Movement Strategy/Recommendations/Increase the Sustainability of Our Movement/pt

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Increase the Sustainability of Our Movement and the translation is 100% complete.
Aumentar a sustentabilidade do nosso Movimento

O quê?

Aumentaremos a sustentabilidade do nosso Movimento apoiando e investindo nas necessidades das pessoas, sejam recém-chegadas ou antigos colaboradores. Adotaremos abordagens mais robustas, de longo prazo e equitativas para gerar e distribuir recursos financeiros entre diferentes partes interessadas no nosso Movimento.

Um breve video sobre esta recomendação (em inglês).

Embora a curadoria, a edição e a contribuição de conteúdos sejam as atividades mais importantes do nosso Movimento, sabemos que existem outras contribuições significativas que nos levam à equidade de conhecimento e ao conhecimento como um serviço. Isso inclui políticas e defesa públicas, desenvolvimento de capacidades, divulgação, pesquisa, organização e captação de recursos. Para o crescimento e sustentabilidade do nosso Movimento, essas atividades precisam ser melhor reconhecidas e, às vezes, recompensadas em determinados contextos.

Consistente com o ethos e com a prática do Movimento, a edição não será remunerada e os fluxos de receitas que interferem na independência editorial do conteúdo não serão buscados. Capacitaremos e apoiaremos grupos locais e comunidades e organizações emergentes para explorar novas formas de aquisição de recursos e formação de parcerias. À medida que formos crescendo e nos tornando mais sustentáveis como Movimento, também alinharemos as nossas práticas para apoiar a sustentabilidade ambiental do nosso planeta.

Alterações e ações

Sustentabilidade humana

  • Desenvolver uma abordagem sistemática para melhorar a satisfação e a produtividade das pessoas envolvidas no Movimento:
    • Avaliando as necessidades dos grupos e voluntários, levando em conta os contextos locais para o efetivo apoio e reconhecimento dos esforços.
    • Envolvendo e apoiando continuamente diversos tipos de colaboradores online e offline.
  • Dedicar um volume significativamente maior de financiamento do Movimento para apoiar comunidades e grupos emergentes e marginalizados com base em suas respectivas necessidades, inclusive reembolso por contratação de pessoal, custos operacionais e outras atividades não diretamente relacionadas à adição, curadoria ou edição de conteúdo.

Sustentabilidade financeira

  • Aumentar a conscientização sobre o Movimento Wikimedia, seus valores, realizações, projetos e comunidades ao redor do mundo, para garantir a atenção, a confiança e o interesse dos consumidores, voluntários, parceiros e doadores.
  • Criar uma política que se aplique a todas as entidades do Movimento para delinear regras para geração de receita e definir o que pode ser adaptado ao contexto e às necessidades locais. Esta política equilibrará a sustentabilidade, os nossos valores e missão, e a independência financeira. De acordo com esta política:
    • Distribuiremos a responsabilidade da geração de receita entre as entidades do Movimento e desenvolveremos habilidades locais de captação de recursos para aumentar a sustentabilidade.
    • Aumentaremos a receita e diversificaremos os fluxos de receitas em todo o Movimento, assegurando que os recursos sejam captados e gastos de forma transparente e responsável.
  • Exploraremos novas oportunidades de geração de receita e disseminação de conhecimento livre por meio de parcerias e rendimentos auferidos. São exemplos:
    • Construção de APIs de nível empresarial (com padrões elevados de disponibilidade, rendimento e usabilidade).
      • Envolvimento de parceiros no desenvolvimento, sempre que adequado, incorporando as necessidades de um espectro de reusuários pequenos não comerciais, e comerciais maiores.
      • Exploração de taxas ou modelos de sustentabilidade para reusuários comerciais em escala empresarial, tomando cuidado para evitar dependências de receita ou outra influência externa indevida na criação e no desenvolvimento de produtos.
      • Desenvolvimento de proteções adequadas para assegurar o acesso livre, contínuo e irrestrito para uso não comercial, de pesquisa e comercial pequeno a moderado.
    • Envolvimento ativo de ecossistemas de terceiros no desenvolvimento de tecnologias do MediaWiki (por exemplo, Wikibase e Parsoid).
    • Prestação de serviços profissionais e de consultoria em relação às tecnologias do MediaWiki.
    • Criação de merchandising e uso da marca Wikimedia.

Justificativa

No nosso cenário atual, a grande maioria dos fundos e do pessoal está localizada no Norte Global, o que gera desigualdade de distribuição de recursos. Para criar espaço para um crescimento sustentável e resiliência no nosso Movimento, precisamos adotar uma abordagem mais proativa para alcançar aqueles que ainda não estão representados nas nossas comunidades. Isso também precisa ser equilibrado por meio de melhores meios de valorização das contribuições daqueles que já estão no Movimento, se não corremos o risco de perder memória, ritmo, capacidade e pessoas por causa de esgotamento e rotatividade.

Pessoas

Nosso futuro depende de um ambiente saudável, diversificado e colaborativo e de um fluxo contínuo de colaboradores. No entanto, não temos mecanismos para assegurar uma disponibilidade equitativa de recursos e capacidades (por exemplo: dinheiro, parceiros, instalações) ao longo do Movimento. Também não temos mecanismos para reconhecer e permitir contribuições online e offline a todos os participantes. Aumentar o recrutamento e a retenção de colaboradores depende da melhoria dos procedimentos, processos e estruturas de atendimento e apoio às diversas necessidades.

Recursos financeiros.

A ambição da nossa direção estratégica exigirá um aumento da receita do nosso Movimento além do crescimento incremental atual. O modelo atual, fortemente dependente das doações pelos banners da Wikipédia, não tem resiliência em relação a mudanças externas e poderá se tornar menos eficaz com as futuras tendências de tecnologia e de consumo de conhecimento. Um exemplo dessa mudança seria um tráfego direto menor e um maior acesso por meio de assistentes virtuais e mecanismos de busca. Estamos perdendo o potencial que vem com uma abordagem global diversificada, avanços tecnológicos e várias possibilidades de receita relacionadas ao uso da nossa plataforma e do nosso produto. Com quase todos os fluxos de receita passando por poucas organizações do Movimento, há oportunidades perdidas e continuação da desigualdade.