Código Universal de Conduta/Diretrizes de aplicação/Informação para votantes

This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/Enforcement guidelines/Voter information and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

VOTE HERE

Código Universal de Conduta

A votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) está programada para ocorrer de 7 a 21 de março de 2022 através do SecurePoll. Wikimedistas elegíveis terão a oportunidade de mostrar seu apoio ou oposição à ratificação das Diretrizes de Aplicação, e comentar sua motivação. A ratificação das diretrizes de aplicação é um passo necessário para garantir o cumprimento do UCoC. Veja mais detalhes sobre sobre a votação e critérios de elegibilidade abaixo.

The vote is closed and the results have been published. The proposal is approved.

Veja também as Perguntas frequentes sobre a Votação para obter mais informações sobre como votar.

Chamada de pessoas voluntárias para divulgar a votação

Quer colaborar para aumentar o número de votantes em sua comunidade? Não é necessário ter experiência em eleições ou votações. As pessoas voluntárias podem colaborar difundindo a votação de ratificação em suas comunidades. São bem-vindas pessoas voluntárias de todos os projetos da Wikimedia! Garanta que as vozes e os interesses da sua comunidade estejam representados na votação de ratificação (7 - 21 de março de 2022), convidando sua comunidade para votar! Você pode colaborar inscrevendo-se no Meta-wiki para receber atualizações, usando a página de discussão do projeto para ajudar com traduções. Qualquer dúvida entre em contato conosco através do email ucocproject@wikimedia.org.

Processo de votação

Wikimedistas com direito ao voto:

  1. Deverão revisar as Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta.
  2. Decidir se mostrarão seu apoio à ratificação, e, portanto, à adoção das Diretrizes de Aplicação, ou sua oposição. Caso o voto seja de oposição à ratificação, solicitamos que especifique as mudanças que deveriam ser feitas às Diretrizes.
  3. Saiba como registrar seu voto no SecurePoll.
  4. Entre na página de Votação do SecurePoll e siga as instruções.
  5. Relembre outras pessoas da comunidade de votar!

O que está sendo votado?

Após ter ratificado o UCoC, o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia declarou que apoia realização de uma votação da comunidade sobre a ratificação das diretrizes de aplicação do UCoC. O órgão reconhece ainda o apoio expresso na carta conjunta dos Comitês de Arbitragem e os resultados de uma pesquisa realizada com wikimedistas com direitos avançados e acesso a informação confidencial (functionaries, em inglês) da comunidade voluntária, afiliados e comitê de redação.

Uma das principais recomendações da estratégia para 2030 era a criação colaborativa de um Código Universal de Conduta que estabelecesse uma base de comportamento aceitável para todo o movimento, com tolerância zero a assédios.

Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta

As diretrizes de aplicação visam o cumprimento do Código Universal de Conduta. O UCoC foi previamente ratificado diretamente pelo Conselho de Administração, sem a participação da comunidade nesse processo. As diretrizes de aplicação incluem ações preventivas, de detecção, investigação, e outras ações que devem ser tomadas para gerir violações do Código Universal de Conduta. A aplicação do código deverá ser gerida principalmente por, mas não se limitando a, usuários com direitos avançados designados em todos os projetos online e offline da Wikimedia, eventos e espaços da organização hospedados em plataformas de terceiros. A aplicação deverá ser executada de forma organizada, oportuna e consistente em todo o movimento da Wikimedia.

As diretrizes de aplicação do UCoC possuem duas partes:

  • Trabalho preventivo
    • Conscientização e treinamento sobre o UCoC, entre outros
  • Trabalho de resposta
    • Abertura de processos, processamento das violações relatadas, fornecimento de recursos para gestão das violações, determinação das ações a serem tomadas sobre as violações, etc.

Por que você deve votar?

A ratificação das Diretrizes de Aplicação do UCoC é um passo necessário para concluir os processos ao redor do UCoC. A votação sobre a ratificação das Diretrizes de Aplicação foi um processo criado para avaliar o apoio da comunidade ao UCoC e ouvir a comunidade de wikimedistas vontantes, caso haja ressalvas à presente proposta. Vote para garantir que sua voz seja ouvida. Caso decida se opor à ratificação, e vote "não", é importante mencionar com qual(is) parte(s) das diretrizes não está de acordo, e por quê.

Fundamentalmente, a votação irá assegurar:

  • A representatividade, nesta votação global, das visões presentes nos projetos Wikimedia para os quais você contribui

Como votar

 
Imagem ilustrativa do SecurePoll.

Leia esta seção antes de entrar no SecurePoll para que sua experiência de votação transcorra sem problemas.

* O sistema de votação apresentará a pergunta em questão, e oferecerá duas opções: "Não" e "Sim".
  • Comentários sobre quaisquer questões com relação às diretrizes de aplicação poderão ser feitos na caixa habilitada para tal função.
  • O SecurePoll notificará a pessoa quando seu voto tiver sido registrado.
  • Você pode mudar seu voto durante o período de votação. Isso substituirá seu voto anterior. Você pode fazer isso quantas vezes quiser.

Como será determinado o resultado da votação?

Será necessário mais de 50% para que o Conselho de Administração passe à ratificação das Diretrizes de Aplicação. Atualmente o movimento não possui uma prática única de votação com relação à aprovação x reprovação. Alguns processos têm utilizado algo próximo de uma maioria qualificada (⅔), enquanto outros uma maioria simples (50% +1), e ainda há os que evitam processos que envolvam contagens numéricas de votos. No caso em questão, e a fim de manter este processo alinhado com a maioria dos referendos realizados em jurisdições do mundo real, foi escolhida a proporção matemática da maioria simples de votos.

Votantes que se oponham às diretrizes conforme estão escritas, serão perguntados quais elementos precisam ser alterados e por quê. Se a votação produzir um voto majoritário "não", a equipe do projeto UCoC publicará as razões apresentadas (ocultando identidades), e preparará um relatório resumido. Integrantes dos dois Comitês de Redação do UCoC deverão então formar um Comitê de Revisão; este grupo avaliará a possibilidade de aperfeiçoar as Diretrizes com base nas preocupações levantadas durante o processo de votação. Assim como o presente processo, as revisões serão então publicadas para revisão, e uma segunda votação será realizada.

Haverá acompanhamento externo (de fora da Fundação Wikimedia) do escrutínio da votação para verificação da veracidade do processo?

O resultado da votação será examinado por pelo menos três Wikimedistas sem vínculos empregratícios, com experiência em processos de verificação e votação de movimentos. As pessoas que farão essa tarefa serão listadas aqui em breve.

  • Sj - former Trustee, former steward
  • User:Tks4Fish - Current steward, Portuguese Wikipedia Administrator, Checkuser and Oversighter
  • Matanya – current steward, admin on hewiki and Commons, member of the Small Wiki Monitoring Team
  • TheresNoTime – current steward, administrator, checkuser and oversighter on enwiki, admin on Meta

Direito ao voto

O direito ao voto é definido pelo Conselho de Administração da Wikimedia. Wikimedistas registrados que atendam aos requisitos de atividade mínima, afiliados e pessoas com vínculos empregatícios com a Fundação Wikimedia (anterior a 17 de janeiro de 2022), além de integrantes atuais e antigos do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia, poderão votar na ratificação das diretrizes de aplicação através do SecurePoll.

Wikimedistas da comunidade editora

Poderão votar através de qualquer conta pessoal registrada em uma wiki da Wikimedia. Só é possível votar uma vez, independentemente de quantas contas a pessoa possui. Para ser elegível, esta conta:

  • não pode estar bloqueada em mais de um projeto;
  • e não ser um robô;
  • e ter realizado pelos menos 300 edições nas wikis da Wikimedia até 7 de fevereiro de 2022;
  • e ter realizado pelo menos 20 edições entre 7 de agosto de 2021 e 7 de fevereiro de 2022.

A ferramenta AccountEligiblity pode ser utilizada para verificar rapidamente o direito ao voto.

Desenvolvedores/as

Poderão votar quando:

  • forem admins de servidor da Wikimedia com acesso shell;
  • ou tenham realizado pelo menos uma merged commit em qualquer [gerrit:|repositório da Wikimedia no Gerrit], entre 7 de agosto de 2021 e 7 de julho de 2022.

Critérios adicionais:

  • ou tenham feito pelo menos uma merged commit em qualquer nonwmf-extensions ou nonwmf-skins, entre 7 de agosto de 2021 e 7 de fevereiro de 2022
  • ou tenham feito pelo menos uma merged commit em qualquer ferramenta de repositórios da Wikimedia (por exemplo magnustools) entre 7 de agosto de 2021 e 7 de fevereiro de 2022.
  • ou tenham feito pelo menos 300 edições antes de 7 de fevereiro de 2022 e tenha feito pelo menos 20 edições entre 7 de agosto e 7 de fevereiro de 2022 no translatewiki.net.
  • ou mantenedores/contribuidores de quaisquer ferramentas, bots, user scripts, gadgets e módulos Lua nas wiki da Wikimedia.
  • ou tenham se envolvido substancialmente no projeto e/ou revisão de processos de desenvolvimento técnico relacionados à Wikimedia.

Nota: Se você atender aos critérios principais, imediatamente terá direito ao voto. Devido a limitações técnicas do SecurePoll, as pessoas que atenderem aos critérios adicionais não poderão votar diretamente, a menos que atendam a algum dos outros critérios. Se você acredita que atende aos critérios adicionais, envie um e-mail para ucocproject@wikimedia.org com essa explicação pelo menos quatro dias antes do último dia de votação.

Pessoas com vínculos empregatícios com a Fundação Wikimedia

Pessoas que possam demonstrar vínculos empregatícios com a Fundação Wikimedia a partir de 17 de janeiro de 2022 poderão votar

Pessoas com vínculos empregatícios com afiliados do movimento Wikimedia

Pessoas que possam demonstrar vínculo empregatício com grupos de usuários, organizações temáticas e/ou afiliados a partir de 17 de janeiro de 2022 poderão votar.

Integrantes do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia

Integrantes atuais e ex-integrantes do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia poderão votar.

Perguntas frequentes sobre a votação

  1. Como posso saber se tenho direito ao voto?
    Utilizando a ferramenta AccountEligibility tool para verificar seu direito ao voto no processo em questão. Na página de informações globais sobre contas é possível saber mais sobre a sua contagem de edições e histórico de contribuições.
  2. Como são definidos os critérios de direito ao voto?
    O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia definiu os critérios de elegibilidade, ou direito ao voto, antes do início das eleições. Os critérios utilizados foram os mesmos das eleições para o Conselho de Administração.
  3. Votante com direito ao voto, porém não consegue votar
    Recebeu a seguinte mensagem: "Sorry, you are not in the predetermined list of users authorized to vote in this election." ("Desculpe, mas você não se encontra na lista de pessoas com direito ao voto nesta votação")
    Soluções

    Certifique-se de estar logado.

    Certifique-se de que você está votando a partir do Meta-wiki. Use este link para ir para a página inicial da votação.

    Se você é desenvolvedor, faz parte da equipe da Fundação Wikimedia, entre outras situações, provavelmente o Comitê Eleitoral não conseguiu validar seu nome de usuário. Entre em contato com ucocproject@wikimedia.org para que seu nome seja inserido na listagem de pessoas com direito ao voto.

    Se você não consegue votar, mas acredita que deveria poder, por favor deixe uma mensagem na página de discussão das eleições ou entre em contato com o Comitê Eleitoral em ucocproject@wikimedia.org. O prazo de resposta é de 72 horas.

  4. Não consigo entrar no VoteWiki
    Você não precisa entrar no VoteWiki para votar. Se você consegue ver a votação, é porque o SecurePoll realizou o processo de identificação com sucesso. Por razões de segurança, apenas um número limitado de contas são registradas no VoteWiki.
  5. Meu voto é visível para outras pessoas?
    Não, a votação é segura. O software SecurePoll é utilizado e o voto é secreto. Ninguém do Comitê Eleitoral, do Conselho de Administração ou da equipe da Fundação Wikimedia tem acesso a essa informação. A chave criptografada desta eleição está sob o poder de uma pessoa do time de Trust & Safety da Fundação Wikimedia. Se a chave for ativada, a eleição é interrompida.
  6. Como funciona a recolha de dados de votantes?

    São recolhidos dados de identificação das pessoas votantes, que podem ser vistos por algumas poucas pessoas que auditam e gerem a contagem da votação. Conheça as pessoas responsáveis por essa tarefa abaixo.

    Isto inclui o endereço IP e o user agent. Estes dados são automaticamente apagados 90 dias após a eleição.

  7. Como esses dados serão usados?
    As métricas desta eleição serão resumidas e publicadas nas páginas sobre a votação no Meta e em forma de relatório de avaliação do evento. Nenhuma informação pessoal identificável será publicada. Informações pessoais identificáveis poderão ser usadas para determinar o número votantes e sua distribuição global.
  8. Quando eu voto, não vejo nenhuma confirmação de de que o voto foi recebido, e aparece uma mensagem automática dizendo que é preciso logar para votar. O que está acontecendo?

    Não é necessário entrar no votewiki para votar. Provavelmente este erro está aparecendo por causa da memória cache. Pedimos desculpas por este inconveniente: por favor, tente votar novamente em m:Special:SecurePoll/vote/391.
    #: Você deverá receber uma mensagem dizendo: "The vote will be conducted on a central wiki. Please click the button below to be transferred." ("A votação será realizada em uma wiki central. Por favor, clique no botão abaixo para continuar".) Ao clicar no botão, você chegará ao servidor de votação e deverá poder votar.

    Observe também que é possível modificar seu voto quantas vezes quiser. Apenas um voto por pessoa será armazenado, e o sistema simplesmente substituirá votos antigos pelo mais recente, descartando todos os votos anteriores.

    Quando você finalizar seu voto, receberá uma mensagem em sua tela, que pode ser guardada como prova de que votou.

  9. Como o sistema de votação impede que pessoas votem mais de uma vez?
    Apenas um voto por pessoa é armazenado no sistema. Você pode modificar seu voto quantas vezes quiser durante o período de votação. O sistema simplesmente substituirá votos antigos pelo mais recente, descartando todos os votos anteriores.
  10. Pessoas com vínculo empregatício com a Fundação Wikimedia e/ou afiliados são forçadas a votar ou recebem instruções para votar de uma maneira específica?
    Não, pessoas com vínculos empregatícios com a Fundação Wikimedia e/ou afiliados não recebem instruções sobre como devem votar. As pessoas em geral estão sendo convidadas a votar. Para que as diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta sejam eficazes, precisamos de votos e comentários honestos que possibilitem a detecção das áreas que precisam ser melhoradas.
  11. A equipe de Trust and Safety da Fundação Wikimedia tem interesse de que o resultado da votação se dê de uma maneira específica?
    A equipe de Trust and Safety é composta por três áreas de atuação: Políticas, Desinformação e Operações. A equipe que facilita os trabalhos ao redor do UCoC é a equipe da área de Políticas, e investigações sobre a conduta de pessoas da comunidade de wikimedistas não fazem parte do escopo do seu trabalho. Não há razão para pensar que a equipe de Operações poderia ter interesses específicos e tendenciosos, mas esta separação funcional foi feita precisamente para evitar um viés não intencional. O trabalho da equipe de Políticas não é avaliado de acordo com o resultado desta votação. Mas a equipe é avaliada pela sua relação com a comunidade, ou seja, pela sua capacidade de desenvolver uma prática colaborativa para a execução do UCoC que funcione para a comunidade. E nosso objetivo é cumprirmos com essa responsabilidade da melhor forma possível.
  12. Outras questões não mencionadas aqui
    Em caso de erros técnicos ou do sistema de votação, por favor, envie um e-mail para ucocproject@wikimedia.org. Especifique o nome de usuário com o qual está tentando votar e o projeto no qual está tentando votar. Uma pessoa da equipe do projeto responderá seu e-mail assim que possível.