Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question4/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/CandidateQ&A/Question4 and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.

Como você imagina as wikis moldando o futuro da internet e como a Fundação Wikimedia pode apoiar as comunidades wiki para tornar essa visão uma realidade?

Pergunta recebida de um membro da comunidade no Meta

Gerard Meijssen (GerardM)

A Fundação Wikimedia tem como objetivo possibilitar o compartilhamento da soma de todos os conhecimentos. Conclui-se que a colaboração pode significar suporte a outras plataformas além dos wikis, que são mais adequadas para o trabalho. Consequentemente, a colaboração entre as plataformas contribui para mais compartilhamento de conhecimento e aumento do conhecimento. Um exemplo podem ser os aplicativos de hospedagem como iNaturalist. A questão é que não precisa ser sobre wikis, mas sim como alavancar plataformas que permitem o compartilhamento de conhecimento de uma forma Wiki

Dariusz Jemielniak (Pundit)

Nem me faça começar, porque tenho visões! :) Acredito que as wikis precisarão abraçar a revolução AR — os usuários precisarão de informações muito menores, mas que correspondam melhor ao que estão procurando em um determinado momento. Também podemos precisar enfrentar o desafio da tradução automática: já poderíamos traduzir en-wiki para outros idiomas facilmente, mas sabemos que seria um grave erro despejar milhões de artigos em uma pequena comunidade, que não poderia mantê-lo e curá-lo. O Wikidata e a Wikipédia abstrata também são tentativas de olhar ousadamente para o futuro, no qual os wikis se tornam a infraestrutura de conhecimento para, bem, todos. A Wikimedia Foundation tem um enorme poder de comunicação e arrecadação de fundos para os nossos objetivos. A maneira como ela deve apoiar as comunidades é usando esse poder para garantir que realmente as apoie, em vez de direcioná-las. O nosso sistema sociotécnico de voluntários desenvolvendo e curando artigos com a ajuda da tecnologia funciona e é melhor em refinar o conteúdo do que qualquer outra coisa (nós superamos os gostos do Facebook, Twitter ou YouTube sem dúvida). O papel da Fundação é garantir que ela funcione e apoiar a visão de crescimento. Pundit (talk) 11:24, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lionel Scheepmans (Lionel Scheepmans)

A Wikipédia é o único site não comercial entre os 50 sites mais visitados da web. Portanto, entendemos que o que está acontecendo no nível do movimento Wikimedia não é simplesmente o desenvolvimento de uma enciclopédia, mas também a manutenção de um espírito de compartilhamento livre descentralizado como foi imaginado pelas pessoas que criaram o espaço na Internet e na web. Acredito sinceramente que o desenvolvimento do movimento da Wikimedia terá um impacto direto no desenvolvimento da Web e que devemos, portanto, garantir que não sejam os principais atores comerciais que influenciam o movimento, mas o contrário. Apoiar o desenvolvimento de espaços de compartilhamento que são projetos wiki significa apoiar o espaço digital como foi originalmente projetado.

Reda Kerbouche (Reda Kerbouche)

Em um futuro próximo, vejo wikis seguindo a revolução AR, os usuários com conhecimento mínimo fornecerão uma boa quantidade de conteúdo. A tradução de conteúdo em todos os idiomas deve ser facilitada/semiautomática. assim teremos uma plataforma sólida com bom conteúdo.

A Fundação Wikimedia tem um tremendo poder de comunicação e arrecadação de fundos para os nossos propósitos. porém todos os fundos devem ser realmente leves para projetos que possam ajudar a comunidade, também é necessário encontrar e contatar todas as partes interessadas da comunidade para trabalharem juntos.

O mais importante é que a Fundação garanta que todo o apoio funcione bem e defenda a visão de crescimento permanente.

Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)

Expandir a base de conhecimento do movimento Wikimedia para incluir outros wikis e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo colaborativo é vital para apoiar a nossa missão de fornecer acesso à soma de todos os conhecimentos notáveis.

Dentro do movimento da Wikimedia, fui um dos primeiros a apoiar o Wikispore, uma proposta para um “novo projeto para desenvolver wikis de teste para preencher o resto da prateleira de referência com novos gêneros de conhecimento livre”. Fora do movimento da Wikimedia, muitas wikis e outros modelos de gerenciamento de conteúdo colaborativo existem e outros surgirão. Como o movimento Wikimedia se encaixa no universo maior de wikis que moldam o futuro da internet? Como podemos garantir a equidade na tomada de decisões à medida que desenvolvemos prioridades que orientam as nossas ações? Além de uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), como podemos garantir uma compreensão das complexidades, conflitos, sinergias e muito mais? Abordamos a modelagem e o risco? Com que frequência precisamos realizar pesquisas? Onde está o roteiro e quão fácil é para os wikimedianos entendê-lo? Essas questões, questões e muito mais se enquadram no escopo das Iniciativas de Estratégia de Movimento nº 6 (Engajamento de ecossistemas de terceiros), nº 29 (Aumentar a capacidade de comunicação e colaboração com parceiros e colaboradores) e nº 30 (Conselho de Tecnologia), bem como a Recomendação # 10 (avaliar, iterar e adaptar).

Se eu for eleito para o Conselho, apoiarei essas Iniciativas com discussões abertas focadas em como as wikis estão moldando o futuro da internet, incluindo novas wikis dentro do movimento Wikimedia e aquelas wikis associadas a outras organizações, particularmente/inicialmente GLAMs, academia e instituições editoriais. --Rosiestep (talk) 16:11, 13 July 2021 (UTC)[reply]

Mike Peel (Mike Peel)

Temos visto uma tendência crescente de afastamento das wikis para plataformas como o YouTube. Sites menores geralmente usam WordPress. Colaborações de texto usam o Google Docs. Fora da Wikimedia, você ainda vê wikis sendo usadas, por exemplo, nas áreas fechadas em colaborações acadêmicas — mas muitas vezes não a MediaWiki. Em parte porque a MediaWiki não é fácil de instalar, em parte porque também não é fácil de usar — particularmente em ambientes online ricos em imagens/vídeos de hoje (nem mesmo o WMF usa os projetos da Wikimedia para compartilhar vídeos!). Penso que precisamos pensar mais sobre este desafio e descobrir maneiras de melhorar a MediaWiki: eu gostaria de ver mais afiliados participando do trabalho de desenvolvimento, como a Wikimedia Deutschland faz, e coisas como a Lista de Desejos da Comunidade para expandir muito mais a sua capacidade e se tornar mais ambiciosos os seus objetivos.

Ao mesmo tempo, porém, o conteúdo da Wikimedia continua a moldar a internet como sempre fez — fornecendo informações úteis de uma forma facilmente acessível. Estamos vendo uma tendência para o uso de dispositivos móveis, o que significa que é importante ter informações mais sucintas, apoiadas por mais detalhes, portanto, seções de introdução e artigos curtos sobre uma ampla gama de assuntos estão se tornando mais importantes do que nunca. O Wikidata está permitindo de modo interessante disponibilizar fatos individuais. Seria bom se o Commons fizesse o mesmo com imagens individuais (o que os Dados Estruturados do Commons ajudarão — mas precisa ir mais longe)! A desinformação também está se tornando cada vez mais comum, infelizmente, e os projetos da Wikimedia podem fazer mais para lidar com isso. O conteúdo de outros sites (jornais, periódicos, etc.) também está se tornando cada vez mais fechado por acesso pago, o que não ajuda, por isso é cada vez mais importante ter informações sobre os projetos da Wikimedia e apoiar o acesso aberto, em geral. A WMF pode apoiar indivíduos que estão liderando trabalhos nessas áreas (por meio de bolsas/eventos de afiliados) e também fornecer liderança em algumas dessas atividades (por exemplo, usando o peso do nome da WMF para apoiar atividades de acesso aberto). Obrigado. Mike Peel (talk) 09:36, 8 July 2021 (UTC)[reply]

Adam Wight (Adamw)

Ao mesmo tempo, as wikis personificavam o futuro e a promessa da Internet. Eles foram um dos primeiros exemplos de contribuição colaborativa e radicalmente democrático.

Contribuição colaborativa foi claramente adotado pelo corrente principal. A promessa radicalmente democrática não está prosperando na Internet, entretanto. Algoritmos ocultos e corporativos medeiam a nossa experiência e a cultura padrão domina o conteúdo.

O nosso movimento já está modelando como os bots e a IA podem ser governados pelas pessoas, os algoritmos são transparentes, discutidos abertamente e as mudanças são acordadas por consenso. Esses esforços devem ser divulgados pelo WMF, para conscientizar outras pessoas sobre esse possível caminho a seguir. Também estamos na vanguarda do multilinguismo, mas o WMF poderia dedicar recursos de software e doações às comunidades locais, criando conteúdo em idiomas não coloniais. O nosso mecanismo de linguagem (por exemplo, plurais, caso gramatical) pode ser extraído em bibliotecas que podem ser reutilizadas em outro lugar.

Não tenho certeza de que a nossa governança on-wiki seja ideal. Eu vejo isso como uma tentativa ousada e única de organização de base, mas parece haver falhas que tornam as nossas estruturas algo como uma tecnocracia, e tem se mostrado difícil integrar os recém-chegados. O WMF poderia fornecer recursos para apoiar uma investigação conduzida pela comunidade sobre como podemos desenvolver as nossas estruturas de governança, imagino um processo um pouco como democracia participativa em que um grupo on-wiki pode contratar os seus próprios profissionais para fazer pesquisas e dar recomendações para melhorias e, em seguida, realizar uma discussão pública usando os materiais obtidos.

Brincar com novas tecnologias pode acontecer organicamente, uma vez que temos uma maneira mais ágil de distribuir recursos, podemos desenvolver extensões de software apropriadas conforme a demanda. Não vejo a mudança tecnológica como o aspecto mais importante da Internet do futuro.

Vinicius Siqueira (Vini 175)

A simples ideia de que devemos construir uma internet para e de todes, em que o conhecimento seja livre e abertamente compartilhado, já está moldando o futuro da internet. Agora, precisamos apoiar proativamente a integração das comunidades que não tiveram a oportunidade de aderir ao movimento -- normalmente porque estão em contextos nos quais os recursos são mais escassos.

Tenho a esperança de que a Fundação Wikimedia, por meio do Relançamento da estratégia de financiamentos 2020-2021, será capaz de apoiar mais comunidades do Sul Global e comunidades sub-representadas do Norte Global. --Vinicius Siqueira (talk) 02:29, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Yao Eliane Dominique (Yasield)

Um conhecido site da Wikipédia certamente não está mais para apresentar, mas ainda há trabalho a ser feito em relação à apreensão que as pessoas têm da sua neutralidade como uma enciclopédia de compartilhamento livre de conhecimento. Assim como a Wikipédia, que ainda é o quinto site mais visitado, os projetos Wiki estão revolucionando a internet hoje. Resta saber como manter essa influência, como aumentar essa notoriedade que os nossos projetos têm? E, da minha parte, essa questão já encontra boa parte da resposta no conjunto de ações planejadas na estratégia do movimento para 2030. Até 2030, vejo uma Wikipédia sem disputa, informações Wiki que são unânimes em termos de credibilidade. Dependerá da organização da nossa pessoa jurídica, a WMF. E isso exigirá a tomada de boas decisões e a boa gestão das comunidades e colaboradores que compõem o movimento.

Douglas Ian Scott (Discott)

Posso ver os wikis moldando a internet de duas maneiras significativas. A primeira forma que já estamos familiarizados com ela é a provisão de conhecimento gratuito para a humanidade através do esforço voluntário que cresceu para se tornar um grande recurso/bem público. Nem é preciso dizer que o WMF, e portanto o conselho, devem apoiar a comunidade no crescimento dos projetos Wiki existentes (em vários idiomas diferentes) e na criação de novos projetos Wiki. Isso vai desde a construção de novas tecnologias que facilitam a edição e leitura / acesso ao conhecimento até o apoio ao crescimento das nossas comunidades. O WMF (e o conselho administrativo) financiam e orientam o desenvolvimento de muitas dessas tecnologias e fornecem recursos para a comunidade por meio de afiliados. Ao mesmo tempo, tendo em mente que o WMF existe para servir ao movimento do conhecimento livre e, portanto, à comunidade de voluntários que torna essa visão uma realidade.

O segundo é um exemplo de espaço na internet que tem relativamente menos desinformação e toxicidade do que outras partes da internet. Nos últimos vinte anos, a internet como um todo gradualmente se afastou da visão que os primeiros usuários tinham de uma plataforma para o bem e a coesão social para se tornar algo que se parece mais com o oposto dessa visão. A Wikipédia e muitos dos outros projetos Wiki de conhecimento livre associados tornaram-se um dos poucos lugares onde essa visão de um projeto social pró-social de bem público baseado na Internet ainda existe. A chave para isso é manter e desenvolver uma comunidade acolhedora, livre de toxicidade e desinformação, portanto, evite nas redes sociais. A WMF e o conselho são os administradores mais notáveis dessa visão. Mostrar que essa ainda é uma visão viável da internet dando o exemplo.--Discott (talk) 10:32, 19 July 2021 (UTC)[reply]

Pascale Camus-Walter (Waltercolor)

A Wikipédia é um projeto forte que avançou por duas décadas e ganhou um lugar muito especial na Internet. O que as pessoas captam e trazem para este projeto é completamente diferente das outras interações que as pessoas têm na Internet. Wikipédia não é mais uma visão, é uma realidade bem estabelecida. Portanto, acredito que não seja necessário que a Fundação, que é mais jovem que o projeto Wikipédia, tome o lugar de uma mentora da Wikipédia. Em vez disso, sugiro que façamos dessa realidade de sucesso da Wikipédia uma visão para o futuro da Fundação. Isso significa que a vocação da Fundação talvez esteja em outro lugar do que apenas apoiar as comunidades wiki existentes. Pode ser mais: criar um projeto wiki completamente novo que poderia trazer conhecimento livre em 2020 tanto quanto a Wikipédia nos anos 2000. Este novo projeto também pode trazer um novo impulso à paridade e diversidade que não conseguimos alcançar no projeto Wikipédia. --Waltercolor (talk) 10:17, 9 July 2021 (UTC)[reply]

Iván Martínez (ProtoplasmaKid)

Para mim não há futuro possível sem uma internet mais diversificada e inclusiva. Isso inclui a busca por alianças com comunidades LGBTIQ+, grupos e grupos indígenas, grupos organizados fora da formação, entre outros. O futuro do movimento deve incluir todas as pessoas, não apenas aquelas que tiveram o maior privilégio de estar nele. É essencial que a Fundação Wikimedia redobre o investimento de fundos em regiões críticas, como América Latina, África Subsariana e Ásia.

Victoria Doronina (Victoria)

Os wikis como tecnologia já estão moldando o presente, preenchendo as lacunas criadas por WP: NOT. Por exemplo, wikiHow, de acordo com a Wikipédia, “uma comunidade online de estilo wiki que consiste em um extenso banco de dados de guias de procedimentos”.

Todos nós conhecemos as “Wkies alternativas”. Por exemplo, a Conservapedia usa a tecnologia Wiki com base nos “princípios conservadores”, o que significa um viés político embutido que distorce o quadro mais amplo. Existem também Wikies nacionais da mesma linha, por exemplo, "Tradição" russa.

O movimento Wikimedia, felizmente, não tem o monopólio da tecnologia. Em vez disso, construímos uma comunidade mundial de diversas pessoas que se esforçam para criar NPOW, conteúdo gratuito. A comunidade relativamente diversa e a política do NPOW são características únicas e valiosas em um mundo muito polarizado.

Aumentando a diversidade atraindo mais pessoas, apoiando as comunidades do Sul Global e as comunidades linguísticas menores. O WMF garantirá que a Internet não se dividirá em câmaras de eco completamente isoladas.--Victoria (talk) 06:05, 7 July 2021 (UTC)[reply]

Lorenzo Losa (Laurentius)

As wikis são um dos poucos lugares na internet onde a comunidade está no comando. Eles se baseiam em princípios como compartilhar o nosso trabalho com todas as pessoas do mundo; estar aberto às contribuições de todos; uma estrutura de governança participativa. Penso que podemos moldar o futuro da Internet dando o exemplo; sendo fiel a esses princípios.

Raavi Mohanty (Raavimohantydelhi)

O próximo nível de tecnologia interativa já está em voga. Tanto a Inteligência Artificial quanto a Realidade Aumentada são amplamente utilizadas. É hora de a Wikimedia assimilar isso. Por exemplo, o Google Arts está usando AR de forma muito eficaz, permitindo que os usuários colaborem com IA e AR. Isso pode ser usado por pessoas que não são alfabetizadas ou não têm proficiência na língua inglesa. Gifs, ilustrações e animações simples podem tornar o aprendizado mais fácil para as crianças. Ao mesmo tempo, a IA pode ajudar os pesquisadores a agrupar tópicos semelhantes de maneira mais eficaz, o que também abrangeria conceitos para crianças em idade escolar (onde os alunos podem cobrir os níveis fácil, intermediário e difícil de forma mais eficaz). 

As tecnologias futuras de IA e PNL devem ser implementadas de forma mais ampla para oferecer suporte a todas as comunidades nos seus respectivos idiomas regionais em todo o mundo. Uma equipe técnica de ponta é necessária para monitorar, analisar e desenvolver um sistema mais eficaz para agradar o alcance dos usuários facilmente em todos os projetos Wiki.    Raavi Mohanty  [[Raavimohantydelhi (talk) 09:43, 8 July 2021 (UTC)]][reply]

Ashwin Baindur (AshLin)

Projetos de participação cidadã, como os projetos da Wikimedia, são uma inovação nova dos nossos tempos. O que foi ridicularizado como uma ideia irrealista no início dos anos 2000 tornou-se um grande sucesso, graças aos milhões de pessoas ao redor do mundo que compartilharam o seu tempo, esforço e trabalho para o bem maior, conforme consagrado nas palavras de Jimmy Wales, “Imagine um mundo em que cada pessoa do planeta tem livre acesso à soma de todo o conhecimento humano. É isso que estamos fazendo”.

Além de construir uma enciclopédia na sua língua, para muitas línguas e comunidades, os projetos da Wikimedia também são arquivos vivos em relação à sua língua, cultura e medidas sociais. A maneira como os nossos projetos os recebem e trabalham com eles moldará o futuro da sua internet.

As pessoas estão dispostas e ansiosas para participar dos esforços de participação cidadã, pois sentem que estão fazendo algo que vale a pena para a humanidade. Seja para edição de provas (Distributed Proofreaders) ou classificação de galáxias (Galaxy Zoo - Zooniverse), ou coleta de informações relacionadas à biodiversidade (eBird). Isso deve se expandir no futuro para novas formas de cooperação, novas tecnologias, novos tipos de atividade e novas maneiras de recompensar os colaboradores.

O que é importante à medida que avançamos são quais são os direitos dos contribuidores? Que instalações, que informações, que tipo de proteção devem ser fornecidas? Quais são os meios de incentivo, recompensa, garantia de espaços seguros e abertos, qual código de conduta deve ser aplicado e como.

É aqui que a importância da Wikimedia transparece, porque a postura e as posições que a Wikimedia assume no futuro, as ações que ela faz para as pessoas que são partes interessadas no futuro, servirão como um modelo para os projetos cidadãos do futuro. A partir de agora, francamente, há mais serviço da boca para fora do que ação a esse respeito. Todas as propriedades intelectuais dos projetos da Wikimedia são criadas por editores voluntários não pagos. No entanto, os direitos e privilégios do editor são extremamente escassos. Por exemplo, se um editor for processado legalmente pelas leis do seu país por suas contribuições, a Fundação não oferece suporte legal por uma questão de direito. Ou seja, a partir de agora, a WMF está feliz em se beneficiar do trabalho dessa pessoa, mas não reconhece nenhum direito desse editor de apoiá-los a este respeito. Isso tem que mudar.

O futuro da internet não é uma imagem monocromática de redes e downloads de alta velocidade. O futuro da internet para Dagbani será muito diferente da ideia de futuro da internet para Tulu, pois seria diferente para o futuro da Alemanha. Portanto, a reflexão em torno da compreensão do 'futuro' será necessária e exigirá o engajamento entre o WMF e as Comunidades para criar uma visão comum para garantir que o futuro seja bom.

Precisamos, como comunidade de participação cidadã, pensar e debater sobre essas questões, porque o mundo está se tornando mais complexo com o passar do tempo, as políticas e práticas do movimento Wikimedia serão usadas como ponto de referência ou referência no futuro. Da minha parte, se eleito para o Conselho Diretor, prometo pressionar por esse diálogo e progredir tanto quanto possível.

Pavan Santhosh Surampudi (Pavan santhosh.s)

Atualmente, a criação, diretoria e disseminação do conhecimento estão mudando o curso do mundo. Claro, os projetos da Wikimedia já estão apoiando essa mudança. (Para um pequeno exemplo, o Grammarly app que estou usando agora para corrigir minha ortografia está me dando definições da Wikipédia e do Wikcionário). Tendo dito que há muito a fazer em duas direções — expandindo o nosso impacto para avenidas mais novas, levando o impacto do nosso projeto atual para o próximo nível.

  • A adoção de tecnologias emergentes e existentes ajudaria-nos a abrir novas possibilidades. Vários idiomas nem mesmo têm ferramentas básicas de Revisão auxiliada por computador, como verificadores ortográficos, gramaticais, etc. Isso pode soar como "Não é nosso trabalho". Mas, a tradução automática existente mais a revisão auxiliada por computador podem reduzir o esforço humano em grande medida na tradução de artigos do en-wiki para uma Wikipédia em idiomas onde o número de usuários ativos é muito baixo. Existem muitas melhorias que podem ser possíveis se investirmos nas tecnologias certas. Embora a fundação ou comunidades da Wikimedia possam não ser capazes de fazer muitas dessas coisas por conta própria, podemos e devemos pensar com outras partes interessadas e contribuir com a nossa parte para que isso aconteça.
  • Expandir o nosso impacto também é importante junto com a melhoria dos nossos projetos existentes. Existem várias línguas e comunidades em áreas subdesenvolvidas e negligenciadas em todo o mundo. Apoiar o crescimento das comunidades e projetos da Wikimedia nessas línguas pode fazer uma grande mudança para essas comunidades.

Ravishankar Ayyakkannu (Ravidreams)

Em vez de desejar ambiciosamente que os projetos da Wikimedia e nossas comunidades moldem o futuro da internet, estou preocupado de que possamos escapar desse futuro e perder até mesmo nossa posição atual. A web e a internet estão evoluindo rapidamente. Estamos congelados no texto enquanto o futuro se move para vídeos, Inteligência Artificial e experiências em tempo real. Precisamos investir fortemente em nossa estratégia de movimento prioritário de inovar no conhecimento livre. Devemos também ter uma mente aberta para portar nosso conteúdo existente e mudar para diferentes plataformas e modelos de colaboração, em vez de ficarmos presos à plataforma MediaWiki para sempre.

Farah Jack Mustaklem (Fjmustak)

As plataformas online colaborativas são um componente vital da Internet. As wikis são apenas uma das ferramentas disponíveis para colaboração online. Embora eu acredite que as wikis sejam o melhor modelo, a Fundação Wikimedia deve afirmar isso ao continuar a trabalhar na usabilidade do MediaWiki e expandir as suas ofertas de wikis. A Wikipédia é de longe a maior wiki voltada para o usuário final (com WikiData e Commons sendo mais nos bastidores). O sucesso contínuo desses projetos garantirá que os wikis moldarão o futuro da Internet. --Fjmustak (talk) 23:21, 31 July 2021 (UTC)[reply]