Estratégia do Movimento/Sobre

This page is a translated version of the page Movement Strategy/About and the translation is 67% complete.
Outdated translations are marked like this.
O CAMINHO PARA O NOSSO FUTURO
Estratégia da Wikimedia 2030

Qual é a estratégia 2030?

Por cerca de duas décadas, os wikimedianos trabalharam juntos para construir o maior recurso de conhecimento gratuito da história da humanidade. Durante esse tempo, passamos de um pequeno grupo de editores para uma comunidade diversificada de editores, desenvolvedores, afiliados, leitores, defensores, doadores e parceiros.

Hoje, somos mais do que um grupo de sites e projetos. Nós nos tornamos um movimento enraizado em valores e uma poderosa visão. Todos nós agora temos a oportunidade de decidir para onde vamos a partir daqui. Podemos decidir como tornar nossa visão uma realidade. O que teremos alcançado em 10 anos a partir de agora?

Onde estamos agora?

Clique em cada seta para saber mais sobre as diferentes etapas do processo de estratégia!
Special:MyLanguage/Strategy/Wikimedia movement/2017Special:MyLanguage/Strategy/Wikimedia movement/2018-20Special:MyLanguage/Strategy/Wikimedia movement/2018-20/TransitionSpecial:MyLanguage/Wikimedia 2030/Implementation
Após uma ampla consulta em 2017, a primeira fase do processo de Estratégia do Movimento produziu uma Direção Estratégica para orientar o movimento em direção ao futuro. As recomendações foram elaboradas na segunda fase para ajudar a nos guiar em direção à nossa direção estratégica e buscar a Equidade de Conhecimento e Conhecimento como um Serviço. Quase 100 wikimedianos se reuniram em nove grupos de trabalho para redigir essas recomendações. Depois de várias iterações e consultas com as comunidades, as dez recomendações e os princípios finais foram publicados em maio de 2020, concluindo assim a segunda fase do processo.

De outubro a dezembro de 2020, as comunidades Wikimedia, afiliadas e a Equipe de Apoio à Estratégia do movimento organizaram cerca de 50 eventos para priorizar as recomendações. Como resultado destas, assim como do evento Discussões Globais, oito grandes iniciativas e grupos de iniciativas (um agrupamento de várias iniciativas) foram escolhidas como prioridades para a implementação. Durante dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, os oito maiores grupos de iniciativas, apelidados de grupo A a H, foram discutidos em uma série de "eventos de acompanhamento". Os resultados dos eventos de acompanhamento foram publicados em um detalhado relatório no Meta. Outras discussões sobre os próximos passos para a implementação das iniciativas estratégicas serão anunciadas em breve.

Quem está trabalhando na estratégia?

A Estratégia de Movimento 2030 da Wikimedia tem sido um processo aberto e participativo. Embora apoiada pela equipe da Fundação Wikimedia, a Estratégia foi baseada em uma série de consultas em todo o movimento e alta participação de voluntários. Em sua primeira fase, mais de 1.800 depoimentos de cerca de cem comunidades foram combinados para formar a Direção Estratégica. Em sua segunda fase, mais de uma centena de voluntários, de diversas comunidades e afiliados, elaboraram juntos as recomendações e princípios, informados por extenso feedback do movimento.

O processo visa ainda mais abertura e participação em todo o movimento para moldar nosso futuro, especialmente das comunidades e grupos sub-representados. No final de 2020, um grupo diversificado de Wikimedistas, com envolvimento e orientação on-wiki, criou um esboço para os eventos de transição online. Mais tarde, centenas de Wikimedistas de diversas origens juntaram-se às Discussões Globais para priorizar as recomendações e iniciativas. Na próxima fase de implementação, você também está convidado a participar das discussões dos próximos passos, para os quais mais detalhes serão fornecidos em breve.