive nos comitês organizadores de WikiIndaba e WikiArábia. Sou também membro do Wiki Indaba Steering Committee e ex-membro do Comitê de Afiliações.

Sobre meus objetivos:

  • Como membro ativo da comunidade em nível internacional, e com minha experiência pessoal, sei que podemos fazer melhor. muitos afiliados (especialmente grupos de usuários) não podem receber subsídios para atender suas necessidades e lutar dia e noite para existir. Este problema é muito comum em todos os movimentos de código-fonte aberto. O grande desafio será encontrar uma solução para ajudar todos os voluntários ao redor do mundo a fazer seu trabalho promovendo nosso movimento, especialmente onde o acesso aos nossos recursos é difícil.
  • Mais diversidade no movimento, sempre dizemos que temos um movimento diversificado, mas na verdade, ainda temos que trabalhar nele, especialmente nos grupos de gênero e minorias.
  • Meu maior sonho é que nosso movimento viva em não-política para que todos os povos, países, gêneros, culturas, religiões vivam com o único propósito de promover o conhecimento livre. Se conseguirmos realizar isto, então, ao fazê-lo, seremos capazes de cumprir vários pontos do desenvolvimento sustentável.
Top 3 prioridades do Conselho 1. Garantir igualdade de tratamento para todos os movimentos da Wikimedia sem exceção. Iniciar novas atividades que visem reduzir e eliminar as desigualdades no movimento;

2. Encontrar uma solução para os problemas que surgiram com o financiamento de certas filiações reconhecidas pela Fundação;

3. Сriar novas parcerias onde não existem e acompanhar as pessoas do movimento para trabalhar com elas.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento 1. Maior diversidade de habilidades e conhecimentos na governança da fundação. para resolver problemas que estão travados ou ignorados.

2. Disseminar o movimento onde ele não existe, para atrair novas competências e ajudar aqueles que existem a crescer e se desenvolver.

3. Prover segurança e inclusão para todos os que precisam disso.

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:18, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:17, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

10+ anos: Sou um Wikimedista desde 2010. Estive em várias funções, desde filemover e transwiki, até administrador. E estou na origem da criação do wiktionary em Tacawit.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

5-10 anos: Além de minha experiência como membro da diretoria de 2 afiliações da Wikimedia a partir de 2014 e 2018, também fui desde 2 anos CFO de uma organização na Argélia o "Inventário Cidadão do Patrimônio Mundial", que trabalha no setor da preservação do patrimônio cultural tangível e intangível. E também atuei como curador da Association Arts et Patrimoine d'Alger.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

5-10: durante 3 anos fui o chefe do departamento de uma empresa sueca estabelecida na Rússia, tinha cerca de 120 funcionários sob minha supervisão. Meu trabalho era analisar relatórios de vendas, demonstrações financeiras e supervisionar as atividades gerais que compõem a missão da empresa. E sendo CFO da minha co-organização, faço a mesma coisa, mas o orçamento é menor em comparação com a empresa sueca para a qual eu trabalhei.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

5-10 anos: Normalmente trabalho em educação sempre como voluntário. No Canadá com a diáspora norte-africana e com a associação Zerfa, organizamos cursos na língua indígena norte-africana, que depois nos ajudaram a ter colaboradores em nossos projetos Wikis. Depois, com os Wikimedians na Rússia, escrevemos um livro (Wikipedia. Curso Introdutório), onde sou co-autor, para estudantes universitários em russo. O livro em si é baseado no MOOC que fiz em colaboração com outros Wikimedistas na Argélia para a comunidade de língua árabe em 2018, mais de 10.000 usuários já terminaram estes cursos. Desde o início deste ano, co-animei e co-organizei uma série de conferências na Argélia em francês e árabe, as quais trabalham para a promoção ddo patrimônio mundial na Argelina (vamos sonhar com a Argélia). As conferências foram lançadas após o apelo da UNESCO contra o terrorismo cultural.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Sim: Eu sou da etnia Amazigh (berbere) e durante uma geração, o poder que foi estabelecido no norte da África reprime essas pessoas, especialmente no nível do idioma e da identidade. É por isso que sou um ativista da língua minoritária. As línguas Tamazight estão em perigo, assim como a identidade cultural.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Sim: nasci no Cazaquistão (Ásia), cresci na Argélia (África) e trabalho na Rússia (Europa) e em Dubai. Muitas vezes vou para a Alemanha porque tenho minha família materna lá. Em geral, vivo entre a Argélia e a Rússia.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Sim: Árabe clássico, árabe argelino, francês, russo, chaouis.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Sim: em um partido político argelino não-eleitoral Mouvement Jeunesse Éveillée (Movimento Juvenil Desperto), fui responsável pelas relações externas do movimento durante um ano.