Eleições da Fundação Wikimedia/2022/FAQ

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2022/FAQ and the translation is 100% complete.

Esta página tem como objetivo responder a perguntas frequentes sobre as eleições do Conselho de Administração. As seções incluem perguntas gerais sobre o Conselho de Administração e específicas sobre o processo eleitoral do Conselho de Administração.

Se sua pergunta não estiver respondida nesta página, adicione-a na página de discussão. A equipe de facilitação da Fundação Wikimedia, que promove este processo eleitoral do Conselho, verificará regularmente a mesma. Por favor, note que algumas perguntas precisarão ser enviadas para o Comitê Eleitoral para obtenção de resposta. Será feito o possível para informar sobre esses tempos de resposta.

Se sua pergunta for urgente ou confidencial, você pode entrar em contato com a equipe de facilitação diretamente.

Perguntas gerais sobre o Conselho de Administração

O que é o Conselho de Administração?

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia supervisiona as operações da Fundação Wikimedia. O Conselho de Administração é composto por dois tipos de assentos: por nomeação direta e escolhidos pelos afiliados/comunidade em geral. O mandato é de três anos. A comunidade Wikimedia participa da seleção dos assentos escolhidos pela comunidade.

Quem são os membros que ocupam os assentos do Conselho de Administração?

Os assentos do Conselho de Administração são ocupados por pessoas do mundo todo com um amplo espectro de experiências. Saiba mais sobre as pessoas que atualmente são membros do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Quantos membros do Conselho de Administração serão nomeados nesta eleição?

Duas pessoas serão escolhidas como membros do Conselho de Administração nesta eleição.

Quais são os requisitos de qualificação para concorrer ao Conselho de Administração?

Não há requisitos de qualificação além da proficiência em inglês. No entanto, o Conselho de Administração publica habilidades e critérios desejados a cada ano eleitoral. Estes não são requisitos, mas características desejáveis para ajudar a comunidade a entender melhor as necessidades do Conselho para aperfeiçoar seu trabalho como órgão. Conheça as habilidades e experiências desejadas para as pessoas candidatas de 2022 segundo publicação do Conselho.

Perguntas sobre o processo eleitoral

Há requisitos para ser elegível para votar?

Sim, há. O Comitê Eleitoral decide a elegibilidade do voto. As diretrizes de elegibilidade estão listadas na Página de Votação da Comunidade.

Quantas vezes posso votar?

A regra é: um usuário, um voto. Para atender à elegibilidade de votação de editores, as suas contribuições serão contadas em todas as wikis, já seja sua wiki de registro (home wiki) ou qualquer outra.

Se você decidir mudar seu voto, poderá fazê-lo. Por exemplo, porque mudou de ideia ou cometeu um erro. Basta votar novamente e seu voto anterior será ignorado.

Quando ocorrerá a nomeação das pessoas selecionadas para o Conselho este ano?

A nomeação final está prevista para acontecer durante a reunião do Conselho de Administração em outubro.

O que é o Comitê Eleitoral e por que o órgão define o método de votação?

O Comitê Eleitoral supervisiona as eleições comunitárias para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. O Comitê Eleitoral e antecessores existem desde 2004. O Comitê Eleitoral é composto por pessoas voluntárias da comunidade.

Qual foi o sistema de votação definido pelo Comitê Eleitoral?

O Comitê Eleitoral definiu o Método de Voto Único Transferível como sistema de votação. Este sistema de votação permite que eleitores classifiquem as pessoas candidatas em vez de apenas votar em uma pessoa candidata. Experimente este exemplo delicioso com sobremesas. Como você classificaria as suas sobremesas favoritas? Talvez assim:

  1. Chocolate
  2. Biscoitos
  3. Bolo

Em vez de votar somente em chocolate, você pode classificar as suas sobremesas em ordem de preferência. Se mais pessoas votarem nessas outras sobremesas, o seu voto pode ser transferido para alguma dessas outras sobremesas. Com o voto único transferível, as suas preferências são consideradas mesmo que as suas pessoas candidatas de primeira opção não sejam selecionadas.

Eu amo governança! Como posso me envolver mais no processo eleitoral do Conselho de Administração?

Fantástico! Quanto mais pessoas da comunidade estiverem envolvidas nas eleições, melhor será o processo. As pessoas da comunidade podem se candidatar ou se juntar ao Comitê Eleitoral. Mas se isso não é para você, outra ótima forma de se envolver é fazendo voluntariado eleitoral.

O voluntariado eleitoral consiste em fazer a ponte entre o Comitê Eleitoral, a equipe de facilitação da Fundação Wikimedia que promove o processo eleitoral do Conselho, e a comunidade em geral. Seu objetivo é fomentar a participação da comunidade nas eleições, contribuindo para moldar o movimento.