Eleições da Fundação Wikimedia/2021/2021-09-07/Resultados das Eleições 2021

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/2021-09-07/2021 Election Results and the translation is 94% complete.

A eleição terminou em 31 agosto 2021. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no 7 setembro 2021. Por favor, considere enviar qualquer feedback sobre a eleição de 2021 na página de análise de pós-eleições.

Eleições para o Conselho 2021
Página principal
Candidatos
Informação de votação
Voto Único Transferível
Resultados
Discussões
Perguntas frequentes
Perguntas
Organização
Tradução
Documentação
Esta caixa : ver · discutir · editar

Resultados da eleição mais disputada para o Conselho Diretor da Fundação Wikimedia

 

Obrigado a todos que participaram da eleição do Conselho de 2021. O Comitê Eleitoral analisou os votos da eleição de 2021 para o Conselho Diretor da Fundação Wikimedia, organizado para selecionar quatro novos curadores. Um recorde de 6.873 pessoas em 214 projetos deram seus votos válidos. Os quatro candidatos a seguir receberam o maior apoio:

  1. Rosie Stephenson-Goodknight
  2. Victoria Doronina
  3. Dariusz Jemielniak
  4. Lorenzo Losa

Esperando pela nomeação do Conselho

Embora esses candidatos tenham sido classificados por meio de votação da comunidade, eles ainda não foram indicados para o Conselho Diretor. Eles ainda precisam ser aprovados em uma verificação de antecedentes e atender às qualificações descritas no estatuto. Este processo pode ser mais longo dependendo do país de residência dos candidatos. O Conselho definiu uma data provisória para nomear novos curadores no final deste mês. A Diretoria também aprovou uma breve prorrogação dos termos dos diretores existentes para permitir uma transição tranquila.

Obrigado a todos os candidatos

Obrigado a todos os candidatos por sua participação. Eles alcançaram um recorde em número de candidatos e diversidade regional, com mais da metade dos 19 candidatos de regiões fora da América do Norte e Europa Ocidental. Esta eleição usou Votação Única Transferível pela primeira vez. Este sistema não indica um número de votos ou porcentagem de apoio. Em vez disso, mostra em qual rodada cada candidato foi eliminado. Você pode revisar os resultados completos no Meta-Wiki, que documenta a ordem em que os candidatos foram eliminados matematicamente.

Obrigado a todos os voluntários eleitorais

O Conselho Diretor enfatizou a importância de aumentar a diversidade no Conselho. Dezenas de voluntários apoiados por uma equipe de facilitadores multilíngues promoveram a eleição em até 61 idiomas. Eles organizaram muitas conversas sobre a eleição do Conselho em 50 idiomas e incentivaram os membros da comunidade a participarem de todas as áreas da eleição.

Estatísticas

A eleição de 2021 para o Conselho Diretor abriu novos caminhos em várias áreas. A equipe de Estratégia e Governança do Movimento publicará um relatório com as métricas mais marcantes em breve. Enquanto isso, algumas estatísticas podem ser encontradas no Meta-Wiki. Aqui você tem alguns destaques.

  • A participação aumentou em 1.753 eleitores em relação a 2017. A participação geral foi de 10,13%, 1,1 pontos percentuais a mais do que em 2017.
  • A maior participação entre wikis com pelo menos 5 eleitores elegíveis foi vista nas Wikipédias em Hausa e Igbo. Ambos os wikis tiveram uma participação de 75% (6 de 8 eleitores elegíveis). Outros números de alta participação foram vistos nas Wikipédias em Telugu, Nepalês e Punjabi.
  • O maior aumento na participação entre wikis com pelo menos 50 eleitores qualificados foi a Wikipédia em Catalã, em que 36,3% dos eleitores qualificados votaram (28 pontos percentuais a mais do que em 2017).
  • Havia 214 wikis representados na eleição. Isso é determinado pelo wiki no qual a conta foi originalmente criada.
  • Um total de 74 wikis que não participaram em 2017 produziram eleitores nesta eleição.
  • Um total de 226 wikis teve pelo menos um eleitor elegível, mas não produziu eleitores. O maior eleitorado neste grupo foi a Wikipédia em cantonês, com 25 eleitores.

Nos próximos dias, uma lista anônima de votos será divulgada, o que permitirá uma inspeção mais profunda e a publicação de mais métricas.

To see the list of votes:

Eleição de 2022

A próxima eleição do Conselho Diretor está planejada para acontecer em 2022. Membros da comunidade interessados podem assistir a página de eleições da Fundação Wikimedia para atualizações. Quatro assentos comunitários serão selecionados naquele momento. Não é muito cedo para considerar e se preparar para a candidatura. Os membros da comunidade podem conferir Recursos do candidato para saber mais sobre o que esperar e como se preparar para essa função.