Europa Central e Oriental Wikimedia

This page is a translated version of the page Wikimedia Central and Eastern Europe and the translation is 68% complete.
Outdated translations are marked like this.

A Wikimedia Central and Eastern Europe ou CEEWikiLink é uma parceria entre as comunidades Wikimedia em Europa Central e Oriental. O principal objetivo do grupo é estimular o crescimento de todos os projetos Wikimedia desta região e ajudar na cooperação e compreensão de projetos individuais que fazem parte da região da CEE.

Contexto

O Grupo Wikimedia da Europa Central e Oriental, normalmente chamado de Grupo CEEWiki, foi fundado em Haifa na Wikimania 2011. Sua principal finalidade é organizar reuniões de capítulo e ajudar os países que não têm capítulo ou grupo de usuários.yiskc09wk7diyf6tzhdicuatyutqi2

Qual é a finalidade deste grupo?

A parceria CEE é basicamente um amplo projeto para "ligar" os wikis da CEE em cooperação mútua. Algumas iniciativas deste projeto incluem:

  • Encontro Wikimedia Europa Central e Oriental
  • Uma lista de discussão conjunta CEE, página do Facebook ou no IRC $channel
  • A campanha anual da Primavera Wikimedia CEE para a cobertura de artigos (isto inclui cada wiki CEE com artigos sobre outros países da CEE — por exemplo, a Wikipédia romena com artigos sobre estonianos famosos e cidades na Estônia)
  • Talvez um capítulo local da Wikimedia Central e Europa Oriental - este poderia ser registrado em um determinado país, mas poderia operar em uma base pan-CEE.

Por que este grupo é único?

É a primeira vez que um grupo de projetos da Wikimedia em uma região se juntaram para cooperar. Fora do Meta, temos visto pouca cooperação entre projetos Wikimedia de diferentes línguas, em uma escala organizada. Isso é importante porque, ao cooperar, todos as wikis da CEE podem crescer mutuamente. Isso também fortalecerá a voz das wikis da CEE na estrutura geral da Wikimedia. Basta olhar para o que o União Europeia alcançou!

Projetos atuais

Associação

Organizações e grupos fundadores da Wikimedia

Wikimedia affiliates (37)

Wikimedia communities (6)

Comunicação

Ver também