Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Fontes/Resumos de 14 a 28 de março

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Sources/Summary 14th to 28th and the translation is 100% complete.

Este é um breve resumo geral das páginas de fontes de discussão no Meta. Os atalhos usados aqui dependem do idioma estabelecido e do código do projeto, e os idiomas estão agrupados alfabeticamente. Por exemplo, a Wikipedia em árabe é Ar.WP. Para dar uma ideia geral de atividades nos projetos e plataformas resumidas nas páginas de fonte, esse texto indica quantas afirmações foram disponibilizadas na página de fonte e portanto levadas em consideração no momento de escrita. (3a), por exemplo significa que 3 declarações estavam disponíveis na página de fonte respectiva no momento que se redigiu o resumo.

Pontos principais (preliminares):

  • Melhorias tecnológicas devem ser um foco importante, incluindo investimento mais forte em formatos de conhecimento alternativos (como áudios e mapas), dispositivos móveis, pesquisa por voz, realidade aumentada, inteligência artificial e Wikidata (Ar, Bn, De, En, Es, Fr, He, Hi, It, Meta, Pl, Vi, Zh).
  • Várias comunidade enfatizaram a necessidade de software melhor para suporte a múltiplos idiomas e tradução, potencialmente até a criação de projetos wiki multilíngues ou integrar as wikis existentes e um foco em qualidade de conteúdo, potencialmente incluindo pagamentos para a criação de conteúdo (De, Es, He, Hi, It, Ja, Meta, Pl, Pt, Sv, Ru, Zh).
  • Várias comunidades enfatizaram a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor e amistoso, incluindo medidas adicionais contra assédio e de diversidade de gênero (Bn, De, Es, Fr, Meta, Pt, Ru, Vi).
  • Comunidades destacaram a necessidade de cooperar mais estreitamente com instituições educacionais, potencialmente até estabelecer escritórios da Wikimedia nestas instituições (Ar, Bn, Es, He, Hi, It, Vi).
  • Comunidades asiáticas e em inglês enfatizaram o desenvolvimento offline e divulgação em áreas rurais para levar a Wikimedia até todas as vilas (Bn, En, Hi, Vi).
  • Várias comunidades reiteraram posições já estabelecidas delineando a necessidade de melhor cooperação técnica pela WMF (De, Ru) e uma preocupação o movimento está perdendo seu foco educacional através da politização e centralização na WMF. (De, Fr, He, Meta, Pl)


  • Nas discussões nas wikis em bengali (35a) surgiram várias visões, como descentralizar o movimento com ênfase em áreas rurais, (§Bn1.2, §Bn1.31) desenvolvimento da Wikidata, (§Bn1.6, §Bn1.25) criar um ambiente acolhedor (§Bn1.21). criar parcerias com organizações relacionadas (§Bn1.7), desenvolver ferramentas de verificação ortográfica (§Bn1.5) e criar audiolivros no Wikisourc (§Bn1.8). Escrever artigos deveriar ser mais fácil e enfatizar a criação de qualidade e quantidade. Competições globais frequentes seriam úteis, incluindo dar recompensas por contribuições (possivelmente dados móveis), engajar estudantes e orientar novatos (§Bn1.20, §Bn1.33). Projetos irmãos deveriam ser promovidos (§Bn1.26) e todos os projetos devem se integrar com Wikidata para atualização automática. Membros da comunidade em encontros comunitários em bengali (6a) sugeriram promover projetos Wikimedia através de ônibus da Biblioteca Wikipédia (§Bn2.1) e calendários (§Bn2.5, §Bn2.4). As diferenças de gênero e os vazios de conteúdo (§Bn2.5, §Bn2.4) devem ser resolvidos.
  • O grupo taiwanês (principalmente) comunidade da Wikipédia em chinês no Facebook disse que gostariam de aumentar a qualidade dos artigos existentes na Wikipédia. O ex presidente da extinta Wikimedia Hong Kong apontou em uma reunião que a falta de recursos é sempre um problema na comunidade. A comunidade quer que a fundação apoie mais, financeiramente e tecnicamente, para que possam se desenvolver da melhor forma.
  • Wikipedistas na Wikipédia em inglês (13a) disseram que deveríamos focar em acessibilidade offline (§En1), qualidade de informação (§En11) e funções como gráficos e mapas (§En4). Devemos trabalhar juntos com parceiros externos e mais colaboração interna como a Equipe Técnica Comunitária (§En5). O problema de edições pagas clandestinas (§En3) e a usabilidade limitada da Wikidata (§En8) devem também serem abordados e devemos explorar o potencial da inteligência artificial para nos ajudar (§En13).
  • Contribuidores na Wikipédia em francês (66a) discutiram que deviríamos nos focar me wikis menores, (§Fr1) construir uma comunidade global, (§Fr2) promover projetos de idiomas locais, (§Fr4) modernizar plataformas da Wikimedia (§Fr5) (como realidade aumentada pesquisa por voz (§Fr57) e criar regras mais rígidas contra assédios (§Fr7). Devemos nos focar em qualidade, (§Fr39) criando wikis multilíngues para todos os projetos, (§Fr11) criando um ambiente acolhedor para novos usuários (§Fr6) e encorajando intercâmbios culturais. (§Fr25) Também devemos pensar sobre a neutralidade do projeto, (§Fr15) internacionalização e disponibilizar conhecimento em vários formatos (§Fr13). Devemos apoiar o uso da imprensa e de mídias sociais para promoção (§Fr41).
  • As discussões na Wikipédia em alemão (37a) colocaram a ideia de democraticamente eleger conselhos de especialistas entre usuários da Wikipédia para melhorar a qualidade (§De1.1 a 7) um ambiente social acolhedor (§De1.8) e manter os artigos atualizados (§De1.15) foram considerados importantes; enquanto Wikidata pode ser útil (§De1.18) alguém precisa atualizar o Wikidata também. (§De1.19) Devemos nos focar em qualidade em vez de quantidade. (§De1.21) A Wikipédia deveria ser uma democracia e todas as posições de supervisão deveriam ser definidas pela comunidade; possivelmente diminuir o tamanho da Fundação Wikimedia com uma sede fora dos Estados Unidos e por arrecadação de fundos por outras organizações. (§De1.13) Deveríamos ter um controle interno de qualidade, restruturar as páginas de políticas e recomendações, (§De1.30) e repensar o valor de fontes primárias (§De1.25). em uma reunião na Áustria (31a) apoiaram um ambiente acolhedor, (§De2.1) encontrar novos formatos de conhecimento (visualização), (§De2.26) envolver vozes mais diversificadas e fmais fontes de conhecimento, além de manter o conteúdo em dia. (§De2.21)
  • Wikipedistas em hebraico (17a) discutiram que devemos nos focar em fatos, sermos politicamente neutros (§He2) e alcançar mais audiência. (§He1) Devemos repensar o design da Wikipédia, (§He12) adaptar nova tecnologias, (§He6) colaborar com a "academia" e envolver aos estudantes, (§He17) focar em qualidade (§He10) e integração de projetos Wikimedia. (§He8) Devemos também pensar sobre o problema de edições pagas. (§He13)
  • O grupo de Whatsapp dos Wikimedistas em hindi (25a) discutiram que deveríamos descentralizar as organizações formais do movimento (§Hi1.2) e focar em alcançar a todas os vilarejos. (§Hi1.6) Também deveríamos envolver estudantes e professores colaborando com instituições educacionais. (§Hi1.7) Devemos focar em crescer tanto quantitativamente (§Hi1.20) quanto qualitativamente, (§Hi1.14) potencialmente tornando relevante o conteúdo em outras línguas visível em qualquer wiki. (§Hi1.24) Devemos criar um ambiente aberto e acolhedor. (§Hi1.25) A discussão no grupo de Hangout dos Wikimedistas em Hindi (12a) também apresentou visões que a Wikipédia deve ser mais facilmente acessível a partir de dispositivos móveis. (§Hi2.3) Devemos colaborar com organizações (§Hi2.6) e governos locais (§Hi2.6) para levar a Wikipédia às vilas. (§Hi2.5) Devemos promover a Wikipédia nas mídias sociais (§Hi2.7) e também trabalhar junto com as instituições educacionais com a ajuda de equipes contratadas maiores. (§Hi2.10) Devemos criar tutoriais, ebooks e outros materis em idiomas regionais. (§Hi2.8)
  • Wikipedistas em italiano (14a) discutiram que deve haver uniformidade nas predefinições, (§It1.11) recomendações e o manual de estilo (§It1.8) e e também comunicação mais constantes entre os diversos projetos e idiomas. (§It1.1) Devemos focar em educar e trazer mais contribuidores. (§It1.5) Devemos encontrar diversas maneiras de envolver crianças (§It1.14) e estudantes como colaborar com organizações juvenis. (§It1.13) Usuários do Wikiquote em italiano (5a) afirmaram que as recomendações do Wikiquote deveriam ser melhoradas para facilitar para novatos. (§It2.2) deveria haver uma biblioteca colaborativa para melhorar citações. (§It2.4) Wikiquote deveria ter uma presença nas mídias sociais. (§It2.5) No Wikisource em italiano (13a) os contribuidores sugeriram que projetos da Wikimedia deveriam ser mais interconectados (§It3.1) e o Wikisource deveria ser integrado aos outros projetos. (§It3.6) Nós deveriamos melhorar os aspectos técnicos do Wikisource para que qualquer um possa contribuir e ver os textos facilmente mesmo em dispositivos móveis. (§It3.8) Alguns usuários enfatizaram incluir outros trabalhos de acesso livre (§It3.3) enquanto outros falaram que devemos focar em trabalhos digitalizados. (§It3.15) A Wikiversidade em italiano (6a) sugeriu que o movimento deveria focar mais em projetos irmãos da Wikipédia. (§It4.1) Também deveremos focar em escolas e crianças colaborando com projetos como Vikidia. (§It4.5)
  • Uma entrevista em Japonês da Wikidata (1 usuário, 6a) no Twitter indicou que usuários experientes da Wikidata sentem que a missão do projeto não é clara e é difícil de explicar. (§Ja1.1 (to 6)) Um grupo no Slack (3a) concordou que a Wikipédia tem conteúdo de má qualidade relativos a algumas disciplinas como Ciências da Computação. (§Ja2.2) Uma entrevista no Facebook Messenger (9a) apresentou visões que devemos focar em exaustividade e descentralização dos projeto, (§Ja3.1) e clarificação das licenças. (§Ja3.6) Também devemos nos focar em estrutura de dados, (§Ja3.4) relacionamentos de dados, (§Ja3.3) entrada de dados (§Ja3.8) e saída de dados na Wikidata. (§Ja3.9) Na Wiki, libertar mais conteúdo (§Ja4.2) e recrutar mais contribuidores de boa qualidade foram temas propostos. (§Ja4.3)
  • As discussões no Meta (21a) enfatizaram a qualidade do conteúdo e a necessidade de enfrentar as notícias falsas (§Meta4), enfrentar edições pagas (§Meta18) e ativismo não revelado. (§Meta7) Enquanto um editor advogou pelos esforços de promoção do conhecimento livre da Fundação Wikimedia, (§Meta3) outro usuário afirmou que devemos buscar alternativas para os softwares desenvolvidos pela WMF, (§Meta2) Devemos focar em melhorar a colaboração entre comunidades distribuídas, afiliados formais (§Meta20) e organizações potencialmente parceiras. (§Meta21) Conhecimento deveria ser promovido globalmente ao melhorar o acesso offline e ao tornar o nosso conteúdo facilmente compreensível. Devemos focar em melhorar aspectos técnicos da Wikimedia (§Meta12) e também a habilidade de ligar com conteúdo enriquecido, como mapas e ferramentas gráficas. (§Meta19) Devemos focar na falta de diversidade de conteúdo e de gênero (§Meta6) e melhorar a interconectividade nos nossos projetos ao redor do Wikidata. (§Meta14) Devemos advogar pela liberdade de panorama nos Estados Unidos (§Meta13) e respeitar uns aos outros apesar de nossas diferenças. (§Meta5)
  • Na Wikipédia em Polonês (18a), usuários afirmaram que contribuir para a Wikipédia deveria ser mais fácil, (§Pl1.5) e o software deveria apoiar melhor esforços multilíngues. (§Pl1.1) Alguns usuários sugeriram a criação de uma Wikipédia unificada, como o Wikimedia Commons ou o Meta, com ferramentas para traduzir o mesmo artigo para vários idiomas. (§Pl1.8) Editores pagos também poderiam ser contratados para ajudar a manter o conteúdo atualizado e para conseguir acesso a bases de dados profissionais. (§Pl1.7) Foi discutido que a Fundação e movimento devem ser politicamente neutros (§Pl1.2) e também que conselho ("board") deveria representar melhor a comunidade. (§Pl1.3) Devemos focar em projetos irmãos à Wikipédia (§Pl1.15) e autonomia editorial da Wikipédia em diversas línguas. (§Pl1.18) Uma ferramenta para converter mp3/mpeg enquanto enviada para o Wikimedia Commons. (§Pl1.17) O grupo de Facebook da Wikipédia em polonês (3a) enfatizou a necessidade de melhorias tecnológicas (§Pl2.1) e discutiram viés político. (§Pl2.2)
  • Wikipedista em português (8a) discutiram sobre ter um ambiente acolhedor com mecanismos para lidar com assédios, disputas e moderação de discussões. Devemos destinar mais esforços a preencher os vazios de conteúdo local e traduções não deveriam ser uma prioridade.
  • Na página de estratégia da Wikipédia em espanhol (11a) a ideia de um critério de notabilidade para todo o movimento foi colocada (§Es1.1) em conjunto com a necessidade de maior suporte para tradução e idiomas, (§Es1.6) acessibilidade de conteúdo, (§Es1.4) preservar a independência do movimento, (§Es1.6) e a Wikipédia como uma ferramenta de ensio. (§Es1.7) Devemos nos focar em novatos, (§Es1.8) retenção de usuários, (§Es1.10) modernização da interface da Wikipédia (§Es1.9) e analisar a sua estrutura atual. O grupo de Telegram em espanhol (1a) apoiou a validação do conteúdo por especialistas externos (§Es2.1)
  • A esplanada da Wikipedia em sueco (6a) comparou a Wikipédia em sueco com a enciclopédia nacional do país (§Sv6) enquanto notaram a necessidade por melhorias na confiabilidade (§Sv3) e cooperação interwiki (§Sv5)
  • Durante a conversa na Wikipédia em vietnamita (24a) o foco tem sido qualidade de conteúdo (§Vi2) e desafios técnicos como medidas antivandalismo (§Vi5) e propagandas, (§Vi6) e oportunidades, como difusão educacional, (§Vi9) que acompanham o trabalho para conseguir. Devemos focar em treinar novatos, (§Vi8) acessibilidade offline, (§Vi6) manter informações atualizadas (§Vi9) e dar reconhecimento a contribuidores. (§Vi7)