Wikimedia - Afiliados do Movimento/Princípios

This page is a translated version of the page Wikimedia movement affiliates/Principles and the translation is 100% complete.
Os afiliados do movimento da Wikimedia, e as entidades que trabalham com eles, tal como o «Comité de Afiliados», espera-se que sigam os princípios dos filiados do movimento da Wikimedia, tal como foram desenvolvidos pelo projeto de funções do movimento.


Princípios dos afiliados do movimento da Wikimedia
Expandir a nossa rede
Os grupos que apoiam o nosso movimento - formais e informais- que cumpram os critérios de reconhecimento deveriam ser incluídos dentro de nossa estrutura meta organizacional de uma forma que reforce a nossa rede global.
Flexibilidade
Deixe a porta aberta para que organizações ou grupos passem de um status para outro, para permitir a mudança e não forçar as pessoas a um modelo que talvez não caiba.
Receba, não envie
Disponibilizar informações sobre os princípios, parâmetros e processos para afiliar-se ao movimento da Wikimedia. Observe as vantagens, desvantagens, direitos e obrigações de cada modelo. Ajude os grupos a escolher a melhor opção adequada ao seu trabalho, mas deixe-os decidir.
Sem hierarquias; cooperação
Priorizar a cooperação entre afiliados. Múltiplos afiliados que coexistem numa área não estão numa hierarquia, mas precisam de concordar sobre como coexistir nas suas áreas, cooperar e evitar o trabalho duplicado.
Comunicação é chave
Consultas, fluxo de informação e comunicação são críticas, particularmente em áreas geográficas ou temáticas de sobreposição, tanto para trabalhar em colaboração como para evitar colisões ou conflitos. Compartilhe informações sobre projetos potencialmente sobrepostos entre todos os grupos afetados. Garantir que os relatórios públicos cumpram os nossos padrões de responsabilidade.
Evitar a burocracia desnecessária
Os colaboradores devem tentar trabalhar com grupos existentes sempre que possível. Novas entidades não devem ser formadas apenas por causa de divergências pessoais.
Capacitar colaboradores
A principal razão para reconhecer afiliados é capacitá-los para obter mais reconhecimento e apoio dentro das suas comunidades e para identificar o seu trabalho com os projetos.