This page is a translated version of the page Hubs/Participate and the translation is 100% complete.
Latest news about Hubs (Contribute!)


Participe das discussões sobre hubs em nível global ou desenvolva um plano de implementação para um projeto de hub em uma determinada região ou área temática. Verifique a lista dos projetos de hubs em andamento.

Implementação

Os subsídios de Implementação da Estratégia do Movimento atualmente oferecem duas linhas de apoio para hubs:

  1. Pesquisas sobre Hubs: Um projeto de pesquisa que revele as necessidades e prioridades de uma comunidade com o objetivo de determinar as melhores formas de trabalho conjunto. Este projeto contribui para a continuidade das conversas globais sobre os hubs.
  2. Planejamento de Hubs: Um projeto para facilitar o diálogo e o consenso de uma comunidade sobre a criação de um hub sobre o qual já tenha sido feito um estudo anteriormente, e cujo escopo esteja claramente definido.

Outras questões

As discussões sobre os hubs estão atualmente focadas no seguinte conjunto de perguntas:

  • Valor: Qual é a vantagem de se tornar um hub ao invés de manter-se o status quo?
  • Ciclo de vida: Como nascem os hubs? Como podem "crescer" para ampliar o seu acesso a recursos e também suas responsabilidades? Como perdem reconhecimento ou são dissolvidos caso sejam comprovadamente ineficazes?
  • Funções mínimas: Existe um conjunto mínimo de funções que um hub deve cumprir?
  • Exclusividade: Poderia haver mais de um hub para uma mesma região ou tema? Em caso afirmativo, disputariam recursos com base em seu desempenho?
  • Cobertura: Todos os trabalhos financiados em uma região ou tópico devem passar pelo respectivo hub?
  • Conflito de Interesses: Integrantes dos conselhos de administração de afiliados poderiam ter poder de decisão em seus respectivos hubs regionais? Em caso afirmativo, como seriam gerenciados Conflitos de Interesses? Ou, em caso negativo, quem tomaria as decisões nos hubs regionais?
  • Apoio: Quem ensina aqueles que ensinam? Como garantir que os hubs tenham conhecimento para oferecer às suas comunidades?
  • Direitos: Os hubs adquirem certos direitos com relação às comunidades servidas por eles automaticamente? (em uma região ou um tema). As comunidades escolhem estar ligadas a um hub ou passam a estar automaticamente?
  • Coordenação entre hubs: Quando um projeto estiver ligado a vários hubs com diferentes áreas de atuação.