10 razões pelas quais também irá querer as nossas novas caixas de informação

This page is a translated version of the page 10 reasons why you'll want our new infoboxes too and the translation is 100% complete.

A comunidade catalã da Wikipédia passou muito tempo atualizando as caixas de informação (essas tabelas que vê no canto superior direito dos artigos) por meio de um projeto Wiki liderado por um utilizador entusiasmado (veja esta entrevista). Esta iniciativa já ganhou bastante impulso e nós acreditamos que vale a pena replicar em outras versões de idiomas. Nós sabemos que também precisará de colocar estas caixas de informação depois de descobrir como elas funcionam. Certamente, nós poderíamos fornecer um motivo diferente para cada artigo com uma caixa de informação, mas esta lista de dez pontos deverá ser mais do que suficiente:

  1. Devagar se vai ao longe: acabaram-se os velhos tempos em que teria de escrever montanhas de código e escrever parâmetros obscuros apenas para adicionar dados nas caixas de informação. Basta adicionar uma caixa de informação a uma página e ela irá obter os dados diretamente da WikiDados.
  2. Atualizar todos os idiomas de uma vez só: alterações às informações da WikiDados propagam-se para todas as versões de idioma da Wikipédia. Por exemplo, adicionar a data da morte de uma celebridade ou atualizar uma lista de vencedores de prémios na WikiDados atualizará instantaneamente todas as versões da Wikipédia.
  3. Dados globais, contexto local: caso prefira manter alguns toques locais, estas infoboxes permitem a adição manual de campos que substituem as informações provenientes do WikiData. Assim, você continua com todas as informações das infoboxes antigas... e adiciona ainda mais.
  4. Com estilo: as caixas de informação garantem que os artigos relacionados partilham uma estrutura semelhante, facilitando a sua comparação.
  5. Colocar dinamismo no mapa: as caixas de informação podem sinalizar um local, e assim, quando clicar na sua localização, esta leva-o para um mapa dinâmico no Mapa Open Street. Agora, pode ajudar os projetos com ideias semelhantes.
  6. Bonecas russas: os parâmetros da caixa de informação são empilháveis: por exemplo, um artigo acerca da organisação tem o cmpo "sede social", que, por sua vez, invoca uma caixa de informação de "edifício" com informação referente a monumentos. Isto desencadeia toda uma cascata de dados relacionados, mas nem sempre óbvios à primeira vista.
  7. Manutenção fácil: caixas de informação similares são unidas em tipos comuns. Isto reduz a necessidade de manutenção, pois, além do desenho partilhado e harmonizado, precisa de manter o controle de menos modelos - que alívio!
  8. É um projeto colaborativo —duh: a tomada de decisão coletiva permeou o projeto, variando das cores das margens da tabela aos parâmetros em cada caixa de informação. Isto envolve muitos editores, independentemente da sua perspicácia técnica.
  9. Informação imediata: leitores ocasionais encontram informação mais rapidamente na caixa de informação e precisam de ler o texto inteiro apenas se quiserem saber mais sobre o assunto. Isto facilita a vida de leitores que procuram apenas um facto ou figura específicos.
  10. Um mundo totalmente novo: nós ainda não exploramos todo o potencial destas novas caixas de informação. Elas são um projeto em constante alteração, tal como a Wikipédia.

Aqui tem um exemplo: w:ca:Charles Robert Darwin.