This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2017 and the translation is 100% complete.
Info A eleição terminou 11 junho 2017. Nenhum voto a mais será aceito.
Os resultados foram anunciados em 19 junho 2017. Por favor considere enviar quaisquer comentários sobre a eleição de 2017 na página de post mortem da eleição.

As Eleições da Fundação Wikimedia acontecerão de abril – junho de 2017. Membros da comunidade Wikimedia terão a oportunidade de eleger candidatos para o Conselho da Fundação Wikimedia, Comitê de Disseminação de Fundos e Ombudsperson do Comitê de Disseminação de Fundos.

Processo

As eleição serão realizadas de forma segura com o software SecurePoll. Votos são secretos e ninguém do Comitê de Eleições, o Conselho, ou qualquer pessoa na equipe da Fundação Wikimedia tem acesso a eles. A chave de criptografia para eleição é guardada com um terceiro independente; quando ativada a eleição é terminada. Algumas informações identificáveis dos eleitores (por exemplo, endereço IP, user agent, e outros dados que são semelhantes aos obtidos pela ferramenta de verificação) são visíveis para um grupo seleto de pessoas que auditam e tabulam os resultados da eleição (o Comitê de Eleições).

Eleitores enviam votos usando Apoio/Neutro/Não apoio. Votos serão tabulados e os candidatos classificados pela percentagem de apoio, definida como o número de votos "apoio" para o candidato dividido pela soma de votos "apoio" e "não apoio" (votos "neutro" não são contados). O candidato com a maior percentagem de apoio será recomendado ao Conselho da Fundação para nomeação.

Os eleitores enviam votos usando um sistema de suporte/Neutro/Contra. Os votos serão computados e os candidatos serão classificados por porcentagem de apoio, definido como o número de votos emitidos em apoio ao candidato, dividido pelo número total de votos emitidos para o candidato (as preferências "neutras" não são contadas, então isso É a soma dos votos de apoio e oposição). Os candidatos com maior porcentagem de apoio serão recomendados ao Conselho de Curadores para nomeação.

Eleição para o Conselho Diretor

De 1° de maio de 2017 (00:00 UTC), membros da comunidade Wikimedia terão uma oportunidade de votar na eleição do conselho para:

  • Três membros do Conselho para servirem mandatos de 3 anos que terminarão em 2020. O Conselho é a autoridade máxima da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos registrada pelo estato 501(c)(3) nos Estados Unidos. A Fundação Wikimedia gerencia diversos projetos como a Wikipédia e o Commons.

O comitê de eleições anuciará os resultados até 21 de Maio de 2017. Resultados detalhados estarão disponíveis.

Eleições para o Comitê de Disseminação de Fundos

A partir de 3 de junho de 2017 (00:00 UTC), membros da comunidade Wikimedia terão a oportunidade de votar nas eleições para a Comitê de Disseminação de Fundos para:

O comitê de eleição irá anunciar os resultados em 16 de junho de 2017 ou antes. Os resultados detalhados serão disponibilizados.

Informações para eleitores

Requisitos

Editores

Podes votar de qualquer conta registrada que possui em uma wiki da Wikimedia. Só podes votar uma vez, independentemente de quantas contas possuir. Para poder votar, essa conta deve:

  • não estar bloqueada em mais de um projeto;
  • e não ser um bot;
  • e ter ao menos 300 edições antes de 1 de abril de 2017 em todas as Wikis da Wikimedia;
  • e ter realizado ao menos 20 edições entre 1 de outubro de 2016 e 1 de abril de 2017.

A ferramenta de verificação dos requisitos para votar pode ser usada para verificar rapidamente os requisitos básicos para poder votar.

Desenvolvedores

Desenvolvedores podem votar se:

  • São administradores de servidores Wikimedia com acesso shell;
  • Ou possuem acesso para realizar commits e possuem ao menos uma commit mesclada ao git de repositórios da Fundação Wikimedia entre 1 de outubro de 2016 até 1 de abril de 2017.
Funcionários e colaboradores externos da Fundação Wikimedia

Funcionários e contratados atuais da Fundação Wikimedia podem votar se estavam empregados na fundação em 1 de abril de 2017.

Funcionários e colaboradores externos dos afiliadas Wikimedia

Atuais funcionários ou contratados de Capítulos Wikimedia, organizações temáticas ou de grupos de usuários podem votar se estiverem empregados em 1 de abril de 2017.

Membros do Conselho da Fundação Wikimedia, membros consultivos do conselho e membros do CDF

Membros e ex-membros do Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia, do Conselho Consultivo da Fundação Wikimedia e do Comitê de Disseminação de Fundos estão qualificados para votar.

Informação dos candidatos

Todos os candidatos devem cumprir os requisitos para leitores, além dos requisitos específicos para o cargo.

Organização

Linha do tempo

Eleição para o Conselho Diretor

  • 20 de abril de 2015: Prazo para os envios de candidaturas e comprovação de Identidade
  • 21 de abril – 1 de maio: Perguntas e discussões entre os candidatos e a comunidade
  • 1–14 de maio: Votação
  • 15–19 de maio: Comprovação de votos
  • 20 de maio: objetivo para anúncio de resultados

Eleições para o Comitê de Disseminação de Fundos

  • 28 de maio: data limite para envios de candidaturas e comprovação de identidade
  • 29 de maio – 2 de junho: Perguntas e discussões entre os candidatos e a comunidade
  • 3–11 de junho: Votação
  • 12–14 de junho: Comprovação de votos
  • 15 de junho: meta para anúncio dos resultados