VisualEditor/Newsletter/2021/June/pt-br

This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2021/June and the translation is 93% complete.

Editing news 2021 #2

Ler em outro idiomaLista de assinaturas para esta newsletter multilíngue

 
Quando a ferramenta Responder existia para os iniciantes e eles tentavam postar em uma página de discussão, obtinham melhor êxito ao postar um comentário. (Source)

No início deste ano, a equipe de Edição realizou um amplo estudo da Ferramenta Responder. O objetivo principal era descobrir se a ferramenta ajudava novos editores a se comunicar no wiki. O segundo objetivo era observar se os comentários feitos por novos editores usando a ferramenta precisavam ser revertidos mais frequentemente do que os realizados com o já existente editor de páginas wikitext.

Os principais resultados foram:

  • Editores novos que tinham acesso automático ("padrão ativado") à ferramenta Responder eram mais propensos a postar um comentário em uma página de discussão.
  • Os comentários feitos por editores novos com a Ferramenta Responder também eram menos propensos a ser revertidos do que os comentários feitos através da edição de página.

Estes resultados deram certeza aos editores de que a ferramenta é útil.

De olho no futuro

A equipe planeja tornar a ferramenta Responder disponível para todos como uma preferência opt-out nos próximos meses. Isto já ocorreu nas Wikipédias em árabe, tcheco e húngaro.

O próximo passo é solucionar um desafio técnico. Depois, a ferramenta Responder será implementada primeiro nas Wikipédias que fizeram parte do estudo. Em seguida, a implementação será feita, por estágios, às outras Wikipédias e todas as wikis hospedadas na WMF.

É possível ativar "Ferramentas de Discussão" em Recursos Beta agora. Depois de obter a ferramenta Responder, você poderá mudar suas preferências a qualquer momento em Special:Preferences#mw-prefsection-editing-discussion.

Whatamidoing (WMF) (discussão)