10 razões pelas quais você também vai desejar nossas novas infoboxes

This page is a translated version of the page 10 reasons why you'll want our new infoboxes too and the translation is 100% complete.

A comunidade catalã da Wikipédia passou um longo tempo trazendo infoboxes (aquelas tabelas que você vê no canto superior direito dos artigos) até o momento através de um projeto Wiki liderado por um usuário entusiasta (confira esta entrevista). Esta iniciativa já ganhou muita força e acreditamos que vale a pena replicar em outras versões linguísticas. Sabemos que você também vai querer ter sua mão nessas infoboxes depois de descobrir como elas funcionam. Claro, poderíamos dar-lhe um motivo diferente para cada artigo com uma infobox, mas essa lista de dez pontos deve ser mais do que suficiente:

  1. Easy it it: Já se foram os velhos tempos em que você tinha que escrever resmas de código e inserir parâmetros arcanos apenas para adicionar dados a infoboxes. Basta adicionar uma infobox a uma página e ela irá fornecer informações automaticamente a partir do Wikidata.
  2. Atualize todos os idiomas de uma só vez: Alterações nas informações sobre o WikiData se propagam para todas as versões de idiomas da Wikipedia. Por exemplo, adicionar a data de morte de uma celebridade ou atualizar uma lista de vencedores do prêmio no WikiData atualizará instantaneamente todas as versões da Wikipedia.
  3. Dados globais, contexto local: Caso você prefira dar aos seus artigos um sabor local, essas infoboxes permitem que você adicione campos manualmente para substituir as informações provenientes do WikiData. Você consegue manter todas as informações que você tinha com as antigas infoboxes ... e muito mais.
  4. Em estilo: As infoboxes garantem que artigos relacionados compartilhem uma estrutura similar, o que os torna mais fáceis de comparar.
  5. Colocando dinamismo no mapa: As infoboxes podem marcar um local para que, quando você clicar em sua localização, ele o leve a um mapa dinâmico no Open Street Maps. Agora você pode dar uma mão a projetos com ideias semelhantes.
  6. Bonecas russas: Parâmetros de infobox são empilháveis: por exemplo, um artigo sobre uma organização tem um campo de "sede", que por sua vez invoca uma infobox de "construção" com informações pertencentes a monumentos. Isso desencadeia toda uma cascata de dados relacionados, mas nem sempre óbvios à primeira vista.
  7. Manutenção fácil: Infoboxes semelhantes são mescladas em tipos comuns. Isso reduz a necessidade de manutenção porque, além de seu design compartilhado e harmonizado, você precisa ficar de olho em menos modelos - que alívio!
  8. É um projeto colaborativo --duh: A tomada de decisão coletiva permeou o projeto, variando das cores das bordas da tabela aos parâmetros de cada infobox. Ele recebe muitos editores envolvidos, independentemente de sua perspicácia técnica.
  9. Informação num piscar de olhos: Leitores ocasionais encontram informações mais rapidamente na infobox e só precisam ler o texto inteiro se quiserem aprender mais sobre o assunto. Isso torna a vida mais fácil para os leitores que estão apenas procurando por um fato ou uma figura específica.
  10. Um mundo totalmente novo: Ainda não exploramos todo o potencial dessas novas infoboxes. Eles são um projeto em constante mudança, assim como a Wikipedia.

Aqui está um exemplo: w:ca:Charles Robert Darwin.