Destaques da Wikimedia, Novembro de 2013

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, November 2013 and the translation is 100% complete.

Destaques do Wikimedia Foundation Report e o Wikimedia engineering report para Novembro de 2013, com uma seleção de outros importantes eventos do movimento Wikimedia

Destaques da Wikimedia Foundation

 
Duração da edição-a-thons: 91% durou menos de 8 horas

Novo material de apoio para os organizadores do programa: relatório de avaliação sobre editar-a-thons e uma biblioteca padrão

Um novo report about edit-a-thons inclui dados de 46 eventos entre fevereiro de 2012 e de 2013 de outubro. Começa uma série de sete reportagens sobre os tipos mais comuns de programas executados pelos líderes do programa Wikimedia em todo o mundo, de autoria de avaliação do programa e equipe de projeto da Fundação Wikimedia. Esta é a primeira vez que tal análise compara os resultados de um programa específico para os seus custos. Entre as muitas conclusões deste relatório é que editar-a-thons com um orçamento pequeno pode ser tão produtiva como eventos com um grande orçamento.

O novo Aprendizagem da biblioteca padrão no Meta, Wikimedianos podem compartilhar o que aprendem sobre a organização de atividades como editar-a-thons, colaborações de GLAM, divulgação do hiato de gênero, ou Wiki ama monumentos. Cada padrão inclui uma descrição de um problema comum e instruções para resolvê-lo.

 
Screenshot de novas funcionalidades da página de preferências

"Recursos Beta" Opção que permite aos usuários testar as alterações de programação do software

Um novo "Recursos beta "secção foi adicionada ao Usuário Menu Preferências, permitindo que editores de logados para testar alterações de software programados e dar feedback para os desenvolvedores, antes que esses recursos se tornam disponíveis para todos.

Linguagem de fonte aberta em Pune, Índia

Juntamente com a Red Hat, a equipe de engenharia de linguagem da Fundação Wikimedia organizou a queda em 2013 Source Language Summit em Pune, Índia. Também foi atendido pelos membros das equipes VisualEditor e Mobile. Sessão tópicos incluíram:

  • melhorar o suporte a fontes (nomeadamente em idiomas índicos)
  • entrados métodos para inserir caracteres que não estão disponíveis no teclado do usuário
  • a linguagem cobertura Matrix painel, que exibe como um idioma é suportado em projetos da Wikimedia
  • um protótipo para uma interface de usuário para traduzir artigos da Wikipédia e outros conteúdos

A extensão OAuth torna mais simples a utilização de outras ferramentas de edição

Todos os wikis da Wikimedia now support OAuth, uma norma aberta que permite aos utilizadores autorizar as ferramentas de software de terceiros para realizar ações na wiki em seu nome, sem ceder a sua senha de utilizador.

Entre as primeiras ferramentas que utilizam esta nova funcionalidade é "CropTool", que permite aos utilizadores recortar as suas imagens no Wikimedia Commons.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em Outubro:

530 milhões (+4.86% comparado com setembro; +8.62% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de Outubro em meados de Dezembro)

Pedidos de páginas em novembro:

19.039 biliões (+1.2% comparado com outubro; -6.4% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projetos da Fundação Wikimedia incluindo acessos móveis. Note: os números reportados anteriormente para os meses de julho a outubro de 2013 foram corrigidos.)

Editores Registados Ativos em outubro de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

75.964 (-0.99% comparado com setembro / -3.83% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Boletim (integrando vários dados estatísticos e tendências sobre projetos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Finanças

 
Wikimedia Foundation YTD Receitas e Despesas vs Plano a partir de 31 de outubro de 2013
 
Wikimedia Foundation YTD Despesas por Funções, a partir de 31 de outubro de 2013

(Informações financeiras somente estão disponíveis em outubro de 2013, no momento do presente relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para o Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de outubro de 2013.

Receita $11,646,366
Despesas:
Equipe de Engenharia $5,379,535
Grupo de Arrecadação de Fundos $1,097,830
Grupo de Atribuição de Verbas $556,471
Grupo de Programas $573,291
Subsídios $857,473
Grupo Governança $221,061
Direito/Advogados da Comunidade/Grupo de Comunicações $1,058,063
Finanças/RH/Grupo de Administração $2,490,383
Despesas Totais $12,234,107
Déficit Total ($587,741)
  • A receita para o mês de Outubro foi de $3.78MM versus valor planejado de $4.91MM aproximadamente $1.13MM ou 23% abaixo do planejado.
  • Receitas year-to-date são de US $11.65MM versus plano de US $7.88MM, aproximadamente US $3.77MM ou 48% ao longo do plano.
  • Despesas para o mês de Outubro é $2.84MM versus plano de US $3.52MM, aproximadamente US $680 mil ou 19%, segundo plano, principalmente devido a menores custos com pessoal, despesas de capital, internet hospedagem, taxas legais, taxas de processamento de pagamento e despesas de deslocação parcialmente compensada por maiores subsídios e despesas de recrutamento.
  • Despesas year-to-date é de US $12.23mm versus plano de US $14.70MM, aproximadamente US $2.47MM ou 17% no plano, principalmente devido a menores custos com pessoal, despesas de capital, Hospedagem de internet, honorários advocatícios, bolsas, as despesas de desenvolvimento de pessoal e as despesas de viagem, parcialmente compensada por maior taxas de processamento de pagamento.
  • Tesouraria é de $38.61MM a partir de 31 de Outubro de 2013.
Vídeo mensal Wikimedia Foundation metrics and activities meeting covering the month of November (5 de Dezembro de 2013)

Outros destaques do movimento Wikimedia

 
Logotipo para o 10º aniversário do Wikisource

Décimo aniversário do Wikisource

Para comemorar o Décimo Aniversário do Wikisource em 24 de novembro, realizaram-se concursos de revisão o Italiano, a Catalão e o de aniversário Wikisource inglês, contribuintes responderam entrevistas (aqui em English e em French). No mesmo dia, o reconhecimento oficial do Wikisource Community User Group era announced. Desde que o Wikisource foi fundada em 2003 (inicialmente chamado "Project Sourceberg"), seus voluntários têm revisado 1,4 milhões de páginas em 63 idiomas.

 
Uma página digitalizada do "Viswakosh"

Universidade indiana publica uma enciclopédia sob uma licença gratuita

A "Konkani Vishwakosh" é uma enciclopédia de quatro volumes redigida em Konkani, uma linguagem falada primeiramente por habitantes de Goa e de estados vizinhos na costa oeste da India

At the suggestion de Access to Knowledge (A2K, um programa de apoiando a Wikipedia na Índia, funciona no Centro para a Internet e Sociedade e financiado por uma doação da Fundação Wikimedia), o editor da "Konkani Vishwakosh", Universidade de Goa, lançado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY-SA 3.0). Esta é parte de um esforço de três anos para construir a Konkani Wikipedia. As 3.632 páginas de Vishwakosh estão a ser digitalizados por 37 voluntários Wikimedians.

Conferência de diversidade

Em 9-10 de Novembro, mais de 80 Wikimedianos frequentaram o primeiro Wikimedia diversidade conferência, hospedado pelo capítulo Wikimedia alemã em Berlim. Muitos dos presentations dirigida da Wikipédia disparidades (o fato de que a grande maioria dos colaboradores é do sexo masculino). Mas outros aspectos da diversidade eram o tema, bem como, diversidade geográfica, por exemplo, (a sub-representação dos editores do hemisfério sul) ou Questões LGBT.

 
Um Magnavox Odyssey, primeiro console de videogame do mundo (1972), fotografado por Evan Amos

Fotógrafo recebe $17.000 Kickstarter financiamento para jogos de vídeo documento no Wikimedia Commons

Evan Amos (User:Evan-Amos) é um entusiasta de vídeo game que tem feito carregamento de fotografias de alta qualidade de consoles de jogos para o Wikimedia Commons desde 2010. Ele tem agora tarted a project expandido isso para uma coleção on-line sobre a história dos jogos de vídeo, chamado "The Vanamo Online Game Museum". Ele apresentou uma idéia no Kickstarter, um site de captação de recursos e recebeu mais de US$17.000 de mais de 1.000 doadores em pouco menos de um mês. O dinheiro é dedicado a comprar hardware de videogame antigo para que ele poder ser fotografado.