Destaques da Wikimedia, Março de 2013

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, May 2013 and the translation is 92% complete.

Destaques do Relatório da Fundação Wikimedia e do relatório de engenharia da Wikimedia para maio de 2013, com uma seleção de outros importantes eventos do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

 
Do relatório de levantamento de fundos: O banner "fatos" (listando alguns fatos básicos sobre a Wikipedia) foi testado em diversas versões diferentes e acabou por apresentar uma resultado melhor do que todos os banner de levantamento de fundos anteriores.

Publicado relatório de levantamento de fundos

A equipe de levantamento de fundos da Fundação Wikimedia publicou um relatório da campanha 2012-2013. O relatório analisa a evolução do banner e contém dados sobre a campanha de final de ano de 2012 e da campanha multilíngue de 2013, que levantou um total de 35 milhões de dólares americanos de mais de 2 milhões de doares.

Comunidade convidada a discutir práticas de marcas registradas

A equipe Legal and Community Advocacy (LCA, Advocacia Comunitária e Legal) pronunciou-se a respeito de práticas com marcas registradas, solicitando avaliação comunitária na política de marcas registradas da Wikimedia, procedimentos e outras questões. O objetivo é encontrar um meio termo entre o interesse em licenciar a marca para atividades alinhadas com a missão da Fundação com a necessidade de evitar o mal uso o "licenciamento cego" (Licenciamento sem controle de qualidade). Esta é a oportunidade de prover ideias já que a equipe avalia a atualização das práticas e políticas sobre marcas registradas.

Wikipedia Zero lançada no Paquistão

Wikipedia Zero, o programa que proporciona a pessoas de todos a mundo acesso móvel gratuito à Wikipédia, foi agora disponibilizado no Paquistão, em parceria com Mobilink (Vimpelcom). A base de usuários da companhia com mais de 32 milhões de pessoas faz deste lançamento o segundo maior até o momento.

 
A ferramenta "proximidade" na Cidade do Vaticano. O ícone câmera (abaixo) indica um artigo que carece de imagens, convidando usuários a contribuir com uma.

Ferramenta "proximidade" mostra artigos da Wikipédia sobre as vizinhanças do leitor

Em aparelhos munidos de dispositivos de geolocalização (como smartphones com GPS), uma nova página "proximidades" lista artigos cujos assuntos estão próximos à localização atual do leitor. A funcionalidade foi projetada para dispositivos móveis, mas também funciona na versão clássica da Wikipédia para computadores de mesa.

 
Lâminas de apresentação com o logo Tool Labs

Novo ambiente de hospedagem de ferramentas desenvolvidas pela comunidade

O Tool Labs, um ambiente para desenvolvedores da comunidade poderem dar suporte a software externo que suporte trabalho nos projetos Wikimedia, está agora a funcionar. Com a ajuda da representação local alemã, muitas das já existentes ferramentas já foram migradas de Wikimedia Toolserver para Tools Labs.

Procura de novo Diretor Executivo começa

A abertura da vaga de novo diretor executivo da Fundação Wikimedia foi publicada. Inicia-se a procura de um sucessor para Sue Gardner, que deixará a posição no final desta ano. O membro do Board of Trustees Kat Walsh solicitou a ajuda de wikimedianos para encontrar o melhor candidato possível, divulgando a notícia em suas redes de contato.

Dados e tendências

Total de visitantes únicos em abril:

517 milhões (-0.17% comparado com março; +9.16% comparado com ano anterior)
(comScore dados para todos projetos da Fundação Wikimedia ; comScore publicará dados de maio em junho)

Acessos a páginas em maio:

21,0 bilhões (+0,8% comparado com abril; +16,5% comparado com o ano anterior)
(Dados do servidor, todos projetos da Fundação Wikimedia incluindo acesso de dispositivos móveis)

Editores ativos em março de 2013 (>= 5 edições por mês no domínio principal, excluindo robôs):

82.553 (+0,86% comparado com março / +4,38% comparado com o ano passado)
(Dados do banco de dados, todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendências sobre projetos WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Finanças

 
Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano vs Planejado até 30 de abril de 2013
 
Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano por Categorias até 30 de abril de 2012

(Até o momento de escrita deste relatório, estão disponíveis informações financeiras até abril de 2013.)

Todas as informações financeiras apresentadas referem-se ao período de 1 de julho de 2011 a 31 de maio de 2012.

Receitas $50.441.664
Despesas:
Equipe de engenharia $11.909.113
Grupo de arrecadação de fundos $3.085.352
Grupo de atribuição de verbas e programas $7.894.416
Grupo Governança $630.123
Grupo Legal/Advocacia Comunitária/Comunicações $2.560.446
Grupo Finanças/RH/Admin $4.757.347
Despesas Totais $30.836.97
Superávit total $19.604.867
  • A receita para o mês de abrail is de $8,87Mi versus valor planejado de $9,78Mi, aproximadamente $908 mil ou 9% abaixo do planejado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $50.44MM vs previsão de $45.52.92MM, aproximadamente $4.92MM ou 11% acima do planeado.
  • Expenses for the month of April is $5.78MM versus plan of $4.10MM, approximately $1.68MM or 41% over plan, primarily due to higher grant expenses (timing of FDC grants), legal fees, and personal property tax expenses partially offset by lower personnel expenses, internet hosting, and bank fees.
  • Year-to-date expenses is $30.84MM versus plan of $34.07MM, approximately $3.24MM or 9% under plan, primarily due to lower personnel expenses, capital expenses, internet hosting, and travel expenses partially offset by higher legal expenses, bank fees, outside contract services, and personal property tax expenses.
  • Cash position is $45.6MM as of April 30, 2013.

Outros destaques do movimento

 
Uma das fotografias "Wiki Loves Earth" vencedoras: White Elephant, um antigo observatório meteorológico e astronómico da Polónia, no pico de Pop Ivan nos Cárpatos

More than 11,000 nature photos in Ukrainian "Wiki loves Earth" contest

Wiki Loves Earth é um novo concurso sobre tirar fotos ao património natural da Ucrânia, organizado pelo capítulo da Wikipédia do país. Durante um mês, 365 participantes carregaram mais de 11 000 imagens para Wikimedia Commons, representando mais de 1000 destes lugares (de uma lista de 7000). Um júri selecionou as 12 melhores fotos, recebendo prémios numa cerimónia em Kiev no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

 
Foto de grupo do hackathon em Amesterdão

Hackathons no Amesterdão e Tel Aviv

149 participantes de 31 países estiveram no hackathon em Amesterdão no fim de maio, o maior meet-up anual da comunidade desenvolvedora da Wikimedia (que fora em Berlim nos anos anteriores). Também em maio, a Wikimedia de Israel teve o seu primeiro hackathon em Tel Aviv, no qual participaram cerca de 30 pessoas. Várias iniciaram-se como desenvolvedoras da Wikimedia neste evento.

Expedição de fotos de ferrovias na Polónia

Em colaboração com as Ferrovias Nacionais da Polónia, o capítulo da wikipédia da Polónia está a organizar expedições de fotos para documentar sítios de caminhos de ferro este verão. A atividade está aberta a wikimedianos a nível internacional, que formarão pequenas equipas com líderes que falem Polaco para explorar as infraestruturas do comboio em diferentes partes da Polónia. Os participantes serão equipados com bilhetes de comboio gratuitos e passes especiais que lhes permitem entrar e fotografar objetos não disponíveis ao público normalmente.

Curso online sobre edição de artigos da Wikipédia

A Universidade Peer to Peer (P2PU) é uma comunidade online de aprendizagem sem fins lucrativos que recentemente lançou a sua "School of Open", em coordenação com a Creative Commons. Como parte da School of Open, um curso de 6 semanas intitulado "Writing Wikipedia articles" (Escrever artigos da Wikipédia) é oferecido. O segundo período começou em maio, com mais de 60 alunos matriculados.