This page is a translated version of the page Global blocks and the translation is 82% complete.
Outdated translations are marked like this.

Para outras discussões recentes e questões, ver a página de discussão sobre Bloqueios Globais.

Bloqueios globais são maneiras de prevenir uma conta ou utilizador de editar em todos os projetos Wikimedia, por um período de tempo ou indefinidamente.

Global blocks cannot be applied directly to accounts. For the analogous action with accounts, see global locks.

Bloqueios globais de IP

Desde 2012, o bloqueio de IP é a única forma tecnicamente possível de aplicar um bloqueio global. A extensão GlobalBlocking pode bloquear uma direcção de IP ou uma faixa (máximo de /16 em IPv4, máximo de /19 em IPv6) evitando que editem em todos os projectos Wikimedia, excepto em Meta, onde está disponível somente para Stewards . Estes ficam assentados no registro de bloqueios globais.

Endereços de IP globalmente bloqueados que provocarem perturbação no Meta são bloqueados localmente.

Orientações

Enquanto existirem exceções, estas são as orientações:

  • Bloqueios globais devem somente ser colocados onde a combinação de proteção de página, bloqueios locais, e outras medidas técnicas e não-técnicas seriam ineficazes, ou ineficientes.
  • Bloqueios globais podem ser colocados em endereços de IP:
    • Quem se envolver em vandalismo generalizado entre as wikis, onde esse vandalismo entre wikis precise da intervenção dos Stewards (ao invés de permitir que comunidades locais tratem o vandalismo).
    • Quem se envolverem em spam entre wikis, onde o usuário mostra o descuido claro para políticas de links externos das respectivas wikis.
    • Quem estiver perturbando de maneira evidente múltiplos projetos e as comunidades locais desses projetos, serão incapazes de tratar o comportamento efetivamente. Isto não é planejado para cobrir o "trolling" ou comportamento semelhante.
    • Que estão abertos proxies sendo usados abusivamente em vários projetos como spam links ou para fóruns de spam, e que não estiverem sendo usados para propósitos legítimos.
  • Bloqueios globais devem ser colocados com o menor tempo possível de expiração, enquanto ainda permanecer efetivo. Todos os bloqueios globais devem ter um tempo de expiração (nenhum deve ser infinito).
  • Bloqueios globais devem, sempre que forem possíveis e razoáveis, serem colocados com a bandeira apenas usuários anônimos ligada.
  • Os bloqueios globais removerão as páginas de discussão enquanto dure o bloqueio.

Exceções

Contas que são "isenção global de bloqueio de IP" são isentos destes bloqueios globais. Ainda são vulneráveis a bloqueios de IPs e faixas de IPs feitos localmente nas wikis individuais. Para aplicar a isenção global de bloqueio de IP veja Steward requests/Global permissions.

Desbloqueio local

Bloqueios globais de IP podem ser localmente desbloqueados em wikis específicas por qualquer administrador nessa wiki (Special:GlobalBlockWhitelist).

Decidindo nos bloqueios globais

  Esta seção é atualmente um esboço.

Pedidos ou apelos devem ser feitos na página de bloqueios globais.

Um banimento global deve ser discutido em seu próprio pedido de comentário e mencionado amplamente no Meta, e em todas as comunidades onde o usuário está ativo no idioma local. A nota deve ser dada, no mínimo, onde banimentos locais são discutidos – ou na esplanada se não houver processo local.

Ver também