Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Rosie Stephenson-Goodknight/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Rosie Stephenson-Goodknight and the translation is 97% complete.

Rosie Stephenson-Goodknight

Rosie Stephenson-Goodknight (Rosiestep)

Rosiestep (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
ConferênciaWiki, América do Norte, 2019
Video statement
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: Junho de 2007
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia em inglês, Commons, Wikidata
Declaração (Não mais que 450 palavras) Sobre mim

Tornei-me uma editora da Wikipedia em inglês em 2007 e administradora desde 2009. Em 2014, fundei o WikiProject Women Writers, com uma forte crença no poder do voluntariado e da organização comunitária, eu tenho sido muito ativa no mundo das afiliadas. Em 2015, eu co-fundei a Women in Red e o WikiWomen's User Group. Em 2016, juntei-me à Diretoria da Wikimedia District of Columbia (WMDC). Fui eleita membro do Affiliations Committee (AffCom); e foi honrada como co-Wikimedista do ano, enquanto Women in Red foi selecionada para a ITU/UN Women Prêmio GEM-TEC. Fui co-fundadora da WikiConference North America 2016, e co-fundadora do seu Grupo de Usuários. Em 2017, fui eleita vice-presidente da WMDC e secretário da AffCom. Estou envolvida com a estratégia do movimento (MS) desde 2016, juntei-me ao Community Health Working Group em 2018. No mesmo ano, eu fui tornei cavalehiro pela República da Sérvia, a pátria da minha família, em parte por causa do meu trabalho na Wikipedia. Desde 2019, estou associada ao WikiCred. Em 2020, o artigo que criei sobre Maria Lauder foi honrado como o 6th million article on English Wikipedia. Também em 2020, fui eleita AffCom chair; reeleita este ano. Sou Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Administração de Empresas. Minha carreira profissional concentrou-se em gestão de contratos, gestão de projetos, aquisição de talentos; aposentei-me em 2016. Atuei como professor adjunto (comportamento organizacional; administração de saúde) também conferencista (aquisição de talentos). Em 2017, fui contratante da WMF para o projeto Gender Diversity Mapping, o primeiro de seu tipo. Desde 2017, sou um Professor visitante da Northeastern University.

Sobre meus objetivos
  1. I defensor da diversidade em suas muitas formas/perspectivas, incluindo conteúdo (alfabético), doadores, editores, entusiastas, parceiros, leitores, e assim por diante.
  2. Sou uma editora veterana no EN-WP (+220K edições, 1.300+ artigos DYK, criei 5.300+ artigos). Também +6K WikiCommons upload (principalmente fotos de Domínio Público). Também, +44K edições na Wikidata, (incluindo Wikidata WikiProject Women Writers in Review). Eu confio no supore técnico, desenvolvimento AI, ferramentas e em nossa comunidade tecnológica.
  3. Meu trabalho inicial no Grupo de Trabalho de Saúde Comunitária MS concentrou-se em "entrevistas comunitárias" e "coleta de dados". Quando desenvolvemos as Recomendações, meu foco centrou-se em treinamento de habilidades, segurança comunitária, experiência de recém-chegados (editores, afiliados, funcionários da WMF, BoT e parceiros organizacionais), e desenvolvimento de liderança. Eu continuo a defender estas áreas.
  4. Mais apoio a organizações comunitárias. Estou interessado em estabelecer o Conselho Global e Centros a fim de proporcionar modelos mais equitativos de governança, defesa, capacitação, alocação de recursos. Acredito que eles também terão um efeito positivo sobre o público leitor, parcerias, etc... Eu apoio a existência contínua de afiliados e defendo os esforços para ajudá-los a prosperar; o mesmo para as comunidades não afiliadas (por exemplo, Mulheres de Vermelho).
Top 3 prioridades do Conselho Contratar e incorporar um novo CEO

Melhorar a governança do Conselho + relações comunitárias

Continuar a apoiar a Estratégia do Movimento

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento Garantir a equidade nas tomadas de decisões

Prover segurança e inclusão

Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:20, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:18, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

10+ anos: Sou uma Wikimedista desde 2007. Atuei como administradora, co-fundadora de Afiliados, funcionária da AffCom, membro do Grupo de Trabalho da Estratégia do Movimento. Sempre que há oportunidade de fazê-lo, falo sobre o movimento wiki (imprensa; apresentações; conferências). Como tenho relacionamentos com comunidades ao redor do mundo, não apenas de língua inglesa, compreendo suas necessidades, especialmente as dos Afiliados. Além disso, o Women in Red ajudou a construir uma rede global de womxn em torno do movimento Wikimedia.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

<1 ano: Embora eu não tenha servido em um conselho nacional/global, sirvo como membro/oficial de um conselho regional, o Wikimedia District of Columbia (desde 2016). Embora a Women in Red não seja uma organização sem fins lucrativos registrada, é uma organização global reconhecida pela ITU/UN Women que a selecionou em 2016 para o prêmio GEM-TECH.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Não. Não tenho experiência executiva nesta escala. Mas tenho administrado orçamentos anuais multimilionários para um contratante do governo dos EUA no setor de saúde de 1993 a 2009, atuando como representante de empresas em assuntos legais durante esse período.

Tenho um certificado de pós-graduação em Liderança Executiva de Saúde da Universidade da Califórnia, San Diego.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

10+ anos: Estou envolvido na Estratégia de Movimento desde 2016, incluindo a participação no Grupo de Trabalho de Saúde Comunitária. Como membro da AffCom desde 2016 (Presidente desde 2020), tenho experiência em desenvolvimento comunitário e resolução/gerenciamento de conflitos. Por uma década, tenho abordado a lacuna de gênero do conteúdo da Wikipédia. Desde 2017, sou bolsista visitante na Northeastern University (Boston), com foco nas mulheres escritoras anteriores ao século XX e seus trabalhos.

Em minha vida profissional, tenho 15 anos de experiência com gerenciamento de contratos e gerenciamento de projetos; 15 anos de experiência em Aquisição de Talentos, incluindo cargos de nível C. O título da minha tese de mestrado foi: "Um plano estratégico de dois anos de TI para uma sociedade sem fins lucrativos".

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Sim. Eu sou uma mulher na casa dos 60 anos.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Não. Eu nasci nos EUA com pais nascidos na Iugoslávia que se conheceram em um post-WWII DP camp. Cresci em um lar de língua sérvia com familiares de 3 gerações; o inglês era a segunda língua. Esta educação contribuiu para meu interesse vitalício na diversidade geográfica e cultural (viajei para mais de 30 países estrangeiros; hospedei 8 estudantes estrangeiros de intercâmbio; enviei meus 2 filhos em seus anos escolares para outros continentes como estudantes estrangeiros de intercâmbio).

Em 2016, eu co-desenvolvi um modelo de conferência baseado em um centro geográfico (WCNA) (co-subsidiada; membro da Equipe Principal desde sua criação) que se tornou um Grupo de Usuários (co-fundadora), a única Afiliada com tema de conferência dentro de nosso movimento.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Sim. Minha primeira língua (língua materna da infância) é o sérvio. PT (N); ES (1-2); FR (1-2). Questões linguísticas e de identidade cultural são de meu interesse, por exemplo, as Línguas da Iuguslávia.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Eu não vivi em um país não democrático, censura estatal, ou repressivo. Entretanto, por mais de uma década, tenho compartilhado conhecimentos sobre mulheres que o fizeram através das biografias da Wikipédia que criei, por exemplo, Margarita Ortega, Deolinda Rodrigues Francisco de Almeida, Konkordiya Samoilova e Tang Qunying.